Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02332
Acrónimo :
02332
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
0.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
12.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
12.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular funciona como um módulo introdutório para alunos que a seguir vão frequentar Mestrado, e têm grandes lacunas básicas em estatística. No final desta Unidade Curricular os alunos deverão ter adquirido os conceitos básicos de estatística, nomeadamente de estatística descritiva univariada e bivariada. Deverão ainda estar familiarizados com o software estatístico SPSS.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá conseguir atingir os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA): OA1 - Distinguir os vários tipos de variáveis e escalas de medida OA2 - Distinguir estatística descritiva de estatística inferencial OA3 - Aplicar as diversas medidas de estatística descritiva com recurso ao SPSS

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Os seguintes Conteúdos Programáticos (CP) serão discutidos nesta UC: CP1. Introdução - O que é e para que serve a estatística - Noção de população e amostra - Tipos de variáveis e de escalas de medida - Conceitos base: proporção, percentagem, taxa e taxa de variação; média, mediana, variância e desvio-padrão - Breve introdução ao SPSS - Estatística descritiva versus estatística inferencial CP2. Estatística descritiva univariada - Medidas de localização: medidas de tendência central e não central - Medidas de dispersão - Outliers - Obtenção de estatísticas descritivas univariadas e gráficos com recurso ao SPSS CP3. Estatística descritiva bivariada - Relação entre variáveis qualitativas - Relação entre variáveis qualitativas e quantitativas - Relação entre variáveis quantitativas - Obtenção de estatísticas descritivas bivariadas e gráficos com recurso ao SPSS

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP2 e CP3

Avaliação / Assessment


Uma vez que se trata de um módulo introdutório de preparação dos alunos para outra Unidade Curricular não haverá avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de exercícios individualmente 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de análises estatísticas em computador 5. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)/ Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - Todos 3. Activas, com realização de exercícios individualmente - Todos 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de análises estatísticas em computador - OA2 e OA3. 5. Auto-estudo - Todos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Field, A. (2024). Discovering statistics using SPSS. 6th edition. London : Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Course notes provided by the lecturer during classes.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-02