Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02256
Acrónimo :
02256
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Competências Transversais

Departamento / Department


Núcleo de Competências Transversais

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


1. Conhecer as diferentes etapas do processo de procura de emprego 2. Conhecer os diferentes métodos e instrumentos de procura de emprego 3. Identificar e avaliar recursos pessoais 4. Identificar recursos que permitam conhecer o mercado de trabalho 5. Elaborar um currículo e uma carta de apresentação 6. Conhecer estratégias de preparação para entrevista de seleção 7. Identificar os objetivos das diferentes provas de seleção

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Desenvolver competências necessárias à elaboração de um plano a curto/médio prazo de ingresso no mercado de trabalho e trajetória profissional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. O mercado de Trabalho 2. O processo de procura de Emprego 3. Identificação e avaliação de recursos pessoais: competências, experiência e interesses 4. Desenvolvimento de marketing pessoal 5. Seleção das organizações alvo 6. Métodos de procura de emprego 7. Entrevista de recrutamento: 8. atitudes, objetivos, erros a evitar. 9. Provas de seleção.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Objetivo da UC (LG) - Conteudo programático (CP) LG1 - CP1 CP2 LG2 - CP2 LG3 - CP3 CP4 CP5 CP6 LG4 - CP1 CP5 LG5 - CP6 LG6 - CP6 CP7 LG7 - CG8 CP9

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: atividades realizadas num sistema híbrido: presencial, zoom e blended learning. Esta modalidade de avaliação implica a presença em pelo menos 70% das aulas, bem como realizar o curso online na plataforma: https://online-learning.iscte-iul.pt/ Componentes: realização de exercícios de resposta a anúncio de emprego (40%); atividades de análise e debate em contexto de grupo (20%); Exercício de avaliação final (40%). 2) Avaliação final Entrega de resposta escrita (não presencial) a enunciado disponibilizado em período de avaliações (1ª fase/2ªfase/época especial) com exercícios relativos aos conteúdos programáticos da UC (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC terá uma forte componente prática, na qual os alunos terão oportunidade de treinar as competências como atores e como observadores. As atividades são conduzidas com recurso a estratégias expositivas e demonstrativas, bem como interativas e de envolvimento comum/equipa na resolução de problemas e na discussão e reflexão sobre diferentes itens propostos nos conteúdos programáticos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A realização de exercícios de simulação em que os alunos desempenham um papel de candidatos a um posto de trabalho, tendo de passar pelas diferentes etapas de seleção, facilita e permite o desenvolvimento de competências e a prossecução dos objetivos de aprendizaagem.

Observações / Observations


Due to the current situation caused by COVID-19, the evaluation process may be subject to some adaptations, which will be communicated in a timely manner, if necessary.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wilkinson. A., Bacon, N. Snell, S., Lepak, D. (2019). The SAGE Handbook of Human Resource Management. Taylor, S. (2014). Resourcing and Talent Management. Broadway, Chartered Institute of Personnel Development. Neves, J., Garrido, M., Simões, E. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais: Teoria e Prática. Edições Sílabo. Dubrin, A. J. (2001). Human relations: interpersonal job-oriented skills. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall. Caetano, A., Vala, J. (2007). Gestão de Recursos Humanos: Contextos, Perocessos e Técnicas, Editora RH. Rocha, A., Rorich, O. (2012). Como Procurar e Conseguir Emprego. Pactor.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Moreira, T.S., Dray, G. & Neves L (Orgs.) (2022). Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho. GEP/ MTSS. In: http://www.gep.mtsss.gov.pt/documents/10182/79392/livro_verde_do_trabalho_2021.pdf/8d6968cb-fee5-4f8f-b7de-1612d269fc9b (set.2022). OIT. (2021). Ajustar as competências e a aprendizagem ao longo da vida para o futuro do trabalho. In: https://www.ilo.org/lisbon/publica%C3%A7%C3%B5es/WCMS_826472/lang--pt/index.htm (Set.2022). OIT. (2020). Guia sobre como e porquê recolher e utilizar dados sobre as relações laborais. OIT. Genebra. In: https://www.ilo.org/lisbon/publica%C3%A7%C3%B5es/WCMS_761690/lang--pt/index.htm (Set.2022). Marques, A., Urze, P. (2016), Atas do XVI Encontro Nacional de Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho: Futuros do Trabalho: Políticas, Estratégias e Prospetiva, APSIOT. Mendoza, N., (2014). Manual Click- Ativar competências de empregabilidade. in: https://iefp.eapn.pt/docs/Manual_Click__-_Ativar_competencias_de_empregabilidade.pdf (Set.2022). Le Bras, F. (1998). Os dez segredos de um bom currículum vitae. Publicações Europa-América. Lipman, B. E. (1983). The professional job search program. New York. Willey & Sons. Goodale, J. G. (1989). Effective employment interviewing. In R. W. Eder & G. R. Ferris (eds), The employment interview: theory research and practice (pp.307-323). Sage, Newbury Park. Figler, H. (1988). The complete job-search handbook. New York. Holt. Lipman, B. E. (1983). The Professional Job Search Program. Willey & Sons. Landers, R., Schmidt, G. (2016). Social Media in Employee Selection and Recruitment. Springer Goodale, J. G. (1989). Effective employment interviewing. In R. W. Eder & G. R. Ferris (eds), The employment interview: theory research and practice (pp.307-323). Sage, Newbury Park. Figler, H. (1988). The complete job-search handbook. New York. Holt.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16