Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02338
Acrónimo :
02338
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
16.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
240.0
Horas de Trabalho Total :
280.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


1. Proporcionar ao estudante competências com vista à realização de pesquisa antropológica; 2. Analisar o percurso histórico e estatuto actual de seis métodos em particular: observação-participante, etnografia multi-situada, inventariação do património, entrevistas, estudos-de-caso, e histórias de vida; 3. Estimular o pensamento crítico em torno dos efeitos a longo prazo (positivos e negativos) do 'momento pós-moderno' na antropologia; 4. Avaliar a adopção de posturas metodológicas inovadoras e heterodoxas recentes (décadas de 2000 e 2010), particularmente no que respeita à chamada 'investigação qualitativa'; 5. Promover o entendimento dos mais relevantes métodos interdisciplinares usados na análise do Património Cultural Imaterial (PCI).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Abordar a génese do método etnográfico; OA2. Aprofundar o sentido contemporâneo de 'locadidade' bem como de 'múltiplas localidades'; OA3. Sensibilizar investigadores sobre as aplicações práticas e limites de uso de seis metodologias ubíquas; OA4. Salientar o significado de questões éticas; OA5. Analisar as especificidades do património imaterial; OA6. Escolher metodologias específicas adequadas a cada projecto doutoral.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


A. O método etnográfico; B. Outras discussões epistemológicas: etnografia 'em casa', auto-etnografia, etnografia colaborativa; C. Observação-participante (etapas e procedimentos) e etnografia multi-situada; D. Das notas do campo ao texto final; E. O tratamento da informação, as questões éticas; F. A inventariação do Património Cultural Imaterial (processos de recolha e registo); G. A antropologia pósmoderna e o seu legado: antropologia crítica, antropologia reflexiva; H. Entrevistas, diálogos e conversas etnográficas; I. Estudos-de-caso aprofundados; J. Das histórias de vida à 'etnografia narrativa'.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1: Programa - A,B OA2: Programa - C OA3: Programa - B,D,H,I OA4: Programa - E,F,G,H OA5: Programa - D,F OA6: Programa - C,D,E,H,I,J

Avaliação / Assessment


1. Trabalho teórico (até 6 pp.) comparando duas metodologias (50%); 2. Trabalho prático (Relatório Final - até 10 pp.): pesquisa exploratória com base num dos procedimentos metodológicos aprendidos na disciplina (40%); 3. Participação em debates, e discussão em aula do trabalho prático realizado (10%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Aulas teóricas; 2. Ensaio individual teórico; 3. Debates e discussões durante as aulas; 4. Relatório Final prático (exercício de pesquisa exploratória); 5. Apresentação oral do Relatório Final prático.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: PE-A 1,3 OA2: PE-A 1,3 OA3: PE-A 1,2,4 OA4: PE-A 3,5 OA5: PE-A 4,5 OA6: PE-A 1,2,4

Observações / Observations


Cada aula teórica tem a sua própria bibliografia, mais extensa do que estas Bibliografias Básica e Complementar.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ROBBEN, A. & J. SLUKA 2012 (eds.) Ethnographic Fieldwork: An Anthropological Reader. Chichester: Wiley-Blackwell. MARCUS, G. 1998 'Ethnography in/of the World System. The Emergence of Multi-Sited Ethnography' Ethnography Through Thick & Thin. Princeton: Princeton University Press; 79-104. MALINOWSKI, B. 1922 Argonauts of the Western Pacific. London: Routledge. LASSITER, L. 2005 'Ethics and Moral Responsibility' The Chicago Guide to Collaborative Ethnography. Chicago: Univ. of Chicago Press; 79-97. KVALE, S. 1996 InterViews: An Introduction to Qualitative Research Interviewing. Thousand Oaks, California: Sage. GUPTA, A. & J. FERGUSON 1987 'Discipline and Practice: 'The Field' as Site, Method, and Location in Anthropology' Gupta & Ferguson (eds.) Anthropological Locations: Boundaries and Grounds of a Field Science. Berkeley: Univ. of California Press; 1-46. CABRAL, C. 2011 Património Cultural Imaterial: A Convenção da UNESCO e seus Contextos. Lisboa: Edições 70.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


