Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa: Introduzir aos alunos os principais conceitos na área de auto-conceito, identidade e auto-consciência. Gerar uma consciencialização da importância das competências de percepção da identidade pessoal e comunicacional nas relações interpessoais e na formação de impressões e consequente impacto na vida profissional. Treino e exercício da criação da marca pessoal.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: Compreender o 'personal branding' como uma ferramenta de criação e gestão de impressões O1 Praticar e desenvolver competências de auto consciência. O2 Identificar e desenvolver a identidade pessoal O3 Identificar competências comunicacionais e de gestão de imagem O4 Compreender o processo de criação da marca pessoal O5
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução ao Personal Branding a-O que é personal branding b- Importância da personal branding na criação e gestão de impressões c- O processo de auto - branding 2. O Personal Branding a Auto - conceito e auto - consciência b Identidade Pessoal c Competências / Comunicação d Gestão de Imagem 3. Desenvolver o Personal Branding -Criar a Marca 'EU' -Implementar a Marca 'EU'
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objectivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1 (Compreender o personnal branding CP1a,b OA2 (Praticar e desenvolver competências de auto consciência.CP1c OA3 Identificar e desenvolver a identidade pessoal : CP2a, b OA4 Identificar competências comunicacionais e de gestão de imagem CP2c, d OA5 Compreender o processo de criação da marca pessoal CP3
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Exposição, exercícios em aula ou online, discussões em aula, leituras, discussões de casos (em pequenos grupos), dinâmicas de grupo, questionários de auto-diagnóstico, presencial ou online via plataforma. A abordagem pedagógica: instrução, auto-exploração e experimental baseado em processo de aprendizagem. A modalidade de avaliação continua é feita de acordo com os seguintes elementos: Assiduidade - minimo 2/3 aulas Participação TPC/exercícios (25%) Trabalho individual: Portfólio de Personal Branding (75%) Épocas de exame - Enunciado de Trabalho - 100% – Para concluir com sucesso a avaliação ao longo do semestre, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas; – No caso de UC em que a Avaliação Final comtemple um trabalho a atribuição da avaliação final poderá implicar uma discussão do trabalho final submetido nos prazos de avaliação previamente definidos.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Exposição, exercícios em aula ou online, discussões em aula, leituras, discussões de casos (em pequenos grupos), dinâmicas de grupo, questionários de auto-diagnóstico, presencial ou online via plataforma. A abordagem pedagógica: instrução, auto-exploração e experimental baseado em processo de aprendizagem.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Para cumprir com os objectivos específicos de aprendizagem (OA), apresenta-se as suas principais interligações com as metodologias de ensino: - Aulas teórico-praticas (10h) Aplicação de conhecimentos teóricos através de metodologias expositivas mas essencilamente participativas (realização de exercícios): OA1, OA2, OA3, OA4, OA5 - Trabalho autónomo (40h): Transversal a todos os OA.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Leary, M. R. & Tangney, J.P. (2012). Handbook of Self and Identity (2nd Edition). New York: The Guilford Press. Middleton, S. (2012). Brand New You: Reinventing Work, Life & Self through the Power of Personal Branding. UK: Hay House, Inc. Belo, M. D. (2016). A tua marca pessoal. Lisboa: A Esfera dos Livros. ISBN- 9789896267599 Alves, M. R. (2018). Marca Pessoal, SA: Como Comunicar, Agir e Vestir a Sua Marca Pessoal Para Ter Mais Sucesso. Editora RH. ISBN - 9789728871673
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Andrusia, D. & Haskins, R. (2000). Brand yourself: how to create an identity for a brilliant career. USA: Ballantine Books. Fachada, M.O. (2010). Psicologia das Relações Interpessoais. Lisboa: Edições Sílabo. Schlenker. B. R. (1980). Impression Management: The Self-Concept, Social Identity, and Interpersonal Relations: California: BrooKs/Cole Publishing Company. Spillane, M. (2000). Branding Yourself: How to look, sound and behave your way to success. UK: Pan Macmillan Limited Whetten, D. A., & Cameron, K. S. (2004). Developing management skills (6th ed.). New York: HarperCollins.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30