Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02240
Acrónimo :
02240
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
24.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
70.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
75.0h/sem
Trabalho Autónomo :
525.0
Horas de Trabalho Total :
600.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de competências para identificar situações passíveis de melhoria numa organização em ambiente real, analisar em detalhe as suas origens, desenvolver medidas específicas para a sua resolução e implementar essas medidas. Pretende-se que os alunos apliquem conhecimentos e desenvolvam outros em ambiente teórico-prático; consigam desenvolver um projecto que seja realmente valorizado pelas organizações de acolhimento; se insiram em ambientes profissionais estimulantes e em projectos integradores de conhecimentos, técnicos e relacionais, em contexto real.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da presente unidade curricular os alunos deverão ser capazes de: OA1 - Identificar situações específicas passíveis de melhoria no contexto real de uma organização; OA2 - Identificar e analisar os motivos subjacentes às situações identificadas; OA3 - Desenvolver medidas específicas para melhoria da situação identificada; OA4 - Desenvolver um plano de implementação das medidas de melhoria identificadas e, caso possível, implementação desse plano.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Enquadramento na organização CP2 - Desenvolvimento do projeto (monografia com a natureza do projeto)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O conteúdo programático 'Enquadramento na organização' (CP1) irá expor os estudantes a situações específicas passíveis de melhoria no contexto real de uma organização (OA1). O conteúdo 'Desenvolvimento do projeto' (CP2) permitirá aos alunos identificar e analisar os motivos subjacentes às situações identificadas (OA2), bem como desenvolver medidas específicas para melhoria da situação identificada (OA3). Além disso, o mesmo conteúdo (CP2) capacitará os estudantes para desenvolver um plano de implementação das medidas de melhoria identificadas e, caso possível, proceder à implementação desse plano (OA4).

Avaliação / Assessment


A UC tem como única avaliação a realização do projeto em empresa. A classificação final resulta dos seguintes componentes: - Pré-projeto (em grupo, ou individual, em função da natureza do projeto): 5% - Relatório de projeto (em grupo, ou individual, em função da natureza do projeto): 60% - Processo de desenvolvimento do projeto, incluindo desempenho ao longo das sessões no ISCTE e na empresa (individual): 35% Nota mínima em cada componente: 9,5 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As seguintes metodologias de ensino serão usadas: 1. Participativas: os alunos trazem as suas dúvidas para as sessões, desenvolvendo-se toda a sessão em torno da análise e discussão das suas questões. 2. Ativas e Experimentais: com realização de projeto real em empresa. 3. Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas baseadas em metodologias participativas permitem a análise e discussão dos conhecimentos adquiridos ao longo de todo o curso, ajudando a esclarecer como podem esses conhecimentos ser aplicados no desenvolvimento do projeto, aplicando-se a todos os OA. As metodologias ativas e experimentais permitem a experimentação prática e a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso em contexto real através da realização de projeto aplicado em empresa. Estas metodologias contribuem para todos os OA.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Regulamento de elaboração de monografias do Iscte Outra bibliografia dependente dos temas específicos da monografia e das empresas em que os alunos vão desenvolver os trabalhos de projeto.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Dependente dos temas específicos da monografia e das empresas em que os alunos vão desenvolver os trabalhos de projeto.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30