Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02297
Acrónimo :
02297
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como objetivo central dotar os participantes de conhecimentos sobre o conceito e a evolução do turismo ao longo do tempo, assim como perceber o seu enquadramento no mundo urbano.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Ensinar conceitos básicos em turismo, consumo e cultura urbana; OA2. Conhecer os fatores determinantes da competitividade de um destino turístico urbano. OA3. Conhecer as vertentes da procura e da oferta do turismo urbano OA4. Compreender o papel e os riscos do turismo na conceção e desenvolvimento da cidade pós-industrial.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução: desenvolvimento do turismo urbano; consumo e cultura urbana na indústria do turismo na atualidade CP2. Modelos e fatores de competitividade de um destino turístico urbano CP3. Turismo Urbano (lado da procura). Motivações: negócios, conferências, recriação, cultura, criatividade, visita a relativos e amigos (VFR). CP4. A cidade como produto turístico (lado da oferta): 4.1. Produtos primários - tipos de locais turísticos e sua caracterização, empreendedorismo e inovação e a diferenciação da atração dos locais turísticos urbanos. 4.2. Produtos secundários - e sistema de apoio de serviços de turismo urbano CP5. Turismo, estilo de vida e vida quotidiana. Impacto no turismo e na cultura. Overtourism.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência entre os objetivos e o conteúdo do curso é evidente na progressão lógica dos tópicos e no seu alinhamento com os objetivos. Assim, o OA 1 centra-se nos conceitos fundamentais do turismo e é abordado no módulo introdutório, que apresenta uma panorâmica do desenvolvimento do turismo urbano e explora a relação entre consumo e cultura urbana. O OA 2 aborda a competitividade dos destinos urbanos, analisada no módulo 2, apresentando vários modelos e analisando os principais determinantes que contribuem para a atratividade e o sucesso das cidades pontos turísticos. O objetivo do OA 3 de compreender a procura e a oferta é cumprido através dos módulos 3 e 4, respetivamente. O módulo 3 explora as motivações da procura, enquanto o módulo 4 analisa a cidade como produto turístico. O OA 4 sublinha o papel do turismo na formação das cidades pós-industriais e os seus riscos é integrado no módulo 5, que examina o impacto do turismo nos estilos de vida e no consumo, incluindo o overtourism.

Avaliação / Assessment


Procura-se um equilíbrio entre aulas teóricas e as aulas práticas visando a aplicação dos conceitos e abordagens ao desenvolvimento turístico em contexto urbano. No final, o aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Metodologias de ensino-aprendizagem: expositivas, para os quadros teóricos de referência; participativas, com análise e resolução de casos, ativas, com realização de um projeto; auto-estudo. | Avaliação ao longo do semestre: trabalho de grupo+individual+exame final. Nos trabalhos: apresentação e entrega de relatório escrito. Trabalho individual (10%); Trabalho de grupo (50%) e Exame escrito (40%). Assiduidade mínima de 2/3. Nota mínima no exame é 8. A aprovação na UC mínimo de 10 valores. Época de recurso para os alunos que reprovarem na avaliação ao longo do semestre, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Procura-se um equilíbrio entre aulas teóricas para a transmissão de conhecimentos teóricos, designadamente ao nível dos conceitos e as aulas práticas visando a aplicação dos conceitos e abordagens ao desenvolvimento turístico em contexto urbano. É estimulada a participação dos estudantes, não só para desenvolver capacidades argumentativas, mas também para abrir novas perspetivas sobre temas que possam ser desenvolvidos em projetos de investigação. Os estudantes serão também convidados a participar em seminários sobre o tema do turismo e mundos urbanos, onde terão a oportunidade de conhecer investigadores de reconhecido mérito internacional e discutir com eles temas atuais e pertinentes desta área do conhecimento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Dada a complexidade do tema, as metodologias de ensino privilegiam a prática e o trabalho autónomo dos alunos e, ao mesmo tempo, o debate e a confrontação de diferentes perspetivas de desenvolvimento urbano. Ao mesmo tempo, as aulas teóricas, mais expositivas, permitirão a aquisição de conhecimentos sólidos sobre a história do turismo e das práticas turísticas, bem como uma compreensão sobre o papel histórico do turismo nos processos de transformação das sociedades contemporâneas. As aulas práticas, destinadas em especial à apresentação e discussão de trabalhos de investigação, servem igualmente à consolidação dos conhecimentos. A metodologia expositiva contribui para os OA1 a OA4; a metodologia participativa contribui para os OA2 a OA4; as metodologias ativas estão associadas aos OA3 e OA4; auto-estudo contribui para os OA1 a OA4.

Observações / Observations


O docente disponibiliza uma hora semana para atendimento aos alunos. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno de Estudantes com Estatutos Especiais deverão contatar o docente da UC, ou o coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Maxim, C., Morrison, A. M., Day, J., & Coca-Stefaniak, J. A. (Eds.). (2024). Handbook on sustainable urban tourism. Edward Elgar Publishing. Bellini, N., & Pasquinelli, C. (2017). Tourism in the City: Towards an Integrative Agenda on Urban Tourism. Springer ISBN 9783319268774 Hallak, R., & Lee, C. (2024). Handbook of Tourism Entrepreneurship. Edward Elgar Publishing.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Gómez-Bruna, D., Martín-Duque, C., & Fernández-Muñoz, J. J. (2024). Determinants of residents’ support for urban tourism in times of uncertainty: Exploring the case of the city of Madrid. Tourism and Hospitality Research, 14673584241228759. Richards, G. (2014). Creativity and tourism in the city. Current issues in Tourism, 17(2), 119-144. Daly, P., Dias, A. L., & Patuleia, M. (2021). The Impacts of Tourism on Cultural Identity on Lisbon Historic Neighbourhoods. Journal of Ethnic and Cultural Studies, 8(1), 1-25. http://dx.doi.org/10.29333/ejecs/516

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-26