Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02343
Acrónimo :
02343
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
16.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
240.0
Horas de Trabalho Total :
280.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/A

Objetivos Gerais / Objectives


Ao concluir esta unidade curricular,os estudantes deverão:a) Encontrar-se familiarizados com os principais paradigmas teóricos e metodológicos actuais na Etnomusicologia, perspectivados a partir das principais correntes actuais nas Ciências Sociais e Humanas, com especial destaque para a Antropologia e osEstudos Culturais.b) Ser capazes de discutir questões epistemológicas,teóricas,metodológicas e éticas centrais para a investigação etnomusicológica.c) Ser capazes de analisar as publicações representativas dos principais paradigmas teóricos da disciplina, e conhecer as principais revistas internacionais da área.d)Ser capazes de enquadrar e discutir teórica e metodologicamente, no domínio da Etnomusicologia, um projecto de investigação situado nas modernas preocupações da disciplina.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Não se aplica visto a FUC remeter para uma UC leccionada na FCSH onde o modelo da FUC não contempla este item

Conteúdos Programáticos / Syllabus


a) Discussão das principais mudanças epistemológicas na Etnomusicologia, com destaque para o pós-modernismo, pós colonialismo e para a teoria crítica.b)Análise do impacto da adopção de novas perspectivas epistemológicas na abordagem etnomusicológica de processos centrais na música nos últimos vinte anos tais como:a globalização da produção e do consumo musicais;a cultura expressiva e a sua relação com a formação de comunidades em diáspora, para a interacção entre elas, e para a sua integração nas sociedades de acolhimento; a cultura expressiva decorrente do processo do encontro colonial; a música e a sua relação com os media;a integração da música dos subalternos e das periferias no mercado global; a manutenção,apropriação e ocultação de hierarquias estéticas Ocidentais; a reprodução ou contestação de relações de poder através da música.c) Análise crítica das principais obras onde se encontram patentes os paradigmas actuais da Etnomusicologia.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos definidos para esta unidade curricular obrigam os estudantes deste ciclo de estudos a confrontarem-se com um conjunto de ideias fundamentais patentes na literatura seleccionada,apresentando-as de forma crítica. Os estudantes são assim estimulados para o conhecimento das principais correntes teóricas,e das fontes e autores mais determinantes para a discussão actualizada. A apresentação e discussão de textos incontornáveis das últimas duas décadas garante a actualização do debate e a sua inserção nas correntes actuais das Ciências Sociais e Humanas.

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada através de: .Avaliação continua da participação nas aulas(20%) .Recensões críticas apresentadas oralmente na aula(30%) .Ensaio escrito entregue no final do semestre (50%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Princípio de aprendizagem colaborativa, centrada no estudante. É estimulada a criatividade, a reflexão e a discussão colaborativa. O ponto de partida inicia-se pela exposição dos principais tópicos por parte do docente, em seguida tem lugar a discussão crítica dos mesmos entre o docente e os doutorandos.São realizadas apresentações de recensões críticas de publicações mais relevantes por parte dos alunos,que constituem casos de estudo para a discussão de tópicos relevantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias adoptadas nesta unidade curricular promovem a autonomia dos estudantes, bem como a sua capacidade reflexiva. Tal permite o desenvolvimento das capacidades críticas indispensáveis para o cumprimentos dos objectivos da unidade curricular, em particular através: .Da discussão em sala de aula, incluindo a capacidade de argumentação informada .Da apresentação crítica de obras, incluindo o seu enquadramento na literatura .Da escrita de uma recensão,incluindo o debate em torno de um tópico ao longo de duas décadas de discussão académica internacional.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Stokes, Martin (2004). "Music and the Global Order," Annual Review of Anthropology 33:47-72. Slobin M. (1993). Subcultural Sounds: Micro- musics of the West. Hanover, CT: Wesleyan University Press. Erlman, Veit(1999).Music,Modernity and the Global Imagination.Oxford:Oxford University Press. Denning, Michael (2015) Noise Uprising: The Audiopolitics of a World Musical Revolution. London:Verso. Born,Georgina & Hesmondhalgh D, (eds) (2000).Western Music and its Others:Difference, Representation and Appropriation in Music. Berkeley: University of California Press. Bohlman, Philip & Radano, Ronald(eds.) (2000). Music and the Racial Imagination.Chicago:Chicago University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


N/A

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16