Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02217
Acrónimo :
02217
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de Economia

Objetivos Gerais / Objectives


O Programa da Unidade Curricular - Regeneração Urbana e Inovação Social- visa alcançar três tipos de objectivos distintos: a) Situar o contributo específico da Ciência Económica na abordagem dos aspectos económicos subjacentes aos processos de regeneração urbana, cuja apreensão global pressupõe o recurso a abordagens de índole interdisciplinar a diferentes escalas territoriais; b) Sensibilizar para os desafios que se colocam aos investigadores e profissionais envolvidos na preparação da acção pública em processos de regeneração urbana; c) Perspectivar vias de aprofundamento dos desafios que se colocam na preparação do planeamento territorial para as áreas urbanas em ?crise?.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Na concretização daqueles objectivos, esta Unidade Curricular visa o desenvolvimento dos seguintes tipos de competências: a) Conhecimento e compreensão (conhecimento e a compreensão sobre o papel do Estado em processos de regeneração urbana a diferentes níveis territoriais, etc.) b) Aplicação de conhecimentos (Capacidade de articular a abordagem conceptual, a abordagem teórica e a abordagem técnica na resolução de problemas concretos, etc.) c) Capacidade de avaliação (Capacidade de avaliar a coerência, a pertinência da intervenção do Estado em processos de regeneração urbana, etc.) d) Comunicação (Capacidade de elaborar argumentos fundamentados e de os comunicar a outrem, etc.) e) Aprendizagem (Capacidade de análise com autonomia, etc.)

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Condições contemporâneas e regeneração urbana 2. Globalização, economia e transformação urbana 3. Programas experimentais para a inovação em políticas públicas (Urban, Urbact) e a Iniciativa Bairros Críticos 4. Experimentação, produção de conhecimento e desenvolvimento de competências 5. Iniciativa Municipal, integração de políticas governança multinível e organização para a acção em regeneração urbana

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos disponibilizam aos participantes informação que lhes permita situar a complexidade dos processos de regeneração urbana e dos desafios que se colocam à acção pública e o sentido da inovação possível na concepção, implementação e gestão da acção em processos de regeneração urbana.

Avaliação / Assessment


A avaliação tem por base a elaboração individual de um pequeno ensaio. O tema será definido tendo em atenção o programa de trabalhos apresentado para a Unidade Curricular e os projetos de investigação, ou de profissionalização, dos participantes. O projeto será desenvolvido após acordo do docente relativamente ao tema escolhido e à metodologia a adotar

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O desenvolvimento da Unidade Curricular -Regeneração Urbana e Inovação Social - conhece três fases distintas: a) delimitação do quadro global de referência b) análise das contribuições da Ciência Económica c) interação entre os participantes tendo por base resultados do exercício da sua reflexividade crítica. A concretização das diferentes fases poderá envolver aulas teóricas expositivas, apresentação de experiências concretas e discussão de problemas em pequenos grupos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A unidade curricular contempla objetivos orientados para a compreensão e objetivos orientados para a capacitação na ação para a regeneração urbana. Assim, as metodologias de ensino adotados privilegiam: a) A combinação entre aulas expositivas, aulas centradas em análise de casos e experiêncas relevantes de inovação social de forma a estimular o exercício da reflexão crítica na identificação de constrangimentos e oportunidades nas condições contemporâneas; b) A combinação entre metodolologias inspiradas no estudo por projetos e na elaboração de jogos de simulação para a aproximação à concretização substantiva na ação a diferentes níveis territoriais; c) A combinação entre a sensibilização para a identificação de lacunas de conhecimento na preparação da ação e a necessidade de aprofundamento da reflexão científica através da facilitação da interação entre os estudantes a partir de metodologias adequadas.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


OECD 1998, Integrating Distressed Urban Areas, OECD, Paris Henriques, J. M. 2006, Global Restructuring and Local Anti-Poverty Action, Tese de Doutoramento,Iscte-IUL, Lisboa (https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/273) Henriques, J. M. 2011, Acção Contra a Pobreza em Áreas Urbanas em Crise: Desafios e Possibilidades?, in Sociedade e Trabalho, nº 41 Goldsmith, E. and Mander, J. (eds) 2003, The Case Against the Global Economy: And for a Turn Towards Localization, Earthscan, London Borja, J. and Castells, M. 1997, Local & Global: Management of Cities in the Information Age, Earthscan, London (S.163 BOR*Loc - 33781) Ascher, F. 1998, Metapolis: Acerca do Futuro da Cidade , Celta, Oeiras (S.163 ASC*Met - 22544)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Veltz, P. 1996, Mondialisation, Villes et Territoires , PUF, Paris (S.163 VEL*Mon - 34453) Shuman, M. 2000, Going Local: Creating Self-Reliant Communities in a Global Age, Routledge, New York Sandercock, L. 1998, Towards Cosmopolis: Planning for Multicultural Cities, John Wiley & Sons, Chichester Henriques, J. M. 1999, Área Metropolitana de Lisboa: Território de Pobrezas e Exclusões, in Sociedade e Trabalho, nº 5, Ministério do Trabalho e da Solidariedade, Lisboa Henriques, J. M. 2004, Avaliação em Programas Experimentais: Perspectivas da Avaliação Realista, in Cadernos de Estudos Africanos, nº 4 (Março) Henriques, J.M. 2006, Local Anti-Poverty Action and Planning Theory: a Framework for Choosing Methods and Tools, in Ensaios de Homenagem a António Simões Lopes, Instituto Superior de Economia e Gestão, UTL, Lisboa Henriques, J. M. 2010, Inovação Social e Coesão Territorial: Contributos Equal, in Para Uma Nova Intervenção Social, Gabinete de Gestão Equal, Ministério do Trabalho e da Solidariedade, Lisboa Henriques, J. M. 2010, Changing Poor People?s Lives, Periploi, Lisboa Henriques, J. M. 2011, ?Crise, Economia Social e Solidária e ?Integração Económica? na Acção Contra a Pobreza?, in Revista de Economia Solidária, nº 2 Henderson, J. and Castells, M. 1987, Global Restructuring and Territorial Development, SAGE, London (E. 200 Glo 20223) Henderson, H. 1999, Beyond Globalization: Shaping a Sustainable Global Economy, Kumarian Press, Connecticut Harvey, D. 1989, The Condition of Postmodernity , Basil Blackwell, Oxford Friedmann, J. 1987, Planning in the Public Domain, Princeton University Press, Princeton (E.120 FRI*Pla - 27768) Friedmann, J. 1988, Life Space and the Economic Space: Essays in Third World Planning, Transaction Books & New Brunswick, Oxford Friedmann, J. 1992, Empowerment: The Politics of Alternative Development, Blackwell, Cambridge (S.172 FRI*Emp - 24872) Douglass, M. and Friedmann, J. 1998, Cities for Citizens: Planning and the Rise of Civil Society in a Global Age, John Wiley & Sons, Chichester Castells, M. 1991, The Informational City: Information Technology, Economic Restructuring, and the Urban-Regional Process, Blackwell, Oxford (E.200 CAS*Inf ? 28405) Borja, J. and Castells, M. 1997, Local & Global: Management of Cities in the Information Age, Earthscan, London (S.163 BOR*Loc - 33781) Editorial Sistema, Madrid (S.163 Gra 1 - 23815) Borja, J. (ed.) 1990, Las Grandes Ciudades en la Decada de los Noventa,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16