Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2013/2014
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se assegurar que os alunos estão familiarizados com alguns métodos matemáticos essenciais ao estudo de modelos económicos avançados, quer estáticos quer dinâmicos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta UC, o aluno deverá: 1. Compreender as operações básicas do cálculo matricial 2. Conhecer os principais tipos de funções usadas em Economia e saber analisá-las com recurso a cálculo diferencial e integral 3. Conhecer as metodologias de análise de sistemas dinâmicos bem como de otimização
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Cálculo e Álgebra a. Bases de Álgebra Linear b. Funções reais c. Cálculo diferencial d. Cálculo integral e. Otimização 2. Introdução aos sistemas dinâmicos e à otimização dinâmica a. Sistemas dinâmicos contínuos b. Sistemas dinâmicos discretos c. Otimização dinâmica d. Controle ótimo em tempo contínuo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ? CP1 OA2 ? CP1 OA3 ? CP2
Avaliação / Assessment
·
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)/ Objetivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Auto-estudo - Todos
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Class handouts Folhas de apoio elaboradas pela docente
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16