Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02329
Acrónimo :
02329
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
0.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
8.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
8.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
8.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se assegurar que os alunos estão familiarizados com alguns métodos matemáticos essenciais ao estudo de modelos económicos avançados, quer estáticos quer dinâmicos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta UC, o aluno deverá: 1. Compreender as operações básicas do cálculo matricial 2. Conhecer os principais tipos de funções usadas em Economia e saber analisá-las com recurso a cálculo diferencial e integral 3. Conhecer as metodologias de análise de sistemas dinâmicos bem como de otimização

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Cálculo e Álgebra a. Bases de Álgebra Linear b. Funções reais c. Cálculo diferencial d. Cálculo integral e. Otimização 2. Introdução aos sistemas dinâmicos e à otimização dinâmica a. Sistemas dinâmicos contínuos b. Sistemas dinâmicos discretos c. Otimização dinâmica d. Controle ótimo em tempo contínuo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ? CP1 OA2 ? CP1 OA3 ? CP2

Avaliação / Assessment


·

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)/ Objetivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Auto-estudo - Todos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Class handouts Folhas de apoio elaboradas pela docente

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16