Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02297
Acrónimo :
02297
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
145.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como objetivo central dotar os participantes de conhecimentos sobre o conceito e a evolução do turismo ao longo do tempo, assim como perceber o seu enquadramento no mundo urbano.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular tem como objetivo central dotar os participantes de conhecimentos sobre o conceito e a evolução do turismo ao longo do tempo, assim como perceber o seu enquadramento no mundo urbano. OA1. Compreender os principais conceitos e tendências do turismo urbano; OA2. Desenvolver estratégias de gestão turística em contexto urbano. OA3. Aplicar a aprendizagem baseada em projetos para resolver problemas de turismo urbano. OA 4. Analisar o papel da inovação e do empreendedorismo no desenvolvimento do turismo urbano.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução ao Turismo Urbano: Definição e significado do turismo urbano; Desenvolvimento histórico e tendências atuais; Principais intervenientes no turismo urbano. CP2. Gestão do Turismo Urbano: Planeamento estratégico e desenvolvimento em turismo urbano; Marketing e branding de destinos; Práticas sustentáveis de turismo urbano CP3. Inovação e Empreendedorismo em Turismo Urbano: Identificação de oportunidades de inovação no turismo urbano; Papel da tecnologia e da transformação digital; Estudos de caso de empreendimentos turísticos urbanos de sucesso. CP4. Desenvolvimento e implementação de projetos: Projeto de grupo: Desenvolver um plano abrangente de gestão do turismo urbano; Fases: ideação, planeamento, execução e apresentação; Revisões pelos pares e sessões de feedback. CP5. Tendências atuais e futuras: Overtourism, diversificação, tendências emergentes e perspetivas futuras.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência entre os objetivos e o conteúdo do curso é evidente na progressão lógica dos tópicos e no seu alinhamento com os objetivos. Assim, o OA 1 centra-se nos conceitos fundamentais do turismo e é abordado no módulo introdutório, que apresenta uma panorâmica do desenvolvimento do turismo urbano e explora a relação entre consumo e cultura urbana. O OA 2 aborda a competitividade dos destinos urbanos, analisada no módulo 2, apresentando vários modelos e analisando os principais determinantes que contribuem para a atratividade e o sucesso das cidades pontos turísticos. O objetivo do OA 3 de aplicar a aprendizagem baseada em projetos para resolver problemas de turismo urbano é cumprido através dos módulos 2 a 5. O OA 4 sublinha o papel da inovação e do empreendedorismo no desenvolvimento do turismo urbano, sendo integrado nos módulos 3 a 5.

Avaliação / Assessment


Na modalidade de avaliação da UC ao longo do semestre consideram-se três componentes principais. O projeto de grupo aplicado, baseado num desafio empresarial real ou simulado e desenvolvido segundo a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL), representará 40% da nota final, sendo exclusivamente avaliado como trabalho de grupo. A apresentação oral deste projeto contribuirá com 10% para a nota final, permitindo avaliar as competências de comunicação e defesa das propostas desenvolvidas pelo grupo. Finalmente, será realizado um exame individual escrito que abrangerá todos os conteúdos lecionados na unidade curricular e corresponderá a 50% da nota final. A assiduidade mínima obrigatória para a avaliação contínua é de 80% das aulas. Os estudantes que não realizem a avaliação ao longo do semestre poderão realizar um exame final que valerá 100% da classificação final. Aplicam-se as normas definidas no RGACC.Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Procura-se um equilíbrio entre aulas teóricas para a transmissão de conhecimentos teóricos, designadamente ao nível dos conceitos e as aulas práticas visando a aplicação dos conceitos e abordagens ao desenvolvimento turístico em contexto urbano. É estimulada a participação dos estudantes, não só para desenvolver capacidades argumentativas, mas também para abrir novas perspetivas sobre temas que possam ser desenvolvidos em projetos de investigação. Os estudantes serão também convidados a participar em seminários sobre o tema do turismo e mundos urbanos, onde terão a oportunidade de conhecer investigadores de reconhecido mérito internacional e discutir com eles temas atuais e pertinentes desta área do conhecimento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Dada a complexidade do tema, as metodologias de ensino privilegiam a prática através de PBL e o trabalho autónomo dos alunos e, ao mesmo tempo, o debate e a confrontação de diferentes perspetivas de desenvolvimento urbano. Ao mesmo tempo, as aulas teóricas, mais expositivas, permitirão a aquisição de conhecimentos sólidos sobre a história do turismo e das práticas turísticas, bem como uma compreensão sobre o papel histórico do turismo nos processos de transformação das sociedades contemporâneas. As aulas práticas, destinadas à tutoria e apresentação e discussão de trabalhos de investigação, servem igualmente à consolidação dos conhecimentos. A metodologia expositiva contribui para os OA1 a OA4; a metodologia PBL contribui para os OA2, OA3 a OA4; auto-estudo contribui para os OA1 a OA4.

Observações / Observations


O docente disponibiliza uma hora semana para atendimento aos alunos. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno de Estudantes com Estatutos Especiais deverão contatar o docente da UC, ou o coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Maxim, C., Morrison, A. M., Day, J., & Coca-Stefaniak, J. A. (Eds.). (2024). Handbook on sustainable urban tourism. Edward Elgar Publishing. Bellini, N., & Pasquinelli, C. (2017). Tourism in the City: Towards an Integrative Agenda on Urban Tourism. Springer ISBN 9783319268774 Hallak, R., & Lee, C. (2024). Handbook of Tourism Entrepreneurship. Edward Elgar Publishing.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Gómez-Bruna, D., Martín-Duque, C., & Fernández-Muñoz, J. J. (2024). Determinants of residents’ support for urban tourism in times of uncertainty: Exploring the case of the city of Madrid. Tourism and Hospitality Research, 14673584241228759. Richards, G. (2014). Creativity and tourism in the city. Current issues in Tourism, 17(2), 119-144. Daly, P., Dias, A. L., & Patuleia, M. (2021). The Impacts of Tourism on Cultural Identity on Lisbon Historic Neighbourhoods. Journal of Ethnic and Cultural Studies, 8(1), 1-25. http://dx.doi.org/10.29333/ejecs/516

Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-05