Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa fornecer aos alunos informação e formação de natureza conceptual e técnica no domínio da comunicação, sendo privilegiada a aplicação em diferentes contextos e a discussão de casos com relevância pessoal para os alunos. A UC terá uma forte componente prática, na qual os alunos terão oportunidade de treinar competências comunicacionais. Esta disciplina tem como objetivos: ? Introduzir os alunos aos principais conceitos na área da comunicação. ? Gerar uma consciencialização da importância das competências comunicacionais nas relações interpessoais e o seu impacto no desenvolvimento pessoal. . Promover a comunicação inclusiva ? Treino e exercício de competências de comunicação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1-Compreender a Comunicação enquanto Competência OA2-dentificar os principais problemas decorrentes dos problemas da comunicação, através de casos práticos OA3-Reconhecer a necessidade comunicação eficaz para as relações interpessoais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP 1-A importância da comunicação CP 2-O processo de comunicação CP 3-A comunicação verbal e não-verbal CP 4-A comunicação não-verbal CP 5-Os micro-comportamentos não-verbais CP 6-As posturas CP-7-A paralinguística CP 8-Os gestos CP 9-Estilos de comunicação: passivo CP 10-Estilos de comunicação: manipulador CP 11-Estilos de comunicação: agressivo CP 12-Estilos de comunicação: assertivo CP 13-Os mitos da ?não? assertividade CP 14-O feedback CP 15-Estratégias de feedback CP 16-A escuta ativa: parte I CP 17-A escuta-ativa: parte II
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA1-CP 1, CP 2, CP 3, CP 4, CP 5 OA2-CP 6, CP 7, CP 8, OA3-CP 9, CP 10, CP 11, CP 12, CP 13, CP 14, CP15, CP 16, CP 17
Avaliação / Assessment
Dada a natureza da UC, o processo de avaliação centra-se na realização de trabalhos práticos individuais e de grupo. 1. Ao longo das aulas, serão objeto de avaliação: a) Participação nas aulas (30%) 2. Trabalho individual: Avaliação 70%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia ajudará ao desenvolvimento de competências críticas e permitirá um enriquecimento das aulas com o contributo específico de cada aluno/grupo. A análise de estudos de caso e o desenvolvimento do trabalho em grupo permitirão a integração entre os conceitos teóricos e a aplicação prática. A avaliação final tem como objetivo aferir se os alunos aplicam os conceitos apresentados ao longo do curso. Metodologias de Ensino (ME) vs. Objetivos de Aprendizagem (OA): 1. Participativo, com análise e resolução de exercícios de aplicação? OA1 a OA3 2. Participativo, com análise e discussão de estudos de caso e de textos de apoio e leitura? OA1 a OA3 3. Ativo, com a realização do trabalho individual e em grupo? AO1 a OA3 4. Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo, como se prevê no Planeamento de Turmas? OA1 a OA3
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
6. Wood, P. (2007). Comunicar com sucesso (2ª ed.). Lisboa: Actual Editora. 5. Whetten, D. A., & Cameron, K. S. (2004). Developing management skills (6th ed.). New York: HarperCollins. 4. Thompson, L. (2000). Making the team ? a guide for managers. Saddle River, NJ: Prentice Hall. 3. Robbins, S. P., & Hunsaker, P. L. (1996). Training in interpersonal skills: TIPS for managing people at work (2nd ed.). Upper Saddle River, N J: Prentice Hall. 2. Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo. 1. Fachada, M.O. (2010). Psicologia das Relações Interpessoais. Lisboa: Edições Sílabo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Watzlawick, P., Beavin, J., Helmick & Jackson, D. D. (1967). Pragmatics of human communication. New York: Norton. Tubbs, S. L. & Moss, S. (1994). Human communication (7th Ed.). New York: McGraw Hill. Sperber, D. & Wilson, D. (1986). Relevance ? communication and cognition. Oxford: Black- well. Saunders, C. (1986). Opening and closing. In O. Hargie (Ed.). A Handbook of communication skills (pp. 175-200). London: Routledge Harris, T. E. & Sherblom, J. C. (1999). Small group and team communication. Boston: Allyn & Bacon. (3rd Ed.). London: Routledge. Hargie, O., Saunders, C., & Dickson, D. (1994). Social skills in interpersonal communication Hall, E.T. (1966). The hidden dimension. New York: Doubleday. Ed.). New York: W. W. Norton. Ekman, P. (2001). Telling lies ? clues to deceit in the marketplace, marriage, and politics (3rd Adler, R. B. & Rodman, G. (2003). Understanding human communication (8th edition). Oxford: Oxford University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16