Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02247
Acrónimo :
02247
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Espera-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências: OA1 - Utilizar técnicas de comunicação oral que permitam fazer apresentações profissionais; OA2 - Planear e estruturar apresentações de modo profissional OA3 - Produzir e utilizar suportes audiovisuais, de auxílio às apresentações orais, de um modo eficaz. OA4 - Reconhecer a importância do treino para o sucesso de uma apresentação. OA5 - Analisar criticamente as próprias apresentações e identificar oportunidades de desenvolvimento pessoal.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Promover o desenvolvimento de competências de comunicação em apresentações orais. - Promover o desenvolvimento de competências de planeamento e estruturação de apresentações orais. - Promover comportamentos e atitudes profissionais relativamente às apresentações orais. - Promover o desenvolvimento de competências de auto diagnóstico e de desenvolvimento pessoal

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Tópicos: T1 A importância das apresentações em público T2 Planeamento e estruturação de apresentações orais T3 O Mapa mental T4 Métodos de Transmissão T5 Regras de Elaboração dos diapositivos T6 Recursos T7 Comunicação Verbal T8 Comunicação Não-verbal T9 Técnicas de Interacção T10 O feedback

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos da UC estão articulados com o programa do seguinte modo: OA 1 - T1, T2 OA 2 - T3,T4,T5 OA 3 - T6 OA 4 - T7, T8, T9 OA 5 - T10

Avaliação / Assessment


1) Avaliação continua - regime presencial - Realização com sucesso, do curso online - obrigatório - Presença em 75% das aulas (avaliação da Assiduidade e Participação em sala de aula) - Apresentações individuais e aos pares em sala (80%) - Formulários de Feedback da Apresentação (10%) - Elaboração dos Mapas Mentais e Materiais de apoio à Apresentação 10% 2) Exames - Provas de avaliação final 100% - Possibilidade de avaliação oral, o docente pode solicitar uma discussão oral para definição da nota final, individual ou aos pares. Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Será utilizado um conjunto de métodos de ensino que visam promover a capacidade de aprender do aluno, de uma forma autónoma e contínua, e orientados para a concretização dos objectivos de aprendizagem já referidos. Nomeadamente as aulas incluem a realização do curso online, articulado com os exercícios que se encontram no final de cada módulo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos da UC estão articulados com a Metodologia de Ensino do seguinte modo: i) Expositiva, para apresentação de literatura de referência sobre as temáticas: Todos os OA ii) Participativa, com análise e resolução de exercícios práticos: Todos os OA iii) Activa, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA 2, 3, 4, 5, e 6 iv) Autoestudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno: Todos os OA. v) Interactiva, através da modalidade presencial e do apoio docente online: Todos os AO

Observações / Observations


As avaliações podem decorrer presencialmente ou online em função das decisões tomadas pela Reitoria ao longo do ano letivo. Isto é, se as aulas estiverem a decorrer presencialmente, as avaliações serão presenciais; se as aulas estiverem a decorrer online, as avaliações serão online.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Gallo, C. (2014). TED: Os segredos de comunicação das conferências mais carismáticas do mundo. Lisboa: GestãoPlus Pina, J. (2014). Como fazer apresentações em 10 etapas. Lisboa: Pactor Pina, J. (2014). Comunicar com humor. Insensatez ou profissionalismo? Lisboa: Pactor Pina, J. (2011). Apresentações Que Falam Por Si. Lisboa: Lidel. Rodrigues, A. D. (2022). A natureza da atividade comunicativa. LISBON International PRESS. Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Apperson, J. M., Laws, E. L., & Scepansky, J. A. (2006). An assessment of student preferences for PowerPoint presentation structure in undergraduate courses. Computers & Education(50), 148-153. Barsalou, L. (2008). Grounded Cognition. Annual Review of Psychology, 59, 617-645. Cyphert, D. (2007). Presentation Technology in the Age of Electronic Eloquence: From Visual Aid to Visual Rhetoric. Communication Education, 56(2), 168 - 192. Duarte, N. (2008). Slide:ology. The Art and Science of Creating Great Presentations. Sebastopol CA: O'Reilly Media. Gallo, C. (2010). The presentation secrets of Steve Jobs: how to be insanely great in fron of any audience. McGraw Hill. James O'Rourke. (2008). O Segredo das Apresentações de Sucesso. Lisboa: Edições Centro Atlântico Nelson Faria de Oliveira (2008). Como falar em público. Lisboa: Colecção Comunicação & Sucesso, GestãoPlus. O?Neill, A. & Pina, J.A. (2022). Seja proativo! Assuma o controlo. Lidel. ISBN: 9789897528101

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16