Programa
Mestrado em Gestão de Novos Media
Programa
1.Caracterização do jornalismo de dados 1.1Definições 1.2Diferenciação dos outros «tipos» de jornalismo 1.3O que traz de novo o jornalismo de dados 1.4A evolução do jornalismo de dados 2.Políticas de abertura de dados e novas tecnologias 2.1Principais eixos das políticas de abertura de dados 2.2Políticas europeias e nacionais de abertura de dados 2.3O contributo das tecnologias de informação e comunicação 3.Desafios do jornalismo de dados na sociedade actual 3.1Novos perfis e competências para o jornalista 3.2Que modelos de sustentabilidade para o jornalismo de dados 4.Jornalismo de dados é antes de mais jornalismo 4.1Deontologia 4.2 Reflexão sobre o papel do jornalismo no mundo do «Big Data» 5.Extrair dados 5.1Encontrar as fontes certas 5.2Ferramentas de extração de dados 6.Analisar dados 6.1Técnicas de análise de dados 6.2Ferramentas para análise dados 7.Visualizar dados 7.1Técnicas de visualização 7.2Ferramentas para visualização de dados