Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02302
Acrónimo :
02302
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
75.0
Horas de Trabalho Total :
100.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta cadeira pretende fornecer aos alunos os conhecimentos e competências fundamentais para a análise dos problemas macroeconómicos a nível nacional e internacional bem como para a avaliação do impacto de medidas de política económica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


A disciplina encontra-se estruturada de modo a garantir no final das aulas os alunos tenham capacidade de: OA1. Conhecer os conteúdos fundamentais da análise macroeconómica de curto prazo, avaliando as suas implicações para os diferentes agentes económicos; OA2. Perceber a relevância da envolvente económica na performance das empresas; OA3. Discutir as principais formas de intervenção pública no domínio macroeconómico; OA4. Perceber a relação estreita entre conhecimentos teóricos e a realidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. A Empresa e o seu Contexto P2. Envolvente Setorial P3. Envolvente Nacional e Internacional (I): Key Macroeconomic Indicators P4. Envolvente Nacional e Internacional (II): Competitividade P5. Choques Económicos P6. Avaliação e Política Económica P7. Desafios Estruturais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Todos os pontos do programa OA2 - Todos os pontos do programa OA3 - P6 OA4 - Todos os pontos do programa

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3.Activas, com realização de exercícios em aula. 4.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: Todos 3.Ativas, com realização de exercícios em aula: Todos. 4.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno: Todos.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Crespo, N. e Simoes, N. (2021). ?Uma Viagem ao Mundo das Ideias Económicas - 100 questões para entender a economia?, Actual Editora (Lisboa, Portugal). Textos de apoio para Mercados e Economia

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wessels, W. (2018), Economics, Barron?s. Rinaldi, G. (2019), Economics for Policy Makers ? A Guide for Non-Economists, Routledge. Kennedy, P. e Prag, J. (2017), Macroeconomic Essentials ? Understanding Economics in the News, MIT Press. Hoover, K. (2012), Applied Intermediate Macroeconomics, Cambridge University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16