Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02337
Acrónimo :
02337
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
16.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
240.0
Horas de Trabalho Total :
280.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo deste seminário é fornecer aos estudantes uma aproximação às teorias sobre cultura e património dotando-os dos instrumentos críticos para intervir nos debates contemporâneos sobre o tema. São sucessivamente abordados os seguintes tópicos: o desenvolvimento histórico do conceito de cultura; cultura e identidade; formas expressivas de cultura, música e literatura oral e tradicional; perspetivas críticas sobre o património; antropologia e patrimonialização; património cultural imaterial; práticas e atores do património cultura imaterial em diferentes contextos culturais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do seminário os estudantes deverão: a) conhecer teorias e conceitos chave sobre cultura e identidade; b) ter uma visão de conjunto de áreas relevantes na pesquisa contemporânea sobre cultura (ritual e performance; literatura oral e tradicional; etnomusicologia; c) dominar os debates contemporâneos em torno do património; d) conhecer conceitos, contextos empíricos e debates relacionados com o património cultural imaterial.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.CULTURA, CULTURAS POPULARES, IDENTIDADE 1.Antropologia contemporânea (Clifford 2005; Guss 2000; Tsing 2005); 2.Conceito antropológico de cultura (Cuche 1999; Oba 2002; Trouillot 2002);3. Cultura e identidade(Handler 1988;1994;Kirshenblatt-Gimblett 1998; Malesevic 2011) 2.FORMAS EXPRESSIVAS DA CULTURA 4.Ritual e performance (Carlson 2011; Schechner 1988; Taylor 2008) 5. Literatura oral e tradicional (Bronner 2007; Ong 1982; Zumthor 1983);6. Etnomusicologia (Nettl 2005; Rice 2007; Stokes 2004) 3.CULTURA E PATRIMÓNIO 7. Perspetivas antropológicas sobre património (Choay 2006; Herzfeld, 1991; 2010; Samuel 1999); 8.PCI(Hafstein 2007; Kirshenblatt-Gimblett 2004; Seeger 2009; Yúdice 2003) 4.PCI 9. PCI em Portugal (Costa 2008;2009);10. PCI: o caso do Brasil (Nunes 2011; Sandroni 2011) 5.PCI E CULTURA. PERSPETIVAS CRÍTICAS 11. Cultura e comunidade (Blake 2009; Brubaker 2002; Latour 2005; Noyes 2006); 12. A circulação da cultura (Levitt 2001, ; Matory 2005; Oliveira 2004)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA a) - Ponto 1 do Programa OA b) - Ponto 2 do Programa OA c) - ponto 3 do Programa OA d) - pontos 4 e 5 do Programa

Avaliação / Assessment


Os estudantes deverão ler os textos de referência indicados para cada sessão. A apresentação dos textos conta 20% da nota final. A assiduidade e participação nas discussões constitui um segundo elemento avaliativos com 20%. No final do semestre, deverá ser apresentado um ensaio individual com o limite máximo de 10 páginas, com valor de 60%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: a) expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência e principais debates; b) participativas, com apresentação e discussão de textos; c) ativas, com preparação de apresentações e elaboração de um ensaio final; d) auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do(a) estudante na preparação das sessões, da apresentação e do ensaio final.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Todo o processo de ensino-aprendizagem se baseia na utilização das metodologias de ensino acima indicadas. As metodologias a) b) e c) são mais importantes durante o período letivo dos seminários. As metodologias c) e d) são mais relevantes para na apresentação de leituras e na elaboração do ensaio final.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Yúdice, G., 2003, The Expediency of Culture. Uses of Culture in the Global Era, Durham NC-London, Duke University Press. Trouillot, M., 2002, "Adieu, Culture. A New Duty Arises", Fox, R. & B. King (eds.), Anthropology Beyond Culture, Oxford-New York, Berg, 37-60. Samuel, R., 1999, "Ressureccionism", Boswell D. & and J. Evans (eds). Representing the Nation: A Reader. Histories, Heritage and Museums, London-New York, 163-184. Handler, R., 1988, Nationalism and the Politics of Culture in Quebec, Madison, Wisconsin University Press. Handler, R., 1994, "Is Identity a Useful Cross-Cultural Concept?", Gillis, J. (ed.), Commemorations. The Politics of National Identity, Princeton NJ, Princeton University Press, 27-40. Brubaker, R., 2002, "Ethnicity Without Groups", Archives Européennes de Sociologie XLIII (2), 163-189.