Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos sejam capazes de aplicar os principais conceitos da matemática e da estatística a problemas concretos em contextos empresariais e das instituições em geral.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Compreender o significado das funções em R e os principais conceitos de álgebra matricial (Matemática); OA2. Ser capaz de lidar com os conceitos básicos de estatística: medidas de estatística descritiva, probabilidades, distribuições teóricas mais importantes e inferência estatística (Estatística). As sessões decorrerão sempre na sala de computadores.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
MATEMÁTICA 1. Revisão dos conceitos matemáticos mais importantes: conjuntos, funções, derivadas e matrizes; 2. A importância das funções lineares e não lineares na relação entre fenómenos da economia e gestão; ESTATÍSTICA 3. Estatística Descritiva; 4. Probabilidades e Distribuições Teóricas mais importantes; 5. Inferência Estatística.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: 1. a 2. OA2 - Pontos do programa: 3. a 5.
Avaliação / Assessment
·
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. MEA1. Todos MEA2. Todos MEA3. Todos MEA4. Todos MEA5. Todos
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Curto, José Dias, MATHEMATICS in Bullet Points: What you must know before starting a MSc or PhD program - Applications in Excel, 2018, Amazon, https://www.amazon.com/s?k=mathematics+in+bullet+points&i=stripbooks-intl-ship&crid=O96L1UKUTV59&sprefix=mathematics+in+bullet+points%2Cstripbooks-intl-ship%2C190&ref=nb_sb_noss Chiang, K. A., Fundamental Methods of Mathematical Economics, 2005, Wainwright , 4th Edition,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16