Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02240
Acrónimo :
02240
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
24.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
70.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
5.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
75.0h/sem
Trabalho Autónomo :
525.0
Horas de Trabalho Total :
600.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de competências para identificar situações passíveis de melhoria numa organização em ambiente real, analisar em detalhe as suas origens, desenvolver medidas específicas para a sua resolução e implementar essas medidas. Pretende-se que os alunos apliquem conhecimentos e desenvolvam outros em ambiente teórico-prático; consigam desenvolver um projecto que seja realmente valorizado pelas organizações de acolhimento; se insiram em ambientes profissionais estimulantes e em projectos integradores de conhecimentos, técnicos e relacionais, em contexto real.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da presente unidade curricular os alunos deverão ser capazes de: OA1 - Identificar situações específicas passíveis de melhoria no contexto real de uma organização; OA2 - Identificar e analisar os motivos subjacentes às situações identificadas; OA3 - Desenvolver medidas específicas para melhoria da situação identificada; OA4 - Desenvolver um plano de implementação das medidas de melhoria identificadas e, caso possível, implementação desse plano.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1) Apresentação da unidade curricular e dos seus objectivos CP2) Enquadramento na organização CP3) Desenvolvimento do projecto (monografia com a natureza do projecto)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A coerência dos conteúdos programáticos fica demonstrada pela inter-relação entre os objectivos da UC de Projecto Aplicado e os conteúdos desenvolvidos em cada projecto, único na sua natureza e dependendo da empresa, como se apresenta em seguida: OA1: CP1 + CP2 OA2: CP3 OA3: CP3 OA4: CP3

Avaliação / Assessment


A UC tem como única avaliação a realização do projecto em empresa. A classificação final resulta dos seguintes componentes: - Pré-projecto: 5% - Monografia, complexidade, outcome, profundidade: 60% - Processo de desenvolvimento: 35%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de ensino: Ensino Tutorial: no ISCTE-IUL e nas organizações. Ensino Teórico-Prático: no ISCTE e nas organizações. Aprendizagem: por trabalho e estudo em grupo e individual; por prática nas organizações; por aprendizagem com o coordenador da cadeira

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA) da UC: Ensino tutorial: OA1 + OA2+ OA3 + OA4 Ensino teórico-prático: OA1 + OA2+ OA3 + OA4

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Dependente dos temas específicos da monografia e das empresas em que os alunos vão desenvolver os trabalhos de projecto.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Dependente dos temas específicos da monografia e das empresas em que os alunos vão desenvolver os trabalhos de projecto.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16