VAN VELSEN, J. 1987 (1967) 'A Análise Situacional e o Método de Estudo de Caso Detalhado' in B. Feldman-Bianco (org.) Antropologia das Sociedades Contemporâneas: Métodos. São Paulo: Global Universitária; 345-74. TEDLOCK, Barbara 2011 'Braiding Narrative Ethnography with Memoir and Creative Nonfiction' in N. Denzin & Y. Lincoln (eds.) The Sage Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks, California: Sage; 331-339. SPRADLEY, James 1979 The Ethnographic Interview. New York: Holt, Rinehart & Winston. SANJEK, Roger & Susan TRATNER 2015 (eds.) eFieldnotes: The Makings of Anthropology in the Digital World. Philadelphia: University of Pennsylvania Press SANJEK, Roger 1990 (ed.) Fieldnotes: The Makings of Anthropology. Ithaca: Cornell University Press. R.A.I. (Royal Anthropological Institute of Great Britain and Northern Ireland) 1967 (1874) Notes and Queries on Anthropology. (6th ed.) London: Routledge & Kegan Paul. PITKIN, Donald 2001 (1985) The House that Giacomo Built: History of an Italian Family 1898-1978. Cambridge: Cambridge University Press / Dowling Scholarly Reprint Series. O'NEILL, Brian Juan 2015 'Histórias de Vida na Antropologia: Novidades Transnacionais' in E. Lechner (coord.) Rostos, Vozes e Silêncios: Uma Pesquisa Biográfica Colaborativa com Imigrantes em Portugal. Coimbra: Almedina / CES; 73-108. MINTZ, Sidney 1974 (1960) Worker in the Cane: A Puerto Rican Life History. New York: W. W. Norton. MEAD, Margaret 1973 'The Art and Technology of Field Work' in R. Naroll & R. Cohen (eds.) A Handbook of Method in Cultural Anthropology. New York: Columbia University Press; 246-265 (com XVI Plates fotográficos). MALINOWSKI, Bronislaw 1997 (1922) 'Introdução: Objecto, Método e Alcance desta investigação' (Introdução ao livro Os Argonautas do Pacífico Ocidental) in M. Cardeira da Silva (org.) Ethnologia, Nova Série, nº 6-8 ('Trabalho de Campo'); 17-38. KUKLICK, Henrika 2008 (ed.) A New History of Anthopology. Oxford: Blackwell. JACKSON, Anthony 1987 (ed.) Anthropology at Home. London: ASA. GLICK-SCHILLER, Nina & Georges Eugene FOURON 2001 Georges Woke Up Laughing: Long-Distance Nationalism and the Search for Home. Durham, North Carolina: Duke University Press. FRAZÃO-MOREIRA, Amélia 2009 'Plantas, Direitos e Cultura: A Antropologia e a Patrimonialização das Concepções, Conhecimentos e Práticas Relativos à Natureza' in P. Costa (coord.) Museus e Património Imaterial: Agentes, Fronteiras, Identidades. Lisboa: Instituto dos Museus e da Conservação; 302-317. FONTANA, Andrea & James FREY 2005 'The Interview: From Neutral Stance to Political Involvement' in N. Denzin & Y. Lincoln (eds.) The Sage Handbook of Qualitative Research (3rd ed.) Thousand Oaks: Sage; 695-727. FLYVBJERG, Bent 2011 'Case Study' (Chapter 17) Norman Denzin & Yvonna Lincoln (eds.) The Sage Handbook of Qualitative Research. (4th ed.) Thousand Oaks, California: Sage; 301-316. FILLIPUCCI, Paola 2009 'Heritage and Metodology: A View from Social Anthropology' in M. L. Soerensen & J. Carman (eds.) Heritage Studies: Methods and Approaches. London: Routledge; 319-325. FARDON, Richard et. al. 2012 (eds.) The Sage Handbook of Social Anthropology. 2 Vols. Thousand Oaks, California: Sage. FALZON, Mark-Anthony 2009 (ed.) Multi-Sited Ethnography: Theory, Praxis, and Locality in Contemporary Research. Surrey: Ashgate. EMERSON, R., R. FRETZ & L. SHAW 1995 Writing Ethnographic Fieldnotes. Chicago: University of Chicago Press; 142-211. ELLEN, Roy 2006, 'Introduction' in R. Ellen (ed.) Ethnobiology and the Science of Humankind. Malden: Blackwell; 1-27. DAVIES, Charlotte A. 1999 Reflexive Ethnography: A Guide to Researching Selves and Others. London: Routledge. COSTA, Paulo F. 2011 Kit de Recolha do Património Imaterial [edição eletrónica] http://www.imc-ip.pt/Data/Documents/DPI/Publicacoes/KIT%20Jovens.pdf BORTOLOTTO, Chiara 2011 Le Patrimoine Culturel Immatériel: Enjeux d'une Nouvelle Catégorie. Paris: Éd. de la MSH. BAMFORD, Sandra & James LEACH 2009 'Introduction: Pedigrees of Knowledge: Anthropology and the Genealogical Method'in S. Bamford & J. Leach (eds.) Kinship and Beyond: The Genealogical Model Reconsidered. New York: Berghahn; 1-23.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16