Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02334
Acrónimo :
02334
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
0.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
12.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
12.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2015/2016

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos adquiram os conceitos básicos de estatística, nomeadamente de estatística descritiva univariada e bivariada com recurso ao programa IBM SPSS Statistics.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificação das potencialidades do SPSS para a análise de dados OA2. Aplicação dos principais métodos de estatística descritiva univariada; OA3. Aplicação dos principais métodos de estatística descritiva bivariada

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução à estatística: noção de população e amostra; tipos de variáveis; etapas do método estatístico; estatística descritiva vs estatística inferencial CP2: Introdução ao SPSS: construção de tabelas de dados; transformação e criação de variáveis CP3. Estatística descritiva univariada com o SPSS: frequências; medidas de síntese; gráficos CP4. Estatística descritiva bivariada com o SPSS: tabelas de contingência; tabelas de comparação de medidas de síntese; gráficos; medidas de associação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 - OA1, 2, 3 CP2 - OA1 CP3 - OA1, 2 CP4 - OA1, 3

Avaliação / Assessment


·

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas são teórico-práticas e decorrem no laboratório de informática. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos ME3. Ativas, com realização de exercícios individualmente ME4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de análises estatísticas em computador ME5. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. ME1 - OA 1, 2, 3 ME2 - OA 1, 2, 3 ME3 - OA 1, 2, 3 ME4 - OA 1, 2, 3 ME5 - OA 1, 2, 3

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Laureano, Raul e Botelho, M. do Carmo (2012). SPSS: o Meu Manual de Consulta Rápida, 2ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo. Folhas de apoio elaboradas pela docente e disponibilizadas no decurso da unidade curricular.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Reis, Elizabeth (2005). Estatística Descritiva, Lisboa: Sílabo. Maroco, João (2007). Análise Estatística com utilização do SPSS, 3ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16