Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2015/2016
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos adquiram os conceitos básicos de estatística, nomeadamente de estatística descritiva univariada e bivariada com recurso ao programa IBM SPSS Statistics.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificação das potencialidades do SPSS para a análise de dados OA2. Aplicação dos principais métodos de estatística descritiva univariada; OA3. Aplicação dos principais métodos de estatística descritiva bivariada
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução à estatística: noção de população e amostra; tipos de variáveis; etapas do método estatístico; estatística descritiva vs estatística inferencial CP2: Introdução ao SPSS: construção de tabelas de dados; transformação e criação de variáveis CP3. Estatística descritiva univariada com o SPSS: frequências; medidas de síntese; gráficos CP4. Estatística descritiva bivariada com o SPSS: tabelas de contingência; tabelas de comparação de medidas de síntese; gráficos; medidas de associação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 - OA1, 2, 3 CP2 - OA1 CP3 - OA1, 2 CP4 - OA1, 3
Avaliação / Assessment
·
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Todas as aulas são teórico-práticas e decorrem no laboratório de informática. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos ME3. Ativas, com realização de exercícios individualmente ME4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de análises estatísticas em computador ME5. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. ME1 - OA 1, 2, 3 ME2 - OA 1, 2, 3 ME3 - OA 1, 2, 3 ME4 - OA 1, 2, 3 ME5 - OA 1, 2, 3
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Laureano, Raul e Botelho, M. do Carmo (2012). SPSS: o Meu Manual de Consulta Rápida, 2ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo. Folhas de apoio elaboradas pela docente e disponibilizadas no decurso da unidade curricular.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Reis, Elizabeth (2005). Estatística Descritiva, Lisboa: Sílabo. Maroco, João (2007). Análise Estatística com utilização do SPSS, 3ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16