Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02345
Acrónimo :
02345
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
16.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
240.0
Horas de Trabalho Total :
280.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


● Discutir, sob o pano de fundo de autores clássicos das ciências sociais e humanas, as abordagens recentes das utilizações do ritual e da performance, da festivalização e da parada, da passagem do numinoso ao mercantil no âmbito do Património Cultural Imaterial ● Leitura crítica, apresentação de textos e discussão de bibliografia temática, associadas à abordagem pelas ciências sociais - e em especial a antropologia - do ritual e da performance ● Estimular a capacidade para interrogar e debater as questões teóricometodológicas inerentes à temática ● Aprofundar a reflexão sobre as implicações no âmbito do PCI de novos usos performativos, de formatos de emblematização, patrimonialização e turistificação em sociedades, conjunturas e situações diferenciadas, a partir das ferramentas de um leque disciplinar variado, no quadro das ciências sociais e humanas, com especial enfoque na antropologia;

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Conhecer, problematizar e utilizar os principais conceitos associados ao ritual e à performance no campo do Patromónio Cultural Imaterial; OA2. Desenvolver pensamento crítico na avaliação de processos rituais e performativos através da leitura crítica da bibliografia OA3. Capacidade de comunicar oral e por escrito e de trabalhar individualmente ou em equipa OA4. Incorporar no seu projecto de tese os debates do seminário

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Ritual e performance: da teoria da festa e do ritual aos estudos da performance. Questões teórico-metodológicas P2. Performances culturais e ontologia da performance; performance como modo e como evento comunicativo P3. Ritual e performance: contextos, processos e agentes P4. Ritual, Performance e Património Cultural Imaterial. Questões, problemas e debates P5. Património, desigualdades sociais e minorias P6. Contextos e rituais em mudança P7. A vida das sociedades e a «imensa acumulação de espectáculos» P8. O poder em cena e o papel dos agentes sociais: autenticidade e as políticas e as poéticas do património P9. Aldeias históricas e Património Imaterial P10. Passados e Performances: as recriações históricas. Arquivo e Repertório. P11. Performances rituais e processos de turistificação, mediatização e consumo da performance cultural P.12 Filmando Performances e Rituais. Documentar o Intangível

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - P1, 2, 3, 4 e 5 OA2 - P6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 OA3 - todos OA4 - todos

Avaliação / Assessment


A avaliação no âmbito deste seminário pressupõe a assiduidade nas sessões semanais (pelo menos 70% das sessões), intervindo e participando de maneira informada e comentando os textos sugeridos nos seminários. Assim, cada doutoranda/os deverá cumprir: Participação e discussão dos textos em seminário (40%) Redigir um ensaio final individual escrito (60%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas (docente e convidados), seminários, debates a partir do visionamento de filmes; O doutorando deverá desenvolver as suas capacidades de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral e serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino: 1.Expositivas, apresentação quadros teóricos de referência 2.Participativas, seminal e discussão colectiva 3.Activas, apresentações individuais e de grupo 4. Autoestudo, trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino (ME) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas OA1 e 2 2. Participativas Todas 3. Activas OA3 4. Autoestudo Todos

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


TURNER, V. (1986), The Anthropology of Performance, NY, PAJ Publications TAYLOR, D. (2003) The Archive and the Repertoire: Performing Cultural Memory in the Americas, Durham, Duke University Press SCHNEIDER, A., & WRIGTH, C. (2010) Between Art and Anthropology, Berg, Oxford & New York. SCHECHNER, R (2005) Performance Theory (edição ampliada de "Essays on Performance Theory", 1977, 1988), NY & London, Routledge MANNING, F. (ed.) (1983) The Celebration of Society - Perspectives on Contemporary Cultural Performance, Bowling Green, Bowling Green University Popular Press. LOWENTHAL, D. (1985) The Past is a Foreign Country, Cambridge, CUP. HOBSBAWM, E.; RANGER, T. (1983) The invention of tradition, Cambridge, Cambridge University Press. CANCLINI, N. (1997) Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP BOISSEVAIN, J., org. (1992) Revitalizing European Rituals, London, Routledge