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zumthor, Paul, 1983, Introduction à la Poésie Orale. Paris, Éditions du Seuil. Tsing, Anna L, 2005, Friction. An Ethnography of Global Connections, Princeton, Princeton University Press. Taylor, Diana, 2008, "Performance e Patrimônio Cultural Intangível" Pós 1 (1), 91-103 Stokes, Martin, 2004, "Music and the Global Order," Annual Review of Anthropology 33, 47-72. Seeger, Anthony, 2009, "Lessons Learned from the ICTM (NGO) Evaluation of Nominations for UNESCO Masterpieces of the Oral and Intangible Heritage of Humanity, 2001-5", Smith, L. & N. Agakawa, Intangible Heritage, London-New York, Routledge, 112-128. Schechner, R., 2005 (1977), Performance Theory, London-New York, Routledge. Sandroni, Carlos, 2011, "L'Ethnomusicoloque en Médiateur du Processus Patrimonial. Le Cas de la Samba de Roda", Bortolotto, Ch. (ed.), Le Patrimoine Culturel Immatériel. Enjeux d'une Nouvelle Catégorie, Paris, Éditions de la Maison des Sciences de l'Homme, 233-252. Sandroni, Carlos & Márcia Sant'Anna (eds.), 2006, Samba de Roda no Recôncavo Baiano, Brasília, IPHAN. Rice, Timothy, 2007, "Reflections on Music and Identity in Ethnomusicology," Journal of the Serbian Academy of Sciences and Arts 7, 17-38 http://www.komunikacija.org.rs/komunikacija/casopisi/muzikologija/VII_7/02/download_gb. Ong, Walter, 1982, Orality and Literacy. The Technologizing of the Word. London, New York, Methuen Oliveira, João Pacheco de (ed.), 2004, A Viagem de Volta. Etnicidade, Política e Reelaboração Cultural no Nordeste Indígena, Rio de Janeiro, Contra Capa/ LACED. Oba, Yoshinobu, 2002, "Culture and Anthropology in Ethnographic Modernity", Fox, R. & B. King (eds.), Anthropology Beyond Culture, Oxford-New York, Berg, 61-80 Nunes, Izaurina (ed.), 2011, Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi do Maranhão. Dossiê do registro como Patrimônio Cultural do Brasil, São Luís, IPHAN. Noyes, Dorothy, 2006, "The Judgment of Salomon. Global Protections for Tradition and the Problem of Community Ownership", Cultural Analysis 5, 27-55. Nettl, Bruno, 2005, Ethnomusicology: Thirty-one Issues and Concepts, Urbana, Illinois University Press. Matory, J. Lorand, 2005, Black Atlantic Religion. Tradition, Transnationalism, and Matriarchy in the Afro-Brazilian Candomblé, Princeton, Princeton University Press. Malesevic, Sinisa, 2011, "The Chimera of National Identity", Nations and Nationalism 17 (2), 272-290. Levitt, Peggy, 2001, The Transnational Villagers, Berkeley, University of California Press. Kirshenblatt-Gimblett, B., 2004, "Intangible Heritage as Metacultural Production", Museum International 56 (1-2), 52-65. Kirshenblatt-Gimblett, Barbara, 1998, Destination Culture. Tourism, Museums, and Heritage, Berkeley, University of California Press. Herzfeld, Michael, 2010, "Engagement, Gentrification, and the Neoliberal Hijacking of History", Current Anthropology 51 (Supplement 2), 259-267. Herzfeld, Michael, 1991, A Place in History. Social and Monumental Time in a Cretan Town, Princeton NJ, Princeton University Press. Hafstein, V., 2007, "Claiming Culture : Intangible Heritage Inc., Folklore, Traditional Knowledge", Hemme, D., M. Tauschek & R. Bendix (eds.), Prädicat 'Heritage'. Wertschöpfungen aus Culturellen Ressorcen, Munster, Lit Verlag, 75-100. Guss, David, 2000. The Festive State. Race, Ethnicity and Nationalism as Cultural Performance, Berkeley, University of California Press. Cuche, Denys, 1999, A Noção de Cultura nas Ciências Sociais, Lisboa Fim de Século Costa, Paulo, 2009, "Drawing-up a National-Wide Inventory of ICH in Portugal", International Journal of Intangible Heritage 4, 137-142. Costa, Paulo, 2008, "Discretos Tesouros: Limites à Proteção e outros Contextos para o Inventário do Património Imaterial", Museologia.pt 2, 16-35. Choay, Françoise 2006 (1992), A Alegoria do Património, Lisboa, Edições 70. Clifford, J., 2005, "Rearticulating Anthropology", Segal. D. & S. Yanagizako (eds.), Unwrapping the Sacred Bundle: Reflections on the Disciplining of Anthropology, Durham, Duke University Press, 24-48. Carlson, Marvin, 2011, "O Entrelaçamento dos Estudos Modernos da Performance e as Correntes Atuais em Antropologia" Revista Brasileira de Estudos da Presença 1 (1), 164-188 Bronner, Simon (ed.), 2007, The Meaning of Folklore: the Analytical Essays of Alan Dundes, Utah, Utah State University Press, Blake, 2009, "UNESCO's Convention on Intangible Cultural Heritage: the Implications of Community Involvement in 'Safeguarding'", Smith, L. & N. Agakawa, Intangible Heritage, London-New York, Routledge, 45-73.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16