Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos adquiram os conceitos básicos de estatística, nomeadamente de estatística descritiva univariada e bivariada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá conseguir: - Distinguir os vários tipos de variáveis - Distinguir estatística descritiva de estatística inferencial - Aplicar as diversas medidas de estatística descritiva
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução - O que é a estatística? - Noção de população e amostra - Tipos de variáveis - Algumas medidas de aplicação genérica: proporção, percentagem, taxa e taxa de variação - Etapas do método estatístico - Estatística descritiva vs estatística inferencial 2. Estatística descritiva univariada - Medidas de localização: medidas de tendência central e não central - Medidas de dispersão - Outliers 3. Estatística descritiva bivariada - Relação entre variáveis qualitativas - Relação entre variáveis qualitativas e quantitativas - Relação entre variáveis quantitativas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ? Introdução à estatística OA2 ? Estatística descritiva univariada OA3 ? Estatística descritiva bivariada OA4 ? Todos
Avaliação / Assessment
·
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de exercícios individualmente 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de análises estatísticas em computador 5. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)/ Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - Todos 3. Activas, com realização de exercícios individualmente - Todos 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de análises estatísticas em computador - OA2 e OA3. 5. Auto-estudo - Todos
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Field, A. (2013). Discovering statistics using SPSS : (and sex and drugs and rock' n' roll), 4th edition. London : Sage. Folhas de apoio elaboradas pela docente e disponibilizadas no decurso da unidade curricular.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16