Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo principal desta unidade curricular é dotar os alunos das competências básicas no domínio da ética e sustentabilidade empresarial
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Compreender o papel da ética e da sustentabilidade empresarial na atividade empresarial OA2 - Avaliar as práticas empresariais nestes campos OA3 - Implementar projeto em contexto organizacional
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Ética: - Ética empresarial: conceito e evolução - Tomada de decisão e gestão ética 2. Sustentabilidade empresarial - Conceito, definição e dimensões - Evolução conceptual 3. A implementação e gestão da ética e sustentabilidade empresarial - Implementação e alinhamento de uma estratégia de responsabilidade empresarial - Gestão de stakeholders - Identificação de boas práticas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - CP 1, 2 OA2 - CP 1, 2 OA3 - CP 1, 2, 3.
Avaliação / Assessment
A avaliação desta disciplina basear-se-á na: Trabalho Individual (50%) e trabalho de grupo (50%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1.Uma aula típica inclui: 1.1-Apresentação dos objectivos; 1.2-Fornecidos os necessários conceitos e enquadramento teórico, os estudantes são estimulados a participar em breves discussões; 1.3-Serão fornecidos exercícios e casos, para desenvolvimento do pensamento crítico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA1 - 1.1, 1.2, 1.3 OA2 - 1.1, 1.2, 1.3 OA3 - 1.1, 1.2, 1.3.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Crane, A.; Matten, D.; Glozer, S. and Spence, L. (2019), Business Ethics: Managing Corporate Citizenship and Sustainability in the Age of Globalization (5th Edition), Oxford University Press Carroll, A.; Brown, J.; Buchhotlz, A.; (2017) Business & Society: Ethics, Sustainability & Stakeholder Management (10th edition), Cengage Learning
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Zadek, S. E Weiser, J. (2000). Conversations with Disbelievers. The Ford Foundation. Harvard Business Review on Corporate Responsibility.(2003), Harvard Business School Press. Hartman, L., Desjardins, J., MacDonald, C., Business Ethics: Decision Making for Personal Integrity and Social Responsibility (2013), Third edition, Mcgraw-Hill Elkington, J. (1998). Cannibals With Forks: The Triple Bottom Line of 21st Century Business (Conscientious Commerce). New Society Publications.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16