Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
A unidade curricular tem como objetivos gerais proporcionar conhecimentos e desenvolver competências relativas à compreensão crítica da questão do crime nas sociedades contemporâneas, bem como promover a problematização e reflexão sobre o relacionamento entre o crime e situações e contextos sociais determinados. Procura-se ainda promover a capacidade de delinear perspetivas aplicadas e ações no âmbito das respostas sociais ao crime, considerando os seus contextos e atores sociais. Por fim, procura-se demonstrar como a complexa questão do crime nas sociedades contemporâneas, em particular na sociedade portuguesa, exige respostas multidisciplinares.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Demonstrar conhecimentos e competências relativas à abordagem do crime, as respostas sociais e as políticas públicas delineadas. OA2- Compreender a complexidade da construção social do crime nas sociedades contemporâneas e dos processos de interação com contextos sociais definidos como relacionados com o crime e a insegurança. OA3- Definir conceitos e enquadramentos teóricos relativos à análise dos contextos do crime e das respostas sociais ao crime. OA4- Desenvolver competências para abordagens aplicadas, nomeadamente no âmbito da prevenção do crime e reinserção social do delinquente. OA5- Analisar a multiplicidade de respostas ao problema do crime e seus atores, demonstrando capacidade de delinear planos de intervenção específicos na área do crime.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Conceções sobre o crime: perspetivas históricas. CP2- Analisar o crime: conceitos e perspetivas teóricas e multidisciplinares. Correntes criminológicas. CP3- A construção social do crime na sociedade contemporânea Enquadramentos legais, legislação criminal e modelos de segurança Perceções sociais e representações do crime: estatísticas do crime e mass media CP4- Contextos, caracterização e dimensões sociais do crime. Marginalidade, exclusão social e crime Delinquentes, espaços, meios e vítimas. Formas de criminalidade: da pequena criminalidade ao crime organizado internacional. CP5- Controlo e prevenção do crime. Políticas assistenciais e a prevenção e combate ao crime Instituições de repressão do crime (policia, prisões). CP6- Estratégias e modelos de intervenção em contextos sociais vulneráveis Programas de prevenção e de intervenção. Intervenção interdisciplinar em contexto prisional, de reinserção social e comunitário.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Todos os conteúdos programáticos colaboram para o desenvolvimento do conhecimento sobre a questão do crime nas sociedades contemporâneas e as respostas delineadas a nível das politicas publicas e de iniciativas particulares. A complexidade da questão do crime é sobretudo contemplada nos CP3, CP4 e CP5. A consolidação de uma abordagem teórica e conceptual é sobretudo proporcionada pelos CP1 e CP2. O desenvolvimento de competências aplicadas é contemplado nos CP3, CP4, CP5 e CP6 e o CP5 e CP6 remete para uma análise da multiplicidade de resposta ao problema do crime e seus atores.
Avaliação / Assessment
Duas modalidades: 1. Avaliação ao longo do semestre: trabalho com apresentação oral em grupo (50%); teste (50%). Ou 2. Exame final O exame final, com prova escrita e, eventualmente oral, contempla toda a matéria do programa, com base na bibliografia indicada pelo docente
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Apresentação dos conteúdos programáticos em sala de aula. Apresentação e discussão de temas autonomizados a partir do programa. Debate de questões, partilha e debate experiências, reflexão e debate a partir de textos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino é caracterizada por exposição e debate, promovendo um método reflexivo, expresso nos objetivos da unidade curricular aliando o tratamento teórico dos conteúdos programáticos associados a uma dimensão participativa do estudante com vista à aquisição e compreensão dos conteúdos teóricos e a sua pertinência quando aplicados em particular no exercício profissional.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
HALE,Chris et alts(2009)(Eds.),Criminology,Oxford,Oxford University Press. NUNES, De Laura M. e SANI, Ana Isabel (2014). Crime, Justiça e Sociedade Desafios emergentes e propostas multidisciplinares. Edições CRIAP NUNES,Laura(2010)Crime e comportamentos criminosos,Porto,Edições Universidade Fernando Pessoa. Adrian Silva, Baratta, Foucault e a Questão Criminal, Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, v. 123, p. 157-186, 2016. Beck, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. Trad. de Sebastião Nascimento. São Paulo: 34, 2010. Graziano Sobrinho , Sergio Francisco Carlos. Globalização e sociedade decontrole: a cultura do medo e o mercado da violência. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. Rômulo Fonseca Morais, O papel da crítica criminológica e da teoria do direito na (des)legitimição do direito penal e do exercício do poder punitivo, in Gabriel Antinolfi Diva; Florencio Macedo Maggi (Org.), Criminologias e Política Criminal ? II, 5ª ed., Florianópolis? CONPEDI
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
ALMEIDA, Maria Rosa Crucho de (2000) Vitimação e insegurança em Lisboa, Lisboa, Gabinete de Estudo e Planeamento do Ministério da Justiça. BODIN, Véronique et Jean François DORTIER (2011) (Ed) Violence(s) et société aujourd?hui, Auxerre, Sciences Humaines Éditions. AGRA, Cândido (1998) Crime e droga, Lisboa, editorial Notícias. FARRINGTON, David P (2005) (Ed) Integrated developmental and life-course theories, New Brunswick, Transaction Publishers. FONSECA, António Castro (Ed.) (2002) Comportamento anti-social e crime: da infância à idade adulta, Coimbra, Almedina FROIS, Catarina (2008) (org.) A sociedade vigilante. Ensaios sobre identificação, vigilância e privacidade, Lisboa, Instituto de Ciências Sociais. GUIA, Maria João (2010) Imigração e criminalidade violenta. Mosaico da reclusão em Portugal, Lisboa, Serviços de Estrangeiros e Fronteiras. KUHN, André e Cândido Agra (2010) Somos todos criminosos? Alfragide, Casa das Letras JONES,Stephen(2001)Criminology,London,Butterworths CUSSON. Maurice (2002), Criminologia, Só pelo conhecimento se pode evitar a criminalidade. Tradução Josefina Castro Ed. Casa das Letras Lisboa NEGREIROS, Jorge (2001) Delinquências juvenis. Trajectórias, intervenções, prevenção, Lisboa, Editorial Notícias NEWBURN,Tim(2007)Criminology,Cullompton,Willan Publishing. PAIS, Elza M. H. Deus (2010) Homicídio conjugal em Portugal. Rupturas violentas da conjugalidade, 2ª edição, Lisboa, INCM. ROBERT,Phillipe(2002)Cidadão,o crime e o Estado,Lisboa,Editorial Noticias. ROBERT,Philippe(2010)Sociologia do crime,Petrópolis,Editorial Vozes. SIEGEL, Larry J (2007) Criminology: Theories, patterns and typologies, Belmont, Thomson/Wadswort. GARLAND,David (2005)La cultura del control. Crimen y orden social en la sociedad contemporánea,Barcelona,Gedisa. WACQUANT, Loic (2007) Punir les pauvres, Marseille, Agone. MAGUIRE,Mike et alts(2007)The Oxford handbook of criminology,Oxford,Clarendon Press. YOUNG, Jock (2002) A sociedade excludente. Exclusão social, criminalidade e diferença na modernidade recente, Rio de Janeiro, Instituto Carioca de Criminologia.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25