Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02307
Acrónimo :
02307
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
4.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
16.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
16.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
33.0h/sem
Trabalho Autónomo :
67.0
Horas de Trabalho Total :
100.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo principal desta unidade curricular é dotar os alunos das competências básicas no domínio da ética e sustentabilidade empresarial

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Compreender o papel da ética e da sustentabilidade empresarial na atividade empresarial OA2 - Avaliar as práticas empresariais nestes campos OA3 - Implementar projeto em contexto organizacional

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Ética: - Ética empresarial: conceito e evolução - Tomada de decisão e gestão ética 2. Sustentabilidade empresarial - Conceito, definição e dimensões - Evolução conceptual 3. A implementação e gestão da ética e sustentabilidade empresarial - Implementação e alinhamento de uma estratégia de responsabilidade empresarial - Gestão de stakeholders - Identificação de boas práticas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - CP 1, 2 OA2 - CP 1, 2 OA3 - CP 1, 2, 3.

Avaliação / Assessment


A avaliação desta disciplina basear-se-á na: Trabalho Individual (50%) e trabalho de grupo (50%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1.Uma aula típica inclui: 1.1-Apresentação dos objectivos; 1.2-Fornecidos os necessários conceitos e enquadramento teórico, os estudantes são estimulados a participar em breves discussões; 1.3-Serão fornecidos exercícios e casos, para desenvolvimento do pensamento crítico.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - 1.1, 1.2, 1.3 OA2 - 1.1, 1.2, 1.3 OA3 - 1.1, 1.2, 1.3.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Crane, A.; Matten, D.; Glozer, S. and Spence, L. (2019), Business Ethics: Managing Corporate Citizenship and Sustainability in the Age of Globalization (5th Edition), Oxford University Press Carroll, A.; Brown, J.; Buchhotlz, A.; (2017) Business & Society: Ethics, Sustainability & Stakeholder Management (10th edition), Cengage Learning

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zadek, S. E Weiser, J. (2000). Conversations with Disbelievers. The Ford Foundation. Harvard Business Review on Corporate Responsibility.(2003), Harvard Business School Press. Hartman, L., Desjardins, J., MacDonald, C., Business Ethics: Decision Making for Personal Integrity and Social Responsibility (2013), Third edition, Mcgraw-Hill Elkington, J. (1998). Cannibals With Forks: The Triple Bottom Line of 21st Century Business (Conscientious Commerce). New Society Publications.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16