Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02333
Acrónimo :
02333
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
0.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
9.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
9.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
9.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos sejam capazes de aplicar os principais conceitos da matemática e da estatística a problemas concretos em contextos empresariais e das instituições em geral.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Compreender o significado das funções em R e os principais conceitos de álgebra matricial (Matemática); OA2. Ser capaz de lidar com os conceitos básicos de estatística: medidas de estatística descritiva, probabilidades, distribuições teóricas mais importantes e inferência estatística (Estatística). As sessões decorrerão sempre na sala de computadores.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


MATEMÁTICA 1. Revisão dos conceitos matemáticos mais importantes: conjuntos, funções, derivadas e matrizes; 2. A importância das funções lineares e não lineares na relação entre fenómenos da economia e gestão; ESTATÍSTICA 3. Estatística Descritiva; 4. Probabilidades e Distribuições Teóricas mais importantes; 5. Inferência Estatística.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: 1. a 2. OA2 - Pontos do programa: 3. a 5.

Avaliação / Assessment


·

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador 5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. MEA1. Todos MEA2. Todos MEA3. Todos MEA4. Todos MEA5. Todos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Curto, José Dias, MATHEMATICS in Bullet Points: What you must know before starting a MSc or PhD program - Applications in Excel, 2018, Amazon, https://www.amazon.com/s?k=mathematics+in+bullet+points&i=stripbooks-intl-ship&crid=O96L1UKUTV59&sprefix=mathematics+in+bullet+points%2Cstripbooks-intl-ship%2C190&ref=nb_sb_noss Chiang, K. A., Fundamental Methods of Mathematical Economics, 2005, Wainwright , 4th Edition,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16