Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02344
Acrónimo :
02344
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
16.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
240.0
Horas de Trabalho Total :
280.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


1) Refletir teórica e criticamente sobre os conceitos de literatura tradicional e de literatura popular. 2) Desenvolver competências de investigação bibliográfica e de trabalho de campo sobre a literatura tradicional. 3) Perspetivar a constituição patrimonial dos géneros tradicionais. 4) Promover o conhecimento do processo de conservação/recriação dos textos tradicionais e da sua funcionalidade contextual.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Compreender a dimensão patrimonial da literatura conservada pela memória coletiva. OA2: Conhecer o funcionamento tradicional dos textos. OA3: Adquirir competências de investigação teórico-crítica e de trabalho de campo. OA4: Produzir novos conhecimentos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Literatura tradicional - revisão das principais perspetivas teóricas (na interferência da antropologia e da literatura) CP2: A genologia da literatura tradicional: limites e interseções CP3: O património: da memória coletiva à fixação editorial CP4: A prática tradicional dos textos: conservação e recriação CP5: O trabalho de campo: critérios e metodologias

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: CP1, CP2, CP3 OA2: CP2, CP4 OA3: CP1, CP4, CP5 OA4: Todos

Avaliação / Assessment


Apresentação e debate de um artigo de investigação, 20%; redação de um trabalho final individual, 80%. Não há exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Tempo letivo (contexto de aula): ações de apresentação oral, trabalho escrito ou leitura pelos alunos, exposição teórica pelo docente, discussão do tema da aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1 Expositivas (apresentação dos quadros teóricos): OA1, OA2, OA3 2 Ativas (realização de trabalhos individuais ou de grupo): OA2, OA3, OA4 3 Autoestudo (relacionadas com o trabalho autónomo do estudante): todos 4 Participativas (debate sobre textos previamente lidos): todos

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


VASCONCELOS, José Leite de (1963). Contos Populares e Lendas, 2 vols., Coimbra, Universidade. SANTIAGO, Ramón, VALENCIANO, Ana e IGLESIAS, Silvia (2006). Tradiciones discursivas: edición de textos orales y escritos, Madrid, Editorial Complutense. PEDROSA, José Manuel (2010). "¿Literatura oral? ¿Tradicional? ¿Popular? ¿Mitología popular?", in AAVV, Literatura popular. Simposio sobre literatura popular. Definición y propuesta de bibliografía básica, Fundación Joaquín Díaz (edición digital, http://www.funjdiaz.net/imagenes/actas/2010literatura.pdf). FERRÉ, Pere (ed.) (2000-2004). Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna Portuguesa. Versões editadas (1828-1960), 4 vols., Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. COSTA, José Ricardo Marques da (2004). O Livro dos Provérbios Portugueses, 2ª. ed. revista e ampliada, Lisboa, Presença.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


VALENCIANO, Ana (1998). "O estabelecimento dos textos: dos «textos» memorizados e oralizados dos portadores de tradición ós «textos» escritos publicados nunha edición crìtica", in (com axuda de José Luis Forneiro et al.) Os romances tradicionais de Galicia. Catálogo exemplificado dos seus temas, Madrid - Santiago de Compostela, Fundación Ramón Menéndez Pidal, Publicacións do Centro de Investigacións Lingüísticas e Literarias Ramón Piñero, pp. 95-123. NASCIMENTO, Braulio do (2005-2006). "Variantes e Invariantes na Literatura Oral", ELO, Estudos de Literatura Oral, Homenagem a Julio Camarena, 11-12, pp. 167-180. FERRÉ, Pere e CARINHAS, Cristina (2000). Bibliografia do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna (1828-2000), Madrid, Instituto Universitario Menéndez Pidal. CARDIGOS, Isabel with the collaboration of Paulo Correia and J. J. Dias Marques (2006): Catalogue of Portuguese Folktales, Helsinki, Suomalainen Tiedeakatemia, Academia Scientiarum Fennica. ______________ (1998). "Poética de una poesia colectiva" in Arte poética del romancero oral, Parte 2.ª. Memoria, invención, artificio, Madrid, Siglo Veintiuno de España Editores, pp. 145-196. CATALÁN, Diego (1997). "La experiencia del acto recolector y la comparación intertextual en los estúdios del romancero", in Arte poética del romancero oral, Parte 1.ª. Los textos abiertos de creación colectiva, Madrid, Siglo Veintiuno de España Editores, pp. 197-212. BUSTOS, José Jesús de (coord.) (2003). Textualización y oralidad, Madrid, Visor - Instituto Universitario Menéndez Pidal.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16