Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular funciona como um módulo introdutório para alunos que a seguir vão frequentar Mestrado, e têm grandes lacunas básicas em estatística. No final desta Unidade Curricular os alunos deverão ter adquirido os conceitos básicos de estatística, nomeadamente de estatística descritiva univariada e bivariada, bem como de testes de hipóteses. Deverão ainda estar familiarizados com o software estatístico SPSS.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá conseguir atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA): OA1 - Distinguir os vários tipos de variáveis e escalas de medida OA2 - Distinguir estatística descritiva de estatística inferencial OA3 - Aplicar as diversas medidas de estatística descritiva e testes de hipóteses com recurso ao SPSS
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução - O que é e para que serve a estatística - Noção de população e amostra - Tipos de variáveis e de escalas de medida - Conceitos base - Breve introdução ao SPSS CP2. Estatística descritiva univariada - Medidas de localização e de dispersão - Outliers CP3. Estatística descritiva bivariada - Relação entre variáveis qualitativas, qualitativas e quantitativas, e quantitativas CP4: Testes de hypoteses - Teste à igualdade de duas médias (amostras indepedentes) - Teste à igualdade de mais de 2 médias (amostras independentes)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A coerência dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA) é demonstrada pelos seguintes alinhamentos: Os tópicos CP1 fornece conceitos e noções base de estatística. Ao dominar estas noções, os alunos terão conhecimentos sólidos para distinguir os vários tipos de variáveis e escalas de medida (OA1). Os tópicos CP2 e CP3 fornecem coletivamente as bases de estatística descritiva, enquanto o tópico CP4 cobre os testes de hipóteses. Ao dominar estes tópicos, os alunos terão conhecimentos sólidos para distinguir estatística descritiva de estatística inferencial (OA2). Estas últimas três secções serão trabalhadas com recursos ao software SPSS, através da exploração de bases de dados. Estas aplicações práticas serão cruciais para OA3, fazendo a ponte entre o conhecimento teórico e a análise de dados do mundo real.
Avaliação / Assessment
Uma vez que se trata de um módulo introdutório de preparação dos alunos para outra Unidade Curricular não haverá avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de exercícios individualmente 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de análises estatísticas em computador 5. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)/ Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - Todos 3. Activas, com realização de exercícios individualmente - Todos 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de análises estatísticas em computador - OA2 e OA3. 5. Auto-estudo - Todos
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Field, A. (2024). Discovering statistics using SPSS. 6th edition. London : Sage.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Course notes provided by the lecturer during classes - made available from Moodle.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-08