Pacheco, José Augusto, org. (2014) Avaliação externa de escolas: quadro teórico/conceptual. Porto: Porto Editora.
Santos Guerra, Miguel Ángel (2003) Tornar Visível o Quotidiano: Teoria e Prática de Avaliação Qualitativa das Escolas. Porto: Asa.
Sánchez Martínez, Eduardo (2005) Planeamiento Estratégico de la Educación: Elementos Conceptuales y Metodológico. Córdoba: Editorial Brujas.
Bransford, John (2010) How People Learn. Washington DC: National Academy Press.
Araújo, Emília Rodrigues (2005) O papel do sociólogo na escola: contributos, Comunicação à CPCJ. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/3912 /1/O%20papel%20do%20sociologo%20na%20escola.pdf
Afonso, Cátia, Silva, Andreia, Vale, Sónia e Xavier, Paulo (2004) Sociólogos na escola: a dinamização de uma rede educativa, Actas dos ateliers do Vº Congresso Português de Sociologia, Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção. Lisboa: APS.
APS (1992) Código Deontológico. Lisboa: APS.
:
Secundária
Pacheco, José Augusto, org. (2014) Avaliação externa de escolas: quadro teórico/conceptual. Porto: Porto Editora.
Santos Guerra, Miguel Ángel (2003) Tornar Visível o Quotidiano: Teoria e Prática de Avaliação Qualitativa das Escolas. Porto: Asa.
Sánchez Martínez, Eduardo (2005) Planeamiento Estratégico de la Educación: Elementos Conceptuales y Metodológico. Córdoba: Editorial Brujas.
Bransford, John (2010) How People Learn. Washington DC: National Academy Press.
Araújo, Emília Rodrigues (2005) O papel do sociólogo na escola: contributos, Comunicação à CPCJ. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/3912 /1/O%20papel%20do%20sociologo%20na%20escola.pdf
Afonso, Cátia, Silva, Andreia, Vale, Sónia e Xavier, Paulo (2004) Sociólogos na escola: a dinamização de uma rede educativa, Actas dos ateliers do Vº Congresso Português de Sociologia, Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção. Lisboa: APS.
: