Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02300
Acrónimo :
02300
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
75.0
Horas de Trabalho Total :
100.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos no final da unidade curricular sejam capazes de aplicar o modelo de regressão linear, os modelos logit e probit e os modelos simples de séries cronológicas a problemas concretos, em contextos empresariais e das instituições em geral.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Conhecer e utilizar os principais conceitos de matemática. 2. Conhecer e saber aplicar as principais medidas de estatística descritiva. 3. Conhecer e saber aplicar os tópicos principais da inferência estatística 4. Ser capaz de utilizar o modelo de regressão linear. 5. Ser capaz de trabalhar com o suplemento "Análise de Dados" do EXCEL.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Back to maths 2. Estatística descritiva e risco de mercado 3. Probabilidades e árvores de decisão 4. Distribuições teóricas e simulação de vendas 5. Testes de hipóteses na avaliação do desempenho 6. Análises de correlação e regressão: previsão de vendas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - 1. Back to maths OA2 - 2. Estatística descritiva e risco de mercado OA3 - Pontos 3., 4. e 5. OA4 - 6. Análises de correlação e regressão: previsão de vendas. OA5 - Todos

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise, síntese,pesquisa,crítica,comunicação escrita e oral. 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4.Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Activas, com a realização de trabalhos de grupos Todos 4. Experimentais, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador OA5. 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Materiais a distribuir pelo docente. - Wooldridge, Jeffrey (2012), Introductory Econometrics: A Modern Approach, South Western, Fifth edition.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Greene, William (2011), Econometric analysis, Prentice-Hall, Seventh edition. -Johnston, J. e Dinardo, John (2000), Métodos econométricos, McGraw-Hill, 4ª edição. - Curto, J. D. (2005), Excel para economia e gestão, Ed. Sílabo. - Pinto, J. C. e Curto, J. D. (2010), Estatística aplicada à economia e gestão, Ed. Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16