Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02339
Acrónimo :
02339
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
16.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
240.0
Horas de Trabalho Total :
280.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


A partir das definições e Convenções da UNESCO em matéria de património, pretende-se fornecer uma contextualização histórica do alargamento da noção de património (património cultural, natural e cultural imaterial) e analisar as implicações políticas, sociais e culturais. Serão analisados os debates críticos em torno das políticas da UNESCO, os critical heritage studies, e os novos tipos de património do futuro. O PCI será abordado em termos de: a)Conceitos: diversidade cultural; paisagem cultural; biodiversidade; propriedade cultural; memória e património; direitos culturais.b)Práticas : instrumentos de preservação, inventários e listas, arquivos e bases de dados.c) Valores : valorização das manifestações e expressões culturais; preservação como valor e os valores intrínsecos ao acto de preservar; emoções patrimoniais. d) Apropriações: práticas artísticas contemporâneas e usos do património.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Fomentar o debate crítico em torno do PCI à luz da análise de: OA1 - análise crítica das noções de património natural e património cultural, património cultural material e património cultural imaterial; paisagem cultural. ODS 13 OA2 - diversidade cultural e expressões culturais, propriedade cultural e direitos culturais ODS 10 OA3 - categorização e listas; os processos classificatórios no campo do PCI OA4 - preservação como valor cultural OA5 -patrimónios disputados e memórias OA6 - Usos do património e práticas artísticas contemporâneas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1 Articulação entre museus e PCI. Noção de museologia colaborativa. P2 Da World Heritage List aos Masterpieces of the Oral and Intangible Heritage of Humanity; as implicações das listas P3 Critical heritage studies e a noção de 'authorised heritage discourse'.P4 Património natural e a noção de cultural landscape P5 A noção de perigo e o seu corolário - a preservação . P6 Imperativo de preservar como fenómeno cultural; Preservação do património como valor. P7 ICH e memória; patrimónios disputados; P8 PIC, nostalgia patrimonial e as emoções patrimoniais. P9 Práticas artísticas contemporâneas e usos do património: apropriações -conceito, genealogia e debates ; arte popular: usos e significados; P10 Arquivos, conceito e sua diversidade. O uso do arquivo na produção artística contemporânea.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - P3 e P5 OA2 - P6, P7 e P8 OA3 - P2 e P6 OA4 - P1 e P9 OA5 - P8 e P10 OA6 - P10

Avaliação / Assessment


Duas modalidades de avaliação: a) Seminários: apresentação crítica de textos previamente selecionados e dinamização da discussão em sala de aula + versão escrita da apresentação = 30% b) Ensaio final até 15 páginas ( 70%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Tempo letivo (contexto de aula): apresentação oral e discussão do tema da aula (com leitura prévia)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As 12 sessões implicam leituras prévias de textos e discussão dos mesmos. O espaço do seminário é um espaço de debate informado. As 12 sessões estão divididas em seminários de apresentação e discussão de textos teóricos e seminários com convidados .O equilíbrio entre análise de debates teóricos e estudos de casos deverá permitir aos doutorandos articular os conceitos, as práticas e os valores subjacentes à noção de Património Cultural Imaterial. 1) Aulas expositivas - todas 2) Participativas - todas

