Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02332
Acrónimo :
02332
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
0.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
15.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular funciona como um módulo introdutório para alunos que a seguir vão frequentar Mestrado, e têm grandes lacunas básicas em estatística. No final desta Unidade Curricular os alunos deverão ter adquirido os conceitos básicos de estatística, nomeadamente de estatística descritiva univariada e bivariada, bem como de testes de hipóteses. Deverão ainda estar familiarizados com o software estatístico SPSS.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá conseguir atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA): OA1 - Distinguir os vários tipos de variáveis e escalas de medida OA2 - Distinguir estatística descritiva de estatística inferencial OA3 - Aplicar as diversas medidas de estatística descritiva e testes de hipóteses com recurso ao SPSS

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução - O que é e para que serve a estatística - Noção de população e amostra - Tipos de variáveis e de escalas de medida - Conceitos base - Breve introdução ao SPSS CP2. Estatística descritiva univariada - Medidas de localização e de dispersão - Outliers CP3. Estatística descritiva bivariada - Relação entre variáveis qualitativas, qualitativas e quantitativas, e quantitativas CP4: Testes de hypoteses - Teste à igualdade de duas médias (amostras indepedentes) - Teste à igualdade de mais de 2 médias (amostras independentes)

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A coerência dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA) é demonstrada pelos seguintes alinhamentos: Os tópicos CP1 fornece conceitos e noções base de estatística. Ao dominar estas noções, os alunos terão conhecimentos sólidos para distinguir os vários tipos de variáveis e escalas de medida (OA1). Os tópicos CP2 e CP3 fornecem coletivamente as bases de estatística descritiva, enquanto o tópico CP4 cobre os testes de hipóteses. Ao dominar estes tópicos, os alunos terão conhecimentos sólidos para distinguir estatística descritiva de estatística inferencial (OA2). Estas últimas três secções serão trabalhadas com recursos ao software SPSS, através da exploração de bases de dados. Estas aplicações práticas serão cruciais para OA3, fazendo a ponte entre o conhecimento teórico e a análise de dados do mundo real.

Avaliação / Assessment


Uma vez que se trata de um módulo introdutório de preparação dos alunos para outra Unidade Curricular não haverá avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de exercícios individualmente 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de análises estatísticas em computador 5. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)/ Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - Todos 3. Activas, com realização de exercícios individualmente - Todos 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de análises estatísticas em computador - OA2 e OA3. 5. Auto-estudo - Todos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Field, A. (2024). Discovering statistics using SPSS. 6th edition. London : Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Course notes provided by the lecturer during classes - made available from Moodle.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-08