Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02396
Acrónimo :
02396
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História de Arte

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


No fim do curso os alunos deverão ser capazes de: Conhecer as principais tendências do colecionismo de arte na atualidade; compreender a actividade curatorial nas suas diversas manifestações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1 = Conhecer as principais tendências do colecionismo de arte na atualidade. OA2 = Conhecer as principais coleções, colecionadores de arte e curadores em Portugal na atualidade. OA3 = Identificar o perfil socioprofissional do curador. OA4 = Discutir criticamente o papel do curador.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta unidade curricular irá contemplar os seguintes temas: I) As configurações das principais coleções de arte contemporânea existentes em Portugal, pertencentes a museus, centros de arte, fundações, bancos. II) O exame aos perfis das colecções: contextos de criação, tipologias e focos de interesse, critérios de selecção de obras e motivações, modalidades de aquisição ou incorporação de depósitos, iniciativa e modelos de financiamento, situação actual e perspectivas futuras, entre outras. III) Visita aos acervos e contacto dos alunos com os responsáveis das colecções / curadores. IV) História recente da curadoria e dos seus pioneiros V) Problematização sobre as complexidades inerentes à figura do curador, através do cruzamento teórico e empírico VI) Mapeamento dos contextos existentes para essa prática e a análise da sua institucionalização; VII) Desafios contemporâneos da curadoria

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: I-III. OA2 - Pontos do programa: I-III. OA3 ? Pontos do programa: V-VI. OA4 ? Pontos do programa: IV, VI-VII.

Avaliação / Assessment


Ao longo do período lectivo, será utilizada um instrumento de avaliação (classificação de 0 a 20 valores Com um peso de 100% na classificação final da UC): - Ensaio Esta avaliação pressupõe que a o aluno assegura uma assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%. A nota do trabalho deve ser no mínimo de 9,5 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas, análise de casos de estudo, visitas de estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas, Objectivos de aprendizagem (OA): Todos Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): análise de casos de estudo Objectivos de aprendizagem (OA): Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


OBRIST, Hans Ulrich. 2008. A Brief History of Curating. Zurique: JPR Ringier. ALTSHULER, Bruce. 2013. Biennials and Beyond: Exhibitions that Made Art History: 1962-2002. Londres/Nova Iorque: Phaidon. ALTSHULER, Bruce (ed.) 2005. Collecting the New, Museums and contemporary Art. Princeton: Princeton University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


TODOLÍ Vicente e João FERNANDES. 1999. ?Circa 1968: Em torno de uma ideia de museu e de colecção?, in Circa 1968. Porto: Fundação de Serralves. SCHUBERT, Karsten. 2000. The Curator´s Egg, the evolutions of the museum concept from French Revolution to the present day. Londres: One-off Press. O'NEILL, Paul, ed. 2006. Curating Subjects. Londres, Amesterdão: Open Editions/De Appel. MELO, Alexandre. 2012. Sistema da Arte Contemporânea. Lisboa: Documenta. LIND, Maria e VELTHUIS, Olav (eds.) 2012. Contemporary art and its comercial markets: a report on current conditions and future scenarios. Berlim: Sternberg Press. HEINICH, Nathalie. 1995. Harald Szeemann, Un cas singulier: Entretien. Paris: L´Échoppe. GROYS, Boris. 2008. ?On the Curatorship?. Art Power. Cambridge, Mass. e Londres: MIT Press. 43-52. GREENBERG, Reesa, Bruce Ferguson e Sandy Nairne, eds. 2002. Thinking about exhibitions. Londres e Nova Iorque: Routledge. FERREIRA, Ana Rita Francisco. 2006. «A via da diversidade: perspectivas e prospecções da actividade curatorial». Dissertação de mestrado. Lisboa: Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. FERNANDES, João. 2009. ?Uma Colecção em construção?, Serralves, 2009, A colecção, Imagens: uma exposição em três partes e obras no parque. Porto: Fundação de Serralves. ESPECIAL, Luísa. 2012. «Os curadores em exposição. Um grupo profissional no mundo da arte contemporânea». Dissertação de doutoramento em Sociologia. Lisboa: ISCTE. DERIEUX, Florence ed. 2007. Harald Szeemann, Méthodologie individuelle. Zurique: Jpr/Ringer e Le Magasin ? Centre National d´Art Contemporain. BEZZOLA, Tobia e Roman Kurzmeyer, eds. lits. 2007. Harald Szeemann with by through because towards despite: catalogue of all exhibitions, 1957-2005. Viena: Springer. ALTSHULER, Bruce. 2008. Salon to Biennial, exhibitions that made Art History, volume I: 1863-1959. Nova Iorque, Londres: Phaidon. ALVES, Isabel e José Miranda Justo, orgs. 1998. Ser moderno... em Portugal. Ernesto de Sousa. Lisboa: Assírio e Alvim.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16