Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02334
Acrónimo :
02334
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
0.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
12.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
12.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
12.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos adquiram os conceitos básicos de estatística, nomeadamente de estatística descritiva univariada e bivariada com recurso ao programa IBM SPSS Statistics e ao IBM SPSS Modeler.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Descrever e aplicar conceitos fundamentas de análise de dados OA2. Aplicar os principais métodos de estatística descritiva uni e bivariada OA3. Utilizar o software SPSS Statistics e SPSS Modeler para tarefas de análise de dados

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Introdução à estatística: noção de população e amostra; tipos de variáveis; etapas do método estatístico; estatística descritiva vs estatística inferencial P2: Estatatística descritiva com o SPSS Statistics: construção e edição de tabelas de dados; transformação e criação de variáveis; análise descritiva uni e bivariada (tabelas, gráficos e medidas descritivas) P3: Introdução ao SPSS Modeler: construção de fluxos para leitura, compreensão e preparação de dados; análise descritiva

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objetivos de aprendizagem (OA). Em P1 introduzem-se os conceitos fundamentais em análise de dados, o que vai de encontro ao OA1. No P2, introduzem-se, descrevem-se e aplicam-se as diferentes técnicas de estatística descritiva recorrendo ao SPSS Statistics, o vai de encontro aos OA 1, 2 e 3. Por fim, no P3 introduz-se e utiliza-se o SPSS Modeler para realizar algumas tarefas realizadas em análises de dados, contribuindo para o OA3. P1 - OA 1 P2 - OA 1, 2, 3 P3 - OA 3

Avaliação / Assessment


·

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas são teórico-práticas e decorrem no laboratório de informática. São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2. Participativas, com análise estatística e resolução de exercícios de análise de dados realizados em computador ME3. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (ME) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA). Com metodologias expositivas (ME1) apresentam-se os conceitos associados à análise de dados e suas técnicas descritivas e exemplifica-se a interpretação de resultados das análises efetuadas, contribuindo para o OA1 e OA2. Com metodologias mais participativas (ME2), em que com auxilio de computador os estudantes realizam análises estatísticas, aplicando os conceitos e técnicas descritivas em casos práticos, contribui-se para os três OA. Por fim, sendo a análise de dados muito prática, incentiva-se o autoestudo (ME3), nomeadamente, com a visualização de tutoriais, vídeos, cursos online e leitura de manuais e livros técnicos, reforçando-se os três OA. ME1 - OA 1, 2 ME2 - OA 1, 2, 3 ME3 - OA 1, 2, 3

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Laureano, Raul & Botelho, M. do Carmo (2017). SPSS Statistics: o Meu Manual de Consulta Rápida, 3ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo. ISBN:978-972-618-886-5. Folhas de apoio elaboradas pela docente e disponibilizadas no decurso da unidade curricular.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Reis, Elizabeth (2021). Estatística Descritiva, 7ª Edição, Lisboa: Sílabo. ISBN:978-972-618-476-8. Salcedo, Jesus & McCormick, Keith (2017). IBM SPSS Modeler Essentials, Packt Publishing. ISBN: 978-1788291118

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30