Observações / Observations


A UC é lecionada por Nélia Dias ( 1ª módulo) e Sónia Vespeira de Almeida ( 2º módulo)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Smith, L., 2006.Uses of Heritage, Abingdon and New York: Routledge. Schneider, A., 2003. On appropriation?. A critical reappraisal of the concept and its application in global art practices?, Social Anthropology, 11- 2, 215?229 Nas, P. J. M. 2002. 'Masterpieces of Oral and Intangible Culture. Reflections on the UNESCO World Heritage List', Current Anthropology, 43, 139-148. Macdonald, S. 2013. Memoryland, London: Routledge. Kirshenblatt-Gimblett, B., 2006.'World Heritage and Cultural Economics', in Karp, I. and C. A. Kratz eds., Museum Frictions. Public Cultures/ Global Transformations, Durham : Duke University Press, 161-202. Harvey D.C, 2001. 'Heritage Pasts and Heritage Presents : Temporality, Meaning and the Scope of Heritage Studies', International Journal of Heritage Studies, 7(4) 319-338. Harrison, R., 2013, Heritage. Critical Approaches, London and New York: Routledge.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Uzzell, D. 2008, 'Heritage that Hurts', in Fairclough, The Heritage Reader, 502-513. Stoczkowski, W.,2009. 'UNESCO's Doctrine of Human Diversity. A Secular Soteriology?' Anthropology Today, 25 (3), 7-11. Vidal, F and N. Dias eds., 2015. Endangerment, Biodiversity and Culture, London: Routledge. Spieker, S., 2008, The big archive, Art from bureaucracy, Cambridge, Massachusetts London: The MIT Press Smith L., 2021. Emotional Heritage. Visitor engagement at museums and heritage sites, London: Routledge. Young, J.O., 2008. Cultural Appropriation and the Arts, Oxford: Blackwell Publishing Smith L. and Campbell, 2016 'The Elephant in the room: heritage, affect and emotion', A Companion to Heritage Studies, pp. 443-459. Smith, L. and N. Akagawa eds. 2009. Intangible Heritage, London: Routledge. Smith L.,2012. 'Editorial', International Journal of Heritage Studies, 18 (6), 2014, 533-540. Schneider, A. (eds,), 2020, Art, Anthropology and Contested Heritage. Ethnographies of Traces, Great Britain, Bloomsbury Pinto Ribeiro, A., 2021, Novo Mundo. Arte Contemporânea no tempo da pós-memória, Porto, Edições Afrontamento Olwig, K.,2001. ' "Time Out of Mind" - "Mind -Out of Time": Custom versus Tradition in Environmental Heritage Research and Interpretation', International Journal of Heritage Studies, 7 (4), 339-354. Olwiig, K. 2008 'Natural Landscapes in the Representations of National Identity', The Ashgate Research Companion to Heritage and Identity, 73-88. Nielsen, B., 2011. 'UNESCO and the 'Right' Kind of Culture: Bureaucratic Production and Articulation', Critique of Anthropology, 31 (4), 273-292. Meskell, L. ed. 2016. Global Heritage: a Reader, Wiley-Blackwell. Meskell L., 2002. 'Negative Heritage and Past Mastering in Archaeology', Anthropological Quaterly, 557-594. Macdonald, S., 2019, ?Heritage Traces, Differences and Futures: New Research Approaches to Heritage and Society?, Heritage and Society, Krakow, Heritage Forum of Central Europe Logan, W. S., 2008. 'Cultural Diversity, Heritage and Human Rights', in B. Graham and P. Howard eds., The Ashgate Research Companion to Heritage and Identity, London: Ashgate, 439-454. Leopold, R., 2008, ?The second life of ethnographic fieldnotes?, Ateliers du LESC, 32, http://ateliers.revues.org/3132 Leal, J., 2007. ?Metamorfoses da arte popular: Joaquim de Vasconcelos, Vergílio Correia e Ernesto de Sousa?, Etnográfica, Vol. VI (2), 2002, 251-280. Lacerda, Rodrigo. "Worlding a Mbya-Guarani heritage: from dissonant heritage to ontological conflicts". International Journal of Heritage Studies 27 11 (2021): 1133-1148. http://dx.doi.org/10.1080/13527258.2021.1958362. Kurin, R.,2004. 'Museum and Intangible Heritage', ICOM news,7-9. Huyssens A. 1995. Twilight Memories. Marking Time in a Culture of Amnesia, London-New York, Routledge, Holtorf C. 2018, 'Conservation and Heritage as Future', online Holtorf, C. 2016 'Why Cultural Heritage is not at 'risk', online Holtorf, C. 2015. 