Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02208
Acrónimo :
02208
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
10.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


São objetivo da unidade curricular proporcionar uma visão geral do que é o Jornalismo de Dados, das políticas de abertura de dados que são cruciais para este tipo de jornalismo, do papel que as tecnologias de informação e comunicação têm nesta área e dos desafios que traz aos jornalistas enquanto profissionais e também ao sector dos media.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: OA1 | descrever de forma analítica e crítica as definições de jornalismo de dados OA2 | identificar o que traz de novo e a evolução do jornalismo de dados OA3 | descrever as políticas de abertura de dados : a nível governamental, a nível científico e a nível empresarial OA4 | explicar os desafios do jornalismo de dados na sociedade atual OA5 | identificar os novos perfis e competências para o jornalista e os modelos de sustentabilidade para o jornalismo de dados OA6 | resolver como extrair dados e encontrar as fontes certas, OA7| identificar técnicas e ferramentas para analisar dados OA8| identificar técnicas e ferramentas para visualizar dados

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Caracterização do jornalismo de dados 1.1Definições 1.2Diferenciação dos outros «tipos» de jornalismo 1.3O que traz de novo o jornalismo de dados 1.4A evolução do jornalismo de dados 2.Políticas de abertura de dados e novas tecnologias 2.1Principais eixos das políticas de abertura de dados 2.2Políticas europeias e nacionais de abertura de dados 2.3O contributo das tecnologias de informação e comunicação 3.Desafios do jornalismo de dados na sociedade actual 3.1Novos perfis e competências para o jornalista 3.2Que modelos de sustentabilidade para o jornalismo de dados 4.Jornalismo de dados é antes de mais jornalismo 4.1Deontologia 4.2 Reflexão sobre o papel do jornalismo no mundo do «Big Data» 5.Extrair dados 5.1Encontrar as fontes certas 5.2Ferramentas de extração de dados 6.Analisar dados 6.1Técnicas de análise de dados 6.2Ferramentas para análise dados 7.Visualizar dados 7.1Técnicas de visualização 7.2Ferramentas para visualização de dados

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1.1 OA2 | CP1.2, 1.3, 1.4 OA3 | CP2 OA4 | CP4 OA5 | CP3 OA6 | CP5 OA7 | CP6 OA8 | CP7

Avaliação / Assessment


2 momentos: 1)No período letivo:assiduidade e pontualidade igual ou superior a 80% e participação oral-10% 2)Trabalho escrito individual.O tempo para o trabalho é contabilizado em cerca de 20h de pesquisa em biblioteca ou trabalho de campo.A versão final representa 70%.A originalidade e a inovação da investigação na redação do artigo contribuirá com 20% Aprovados os alunos com notas superiores a 9,5 val nas 2 avaliações (admitidas 2 faltas) Alternativa: submeter-se a exame final escrito-100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na UC existem 2 tipos de aulas: Teórico-práticas: Apresentação dos conceitos, perspetivas teóricas de forma expositiva alternada com exercícios/experiencia simulada em subgrupos. Práticas Laboratoriais: pequenos grupos acompanham o percurso dos alunos e promovem a consolidação dos conhecimentos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


McChesney, Robert W., «Rich Media Poor Democracy». Coleman, Stephen; Blumler, Jay G. - «The Internet and Democratic Citizenship: Theory, Practice and Policy»; Dai, Ming; Herzog, David; Fleming, Ken - «U.S. Newspaper Reporters? Perceptions and Use of Government Data»; Yiu, Chris - «The big data opportunity»; Aitamurto, Tanja; Sirkkunen, Esa; Lehtonen, Pauliina - «Trends In Data Journalism»; Thereaux, Olivier «How open data is redefining the roles of the journalist, audience and publisher»; Vários - «The data journalism handbook»;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16