Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2013/2014
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular proporcionará uma visão geral do que é o Jornalismo Desportivo, tendo por objetivo geral dotar o aluno das ferramentas essenciais para informar com rigor na área do jornalismo de desporto. Para isso serão trabalhados os géneros fundamentais desta área do jornalismo e analisadas as tendências e mudanças em curso. Pretende também sensibilizar-se os alunos para os temas e exigências da gestão desportiva e assegurar o domínio pelos participantes dos principais temas da gestão desportiva. É também objetivo promover o gosto por fazer análises e entrevistas jornalísticas, utilizando os termos corretos e identificando os principais pontos críticos da gestão desportiva, ao nível dos vários tipos de organizações desportivas.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1 OA2 | CP2 OA3 | CP3, 5, 6 OA4 | CP10 OA5 | CP7, 8, 9 OA6 | CP4 OA7 | CP11 OA8 | CP12 OA9 | CP13 OA10 | CP14 OA11 | CP15 OA12 | CP16
Avaliação / Assessment
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Sobral, Luís (1999) “Introdução ao Jornalismo Desportivo», Cenjor e Cnid, Lisboa Shank, Matthew (2005) “Sports Marketing”, Pearson Prentice Hall, Nova Jersey Dionísio (coord) (2009) “Casos de Sucesso em Marketing Desportivo”, Livros d’hoje, Publicações Dom Quixote, Lisboa,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16