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


WILLIAMS, Raymond (1982) [1958] Culture and Society, London, The Hogarth Press. (1993)[1973] The Country and the City, London, The Hogarth Press. SCHECHNER, Richard (1985) Between Theatre and Anthropology, Philadelphia, University of Pennsylvania Press SEGALEN, Martine (1998) Rites et rituels contemporains, Paris, Nathan. RAPOSO, Paulo et all (2013) A terra do não-lugar: diálogos entre antropologia e performance, Ed. UFSC, Santa Catarina-Brasil RAPOSO, Paulo (2011) Por Detrás da Máscara. Ensaio de Antropologia da Performance sobre os Caretos de Podence. Lisboa: IMC. PRATS, Llorenç (1997) Antropologia y património, Barcelona, Ariel. PEREIRA, Benjamim, ed. (2006) Rituais de Inverno com Máscaras, Bragança, Museu Abade de Baçal. PEIRANO, Mariza (2006) "Temas ou teorias? O estatuto das noções de ritual e performance" in Campus, 7 (2), pp. 9-16. NOYES, Dorothy (2011) La fête ou le fétiche, le geste ou la gestion: du patrimoine culturel immatériel comme effet pervers de la démocratisation, en Chiara Bortolotto (dir..), Le patrimoine culturel immatériel. Enjeux d'une nouvelle catégorie. Paris: Éditions de la Maison des sciences de l'homme, p. 125-148. MESNIL, Marianne (1974) Trois essais sur la Fête - Du Folklore à l'etno-sémiotique, Bruxelles, Ed. de l'Université de Bruxelles. LEAL, João (2000) Etnografias Portuguesas (1870-1970) Lisboa, Publicações D. Quixote. LANGDON, Jean (2007) "Performance e sua diversidade como paradigma analítico" in Antropologia em Primeira Mão, UFSC, Santa Catarina (Brasil) KIRSHENBLATT-GIMBLETT, Barbara (2004) Intangible cultural heritage as a meta-cultural production. Museum International, n° 221-222, «Visages et visions de l'immatériel», p. 53-66. HUGHES-FREELAND, Felicia, CRAIN, Mary 1996 Recasting Ritual, London, Routledge HEINICH, N. (2009) "L'inflation patrimoniale" in Nathalie Heinich La fabrique du patrimoine: de la cathédrale à la p etite cuillère, Paris, Editions de la Maison des sciences de l'homme:15-39. HARTOG, F. (2003) "Patrimoine et présent" in François Hartog Régimes d'historicité - Présentismes et expériences du temps, Paris, Seuil : 163-201. GUTIERREZ, R., FABRE, G. 1995 Feasts and Celebrations in North American Ethnic Communities, Albuquerque, U. N.Mexico Press GOTHAM, Kevin Fox (2002) "Marketing Mardi Gras: Commodification, Spectacle and the Political Economy of Tourism in New Orleans", Urban Studies, 39 (10):1735-1756. (2012) Máscaras, mistérios e segredos, Lisboa, Colibri. GODINHO, Paula, (2011) Festas de Inverno no Nordeste de Portugal - Património, mercantilização e aporias da «cultura popular», Castro Verde, 100Luz FABRE, Daniel (2001) "L'Histoire a changé de lieu", Alban Bensa e Daniel Fabre (dir.) Une Histoire à Soi, Paris, Maison des Sciences de L'Homme :13-41. DUVIGNAUD, Jean (1991) Fêtes et Civilizations, Paris, Actes Sud  1ª edição, Weber, 1973. COX, Harvey (1971) La fête des fous - essai théologique sur les notions de fête et de fantaisie, Paris, Seuil. CONNERTON, Paul (1989)1993 Como as Sociedades Recordam, Oeiras, Celta BORTOLOTTO, Chiara. 2007b. From objects to processes. Unesco's intangible cultural heritage, Journal of Museum Ethnography, n° 19, p. 21-33. BORTOLOTTO, Chiara (2011) Le Patrimoine culturel immatériel. Enjeux d'une nouvelle catégorie. Paris: Éditions de la Maison des sciences de l'homme. BAROJA, Julio Caro (1979) El Carnaval - analisis historico-cultural, Madrid, Taurus. ANICO, Marta; PERALTA, Elsa, eds. Patrimónios e Identidades - Ficções Contemporâneas, Oeiras, Celta

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16