Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02304
Acrónimo :
02304
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
24.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
45.0h/sem
Trabalho Autónomo :
55.0
Horas de Trabalho Total :
100.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam, no plano conceptual, compreender os conceitos relacionados com o a liderança e motivação e que, no plano das práticas, sejam capazes de utilizar métodos e técnicas de análise que lhes permitam operacionalizar esses conceitos de forma adequada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Este curso proporciona uma abordagem prática e pragmática ao desenvolvimento da Liderança, centrada no papel do Líder e baseada na autorreflexão, exercícios e debate.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Sessão 1 – Felicidade Em busca da felicidade profissional Sessão 2 – Autopropósito Usando “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” Sessão 3 – Ser um Líder O que é Liderança? Aproveitando a simulação “Everest” da HBS Sessão 4 – Feedback Solicitar e obter feedback como Líder Sessão 5 – Melhores práticas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (LG), como a seguir se explicita: OA1 e OA2: I - Liderança nas organizações OA2 OA3; II - A abordagem comportamental e as competências de liderança (LS) OA3 - III Abordagens contingenciais da liderança; IV -Liderança Transformacional e Carismática OA4 e OA6; IV - A liderança nas equipas OA5; V - III - Abordagens contingenciais da liderança e motivação.

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: • Um trabalho de grupo, com a ponderação de 40%; • Um trabalho individual, com a ponderação de 40%; • Sessão na Marinha com a ponderação de 20%. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura 4. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno. 6. Observação de filmes com casos de estudo 7. Liderança de equipas em provas de simulação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: OA2, OA4, OA5, OA6. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6. Visualização de filmes de apoio: OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6, OA7.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Martin Seligman, “Authentic Happiness”, 2002 [book] Stephen Covey, “The 7 habits of highly effective people”, 1989 [book] Michael Roberto et al, “Leadership and Team Simulation: Everest V3”, HBS, 2017 [mandatory case study] Robert Kegan, “Immunity to Change: How to Overcome It and Unlock the Potential in Yourself and Your Organization (Leadership for the Common Good)”, 2009 [book] William Maddux et al, "Ricardo Semler: A Revolutionary Model of Leadership", INSEAD, 2014 [mandatory case study]

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zaccaro, S. J., Heinen, B., & Shuffler, M. (2009). Team Leadership and team effectiveness. In E. Salas, G. F. Goodwin, & C. S. Burke (Eds.), Team effectiveness in complex organizations: Cross-disciplinary perspectives and approaches (pp. 83-111). New York, NY: Routledge Academic. Santos, J. P. Caetano, A. & Passos, A. (2017). Can team leadership skills improve team effectiveness by developing team mental models. Manuscript in preparation. Santos, J. P. Caetano, A. & Tavares, S. (2015). Is Training Leaders in Functional Leadership a Useful Tool for Improving the Performance of Leadership Functions and Team Effectiveness? Leadership Quarterly, 26, 470-484. Santos, J. P., Caetano, A., & Jesuíno, J. C. (2008). As competências funcionais dos líderes e a eficácia das equipas. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, 7, 95-106. van Ginkel, W. P., & van Knippenberg, D. (2012). Group leadership and shared task representations in decision-making groups. The Leadership Quarterly, 23, 94-106. Randall, K. R., Resick, C. J., & DeChurch, L. A. (2011). Building team adaptive capacity: The roles of sensegiving and team composition. Journal of Applied Psychology, 96, 525-540. Morgeson, F. P., DeRue, S., & Karam, E. P. (2010). Leadership in teams: A functional approach to understanding leadership structures and processes. Journal of Management, 36, 5-39. Mesmer-Magnus, J., R., & DeChurch L., A. (2009). Information sharing and team performance: A meta-analysis. Journal of Applied Psychology, 94, 535-546. Kozlowski, S. W. J., Watola, D. J., Jensen, J. M., Kim, B. H., & Botero, I. C. (2009). Developing adaptive teams: A theory of dynamic team leadership. In E. Salas, G. F. Goodwin, & C. S. Burke (Eds.), Team effectiveness in complex organizations: Cross-disciplinary perspectives and approaches (pp. 113-155). New York, NY: Routledge Academic. Hackman, J. R., & Wageman, R (2009). Foster team effectiveness by fulfilling key leadership functions. In E. A. Locke (Ed.), Handbook of principles of organizational behavior (2nd ed., pp. 275-294). New York: Wiley-Blackwell. Hackman, J. R (2010). What is this thing called leadership? In N. Nohria & R. Khurana (Eds.), Handbook of leadership theory and practice: A Harvard Business Scholl centennial colloquium (pp.107-118). Boston: Harvard Business School Press. Dionne, S. D., Sayama, H., Hao, C., & Bush, B. J. (2010). The role of leadership in shared mental model convergence and team performance improvement: An agent-based computational model. The Leadership Quarterly, 21, 1035-1049. DeChurch, L. A., & Mesmer-Magnus, J. R. (2010). Measuring shared team mental models: A meta-analysis. Group Dynamics: Theory, Research, and Practice, 14, 1-14. Antes, A. L., & Mumford, M. D. (2012). Strategies for leader cognition: Viewing the glass "half full" and "half empty". The leadership Quarterly, 23, 425-442. - Bass BM, Bass R. 2008. Handbook of Leadership: Theory, Research, and Managerial Applications (4th ed.). New York: Free Press. Nota: Esta bibliografia complementar não é indispensável para a cadeira;

Data da última atualização / Last Update Date


2024-05-14