Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02334
Acrónimo :
02334
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
0.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
12.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
12.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2015/2016

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos adquiram os conceitos básicos de estatística, nomeadamente de estatística descritiva univariada e bivariada com recurso ao programa IBM SPSS Statistics.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificação das potencialidades do SPSS para a análise de dados OA2. Aplicação dos principais métodos de estatística descritiva univariada; OA3. Aplicação dos principais métodos de estatística descritiva bivariada

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução à estatística: noção de população e amostra; tipos de variáveis; etapas do método estatístico; estatística descritiva vs estatística inferencial CP2: Introdução ao SPSS: construção de tabelas de dados; transformação e criação de variáveis CP3. Estatística descritiva univariada com o SPSS: frequências; medidas de síntese; gráficos CP4. Estatística descritiva bivariada com o SPSS: tabelas de contingência; tabelas de comparação de medidas de síntese; gráficos; medidas de associação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 - OA1, 2, 3 CP2 - OA1 CP3 - OA1, 2 CP4 - OA1, 3

Avaliação / Assessment


·

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas são teórico-práticas e decorrem no laboratório de informática. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos ME3. Ativas, com realização de exercícios individualmente ME4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de análises estatísticas em computador ME5. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. ME1 - OA 1, 2, 3 ME2 - OA 1, 2, 3 ME3 - OA 1, 2, 3 ME4 - OA 1, 2, 3 ME5 - OA 1, 2, 3

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Laureano, Raul e Botelho, M. do Carmo (2012). SPSS: o Meu Manual de Consulta Rápida, 2ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo. Folhas de apoio elaboradas pela docente e disponibilizadas no decurso da unidade curricular.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Reis, Elizabeth (2005). Estatística Descritiva, Lisboa: Sílabo. Maroco, João (2007). Análise Estatística com utilização do SPSS, 3ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16