Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02207
Acrónimo :
02207
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
10.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


A UC pretende introduzir os alunos às questões comunicacionais da época da terceira revolução industrial, da Internet e da televisão digital. O trabalho dos profissionais da comunicação social coloca novas exigências, uma vertigem da informação, dificuldade em interpretar. Com muitas interrogações e escassas respostas, vai apresentar-se que os média são fundamentais não apenas na divulgação de informação, mas também na formação de opiniões, sensibilidades e disposições dos seus públicos. A relação do jornalismo e dos jornalistas com os poderes político e económico é de difícil gestão, sendo necessário enquadrar as questões para se conseguir o equilíbrio desejável.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: OA1 | descrever o o processo pelo qual os meios de comunicação funcionam como importantes agentes ético-políticos nas nossas sociedades OA2 | avaliar de forma critica as profundas transformações que o jornalismo está sujeito hoje, sob as pressões da globalização e da digitalização dos media OA3 | identificar o papel e o estatuto dos média numa perspetiva global e refletir sobre a interdependência dos campos mediático, político e económico-financeiro OA4 | descrever as relações entre jornalismo e jornalistas e a política e a economia OA5 | distinguir as questões da independência, das relações de equilíbrio entre os vários poderes e das pressões de parte a parte OA6| descrever o papel do jornalismo na sociedade de hoje OA7 |criticar as relações do jornalismo com os poderes OA8| avaliar as questões éticas que se colocam na relação entre o jornalismo e as fontes OA9| criticar as implicações do jornalismo na democracia.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Discurso político 2. Discurso económico 3. A ética jornalística 4. Funcionamento institucional 5. Fontes de Informação institucionais 6. A divulgação de informação política e económica 7. A formação de opiniões 8. A Comunicação Social como agente ético-político nas sociedades 9. As pressões da globalização 10. A economia dos bens informacionais e das redes

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1, 2 OA2 | CP3 OA3 | CP4 OA4 | CP6 OA5 | CP5 OA6 | CP7 OA7 | CP8 OA8 | CP9 OA9 | CP10

Avaliação / Assessment


Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Croteau & Hoynes (2005) “Corporate Media and the Public Interest”, Pine Forge. Fisher, Eran (2010), Media and New Capitalism in the Digital Age, Palgrave Macmillan; Dolfsma & Soete (eds.) (2006), Understanding the dynamics of a knowledge economy, Edward Elgar; Calabrese & Sparks (Eds.) (2004), Toward a Political Economy of Culture, Rowman and Littlefield; Silverstone, Robert (2006) “Media and Morality: On the rise of the Mediapolis”, Cambridge: Polity; C. Paterson, and A. Sreberny (eds) (2004) “International News in the 21st Century”, Eastleigh: John Libbey Publishers for University of Luton Press; G. Muhlmann, A Political History of Journalism Cambridge: Polity 2008; De Burgh (2005) “Making Journalists” London: Sage; Hafez, K. “The myth of media globalization” Cambridge: Polity; Cottle, S. (2009) “Global Crisis Reporting” Milton Keynes, Open University Press, 2009;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16