Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de competências para identificar situações passíveis de melhoria numa organização em ambiente real, analisar em detalhe as suas origens, desenvolver medidas específicas para a sua resolução e implementar essas medidas. Pretende-se que os alunos apliquem conhecimentos e desenvolvam outros em ambiente teórico-prático; consigam desenvolver um projecto que seja realmente valorizado pelas organizações de acolhimento; se insiram em ambientes profissionais estimulantes e em projectos integradores de conhecimentos, técnicos e relacionais, em contexto real.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da presente unidade curricular os alunos deverão ser capazes de: OA1 - Identificar situações específicas passíveis de melhoria no contexto real de uma organização; OA2 - Identificar e analisar os motivos subjacentes às situações identificadas; OA3 - Desenvolver medidas específicas para melhoria da situação identificada; OA4 - Desenvolver um plano de implementação das medidas de melhoria identificadas e, caso possível, implementação desse plano.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1) Apresentação da unidade curricular e dos seus objectivos CP2) Enquadramento na organização CP3) Desenvolvimento do projecto (monografia com a natureza do projecto)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência dos conteúdos programáticos fica demonstrada pela inter-relação entre os objectivos da UC de Projecto Aplicado e os conteúdos desenvolvidos em cada projecto, único na sua natureza e dependendo da empresa, como se apresenta em seguida: OA1: CP1 + CP2 OA2: CP3 OA3: CP3 OA4: CP3
Avaliação / Assessment
A UC tem como única avaliação a realização do projecto em empresa. A classificação final resulta dos seguintes componentes: - Pré-projecto: 5% - Monografia, complexidade, outcome, profundidade: 60% - Processo de desenvolvimento: 35%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Metodologias de ensino: Ensino Tutorial: no ISCTE-IUL e nas organizações. Ensino Teórico-Prático: no ISCTE e nas organizações. Aprendizagem: por trabalho e estudo em grupo e individual; por prática nas organizações; por aprendizagem com o coordenador da cadeira
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA) da UC: Ensino tutorial: OA1 + OA2+ OA3 + OA4 Ensino teórico-prático: OA1 + OA2+ OA3 + OA4
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Dependente dos temas específicos da monografia e das empresas em que os alunos vão desenvolver os trabalhos de projecto.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Dependente dos temas específicos da monografia e das empresas em que os alunos vão desenvolver os trabalhos de projecto.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16