'Heritage Erasure' - Averting loss- aversion in Cultural Heritage", International Journal of Heritage Studies, 21 (4), 313-317. Hirsch, Marianne. 2012. The Generation of Postmemory. Writing and Visual Culture after the Holocaust. Cambridge: Cambridge University Press Heinich, N. 2012. 'Les émotions patrimoniales', Social Anthropology, 19-33. Heinich, N. 2009, La Fabrique du Patrimoine. 'De la cathédrale á la petite cuillère', Paris, Éditions de la Maison des Sciences de l'Homme. Harvey, D. 2008 'The History of Heritage', Ashgate Research Companion to Heritage and Identity, pp. 19-36. Harrison, R ' World Heritage as Listing', in Vidal/Dias, Endamgerment, Biodiversy and Culture, 2015, p.195-217. Harrison R. and D.B. Rose, 2010. 'Intangible Heritage', in T. Benton ed., Understanding Heritage and Memory, Manchester/Milton Keynes: Manchester University Press, 238-276. Harrison R. and D. O'Donnell, 2010. 'Natural Heritage', in S. West ed., Understanding Heritage in Practice, Manchester/Milton Keyes: Manchester University Press/Open University, 88-126. Hafstein, V. 2009."Intangible Heritage as a List", in L. Smith and N. Akagawa eds., Intangible Heritage, London, Routledge, 93-111. Gillis J. ed., 1994. Commemorations. The Politics of National Identiry, Princeton, New Jersey, Princeton University Press. Garcia Canclini, N., 2010, La sociedad sin relato. Antropologia y estética de la inminencia, Madrid, Katz Editores, 1-25 Foucault, Michel, 1969, L? archeologie du savoir, Paris, Gallimard. Foster, H., 2004, ?An Archival Impulse", October, 110, pp. 3?22 Faria, N. (coord.), 2014, Ernesto de Sousa e a Arte Popular, Guimarães, CIAJG. Fairclough, G. R. Harrison and all, 2008. The Heritage Reader, London, Routledge. Fabre, D. ed., 2013, Émotions patrimoniales, Paris, Éditions de la Maison des Sciences de l'Homme. Enwezor, O., 2008, Archive Fever: uses of Document in Contemporary Art, Gottingen, Steidl, New York, International Center of Photography, pp. 11-51 DeSilvey C. 2008 'Observed Decay', Journal of Material Culture, 318-338. Des Chene, M., 1997, ?Locating the Past?, Gupta, Ahkil; Ferguson, James (eds.), Anthropological Locations, Boundaries and Grounds of a Field Science, Londres, University of California Press, 66:85. Cronon, W. 1996. 'The Trouble with Wilderness", in Cronon ed., Unconmmon Ground: Rethinking the Human Place in Nature, New York, Norton, 23-68. Byrne, D. 2008, 'The Memorialization of Violence and Tragedy: The Human Trauma as Heritage', in The Ashgate Research Companion to Heritage and Identity, 231-244. Boym, S. 2001. The Future of Nostalgia, New York, Basic Books, Bondaz, Bideau, Isnart and al, eds.,2014. Les vocabulaires locaux du 'patrimoine', Zurich: Lit Verlag. Betts P. and Ross, C.eds., 2015. Heritage in the Modern World, Oxford, Oxford University Press. Berliner D. 2005. 'The abuses of Memory: Reflection on the Memory Boom in Anthropology', Anthropological Quarterly, 78,197-211. Benton, T. and Watson N.J.,2010. 'Museum Practice and Heritage', in S. West ed., Understanding Heritage in Practice, Manchester/Milton Keyes: Manchester University Press/Open University, 127-165. Bendix. R, Bortollotto C and all, 2015.Between Imagined Communities and Communities of Practice. Participation, Temporality and the Making of Heritage, Universtatsverlag Gottingen, Alves, V.M. 2013. Arte Popular e Nação no Estado Novo. A Política Folclorista do Secretariado de Propaganda Nacional, Lisboa, Imprensa de Ciencias Sociais. Almeida, S.V.; Cachado R. A, 2019. "Archiving Anthropology in Portugal", Anthropology Today, Vol. 35 (1): 22-25. Aikawa, N.,2004. 'An Historical Overview of the Preparation of the UNESCO International Convention for the Safeguarding of the Intangible Cultural Heritage', Museum International, 56 (1-2) 137-149.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16