Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos adquiram os conceitos básicos de estatística, nomeadamente de estatística descritiva univariada e bivariada com recurso ao programa IBM SPSS Statistics e ao IBM SPSS Modeler.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Descrever e aplicar conceitos fundamentas de análise de dados OA2. Aplicar os principais métodos de estatística descritiva uni e bivariada OA3. Utilizar o software SPSS Statistics e SPSS Modeler para tarefas de análise de dados
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Introdução à estatística: noção de população e amostra; tipos de variáveis; etapas do método estatístico; estatística descritiva vs estatística inferencial P2: Estatatística descritiva com o SPSS Statistics: construção e edição de tabelas de dados; transformação e criação de variáveis; análise descritiva uni e bivariada (tabelas, gráficos e medidas descritivas) P3: Introdução ao SPSS Modeler: construção de fluxos para leitura, compreensão e preparação de dados; análise descritiva
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objetivos de aprendizagem (OA). Em P1 introduzem-se os conceitos fundamentais em análise de dados, o que vai de encontro ao OA1. No P2, introduzem-se, descrevem-se e aplicam-se as diferentes técnicas de estatística descritiva recorrendo ao SPSS Statistics, o vai de encontro aos OA 1, 2 e 3. Por fim, no P3 introduz-se e utiliza-se o SPSS Modeler para realizar algumas tarefas realizadas em análises de dados, contribuindo para o OA3. P1 - OA 1 P2 - OA 1, 2, 3 P3 - OA 3
Avaliação / Assessment
·
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Todas as aulas são teórico-práticas e decorrem no laboratório de informática. São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2. Participativas, com análise estatística e resolução de exercícios de análise de dados realizados em computador ME3. Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem (ME) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA). Com metodologias expositivas (ME1) apresentam-se os conceitos associados à análise de dados e suas técnicas descritivas e exemplifica-se a interpretação de resultados das análises efetuadas, contribuindo para o OA1 e OA2. Com metodologias mais participativas (ME2), em que com auxilio de computador os estudantes realizam análises estatísticas, aplicando os conceitos e técnicas descritivas em casos práticos, contribui-se para os três OA. Por fim, sendo a análise de dados muito prática, incentiva-se o autoestudo (ME3), nomeadamente, com a visualização de tutoriais, vídeos, cursos online e leitura de manuais e livros técnicos, reforçando-se os três OA. ME1 - OA 1, 2 ME2 - OA 1, 2, 3 ME3 - OA 1, 2, 3
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Laureano, Raul & Botelho, M. do Carmo (2017). SPSS Statistics: o Meu Manual de Consulta Rápida, 3ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo. ISBN:978-972-618-886-5. Folhas de apoio elaboradas pela docente e disponibilizadas no decurso da unidade curricular.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Reis, Elizabeth (2021). Estatística Descritiva, 7ª Edição, Lisboa: Sílabo. ISBN:978-972-618-476-8. Salcedo, Jesus & McCormick, Keith (2017). IBM SPSS Modeler Essentials, Packt Publishing. ISBN: 978-1788291118
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30