Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02297
Acrónimo :
02297
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como objetivo central dotar os participantes de conhecimentos sobre o conceito e a evolução do turismo ao longo do tempo, assim como perceber o seu enquadramento no mundo urbano.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Ensinar conceitos básicos em turismo, consumo e cultura urbana; OA2. Compreender numa perspetiva histórica os processos sociais e económicos que tornaram o turismo um eixo central do desenvolvimento. OA3. Conhecer as vertentes da procura e da oferta do turismo urbano OA4. Compreender o papel e os riscos do turismo na conceção e desenvolvimento da cidade pós-industrial.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução: desenvolvimento do turismo urbano; consumo e cultura urbana na indústria do turismo na atualidade CP2. As origens e evolução do turismo; A diferenciação das práticas (segunda metade do séc. XIX); A popularização do turismo no século XX; tendências no turismo urbano CP3. Turismo Urbano (lado da procura). Motivações: negócios, conferências, recriação, cultura, criatividade, visita a relativos e amigos (VFR). CP4. A cidade como produto turístico (lado da oferta). Transportes e mobilidades: representações, práticas e tecnologia; O produto turístico urbano: 4.1. Produtos primários - a diferenciação da atração dos locais turísticos urbanos. 4.2. Produtos secundários - e sistema de apoio de serviços de turismo urbano CP5. Turismo, estilo de vida e vida quotidiana. Impacto no turismo e na cultura. Overtourism.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Procurou-se que o programa refletisse de forma clara e direta os objetivos estabelecidos. Deste modo, o OA1 é materializado através do primeiro ponto do programa. Do mesmo modo, o OA2 é concretizado pelo ponto 2. O OA3 corresponde aos pontos 3 e 4 do programa e finalmente o OA4 é materializado através do ponto 5 do programa.

Avaliação / Assessment


Procura-se um equilíbrio entre aulas teóricas e as aulas práticas visando a aplicação dos conceitos e abordagens ao desenvolvimento turístico em contexto urbano. No final, o aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Metodologias de ensino-aprendizagem: expositivas, para os quadros teóricos de referência; participativas, com análise e resolução de casos, ativas, com realização de um projeto; auto-estudo. | Época de avaliação normal: trabalho de grupo+individual+exame final. Nos trabalhos: apresentação e entrega de relatório escrito. Trabalho individual (10%); Trabalho grupo (50%) e Exame escrito (40%). Assiduidade mínima de 80%. Nota mínima no exame é 8. A aprovação na UC: mínimo de 10 valores. Época de recurso para os alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Procura-se um equilíbrio entre aulas teóricas para a transmissão de conhecimentos teóricos, designadamente ao nível dos conceitos e as aulas práticas visando a aplicação dos conceitos e abordagens ao desenvolvimento turístico em contexto urbano. É estimulada a participação dos estudantes, não só para desenvolver capacidades argumentativas, mas também para abrir novas perspetivas sobre temas que possam ser desenvolvidos em projetos de investigação. Os estudantes serão também convidados a participar em seminários sobre o tema do turismo e mundos urbanos, onde terão a oportunidade de conhecer investigadores de reconhecido mérito internacional e discutir com eles temas atuais e pertinentes desta área do conhecimento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Dada a complexidade do tema, as metodologias de ensino privilegiam a prática e o trabalho autónomo dos alunos e, ao mesmo tempo, o debate e a confrontação de perspetivas diferentes de desenvolvimento urbano. Ao mesmo tempo, as aulas teóricas, mais expositivas, permitirão a aquisição de conhecimentos sólidos sobre a história do turismo e das práticas turísticas, bem como uma compreensão sobre o papel histórico do turismo nos processos de transformação das sociedades contemporâneas. As aulas práticas, destinadas em especial à apresentação e discussão de trabalhos de investigação, servem igualmente à consolidação dos conhecimentos. A metodologia expositiva contribui para os OA1 a OA4; a metodologia participativa contribui para os OA2 a OA4; as metodologias ativas estão associadas aos OA3 e OA4; auto-estudo contribui para os OA1 a OA4.

Observações / Observations


O docente disponibiliza uma hora semana para atendimento aos alunos. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno de Estudantes com Estatutos Especiais deverão contatar o docente da UC, ou o coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à situação de pandemia, poderão existir algumas adaptações do processo de avaliação que, caso venham a ser necessárias, serão oportunamente comunicadas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bellini, N., & Pasquinelli, C. (2017). Tourism in the City: Towards an Integrative Agenda on Urban Tourism. Springer ISBN 9783319268774 Spirou, C., (2010). Urban Tourism and Urban Change: Cities in a Global Economy (The Metropolis and Modern Life). Routledge. ISBN 041580163X ISBN-13 9780415801638 Nilsson, J.H. (2020), Conceptualizing and contextualizing overtourism: the dynamics of accelerating urban tourism, International Journal of Tourism Cities, 6(4), 657-671. https://doi.org/10.1108/IJTC-08-2019-0117

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Richards, G. (2014). Creativity and tourism in the city. Current issues in Tourism, 17(2), 119-144. Daly, P., Dias, A. L., & Patuleia, M. (2021). The Impacts of Tourism on Cultural Identity on Lisbon Historic Neighbourhoods. Journal of Ethnic and Cultural Studies, 8(1), 1-25. http://dx.doi.org/10.29333/ejecs/516 Milano, C., Novelli, M., & Cheer, J. M. (2019). Overtourism and tourismphobia: A journey through four decades of tourism development, planning and local concerns. 16(4), 353-357, http://dx.doi.org/10.1080/21568316.2019.1599604

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16