Programa

Mestrado em Gestão de Hotelaria e Turismo

Mestrado em Erasmus Mundus em Desenvolvimento de Turismo e Cultura

Programa

CP1. Introdução: a historiografia do turismo; desenvolvimento do turismo urbano; consumo e cultura urbana na indústria do turismo na atualidade CP2. As origens e evolução do turismo; A diferenciação das práticas (segunda metade do séc. XIX); A popularização do turismo no século XX; Turismo e cidades coloniais CP3. Turismo Urbano (lado da procura). Motivações: negócios, conferências, recriação, cultura, criatividade, visita a relativos e amigos (VFR). CP4. A cidade como produto turístico (lado da oferta). Transportes e mobilidades: representações, práticas e tecnologia; A invenção da estância turística: Inglaterra, França, Portugal. Lisboa cidade turística no século XX. Produto turístico urbano: 4.1. Produtos primários - a diferenciação da atração dos locais turísticos urbanos. 4.2. Produtos secundários - e sistema de apoio de serviços de turismo urbano CP5. Turismo, estilo de vida e vida quotidiana. Impacto no turismo e na cultura. Overtourism.