Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02397
Acrónimo :
02397
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História de Arte

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


No fim do curso os alunos deverão ser capazes de: Conhecer os principais mecanismos e procedimentos para identificar, peritar e avaliar obras de arte corretamente.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1 = Conhecer os mecanismos e os procedimentos para identificar corretamente obras de arte; OA2 = Conhecer os mecanismos e os procedimentos para peritar corretamente obras de arte. OA3 = Conhecer os mecanismos e os procedimentos para avaliar corretamente obras de arte.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Identificação de obras de arte: quem, onde e quando foi a obra de arte produzida - Tipologia. Estilo. Materiais. Técnicas. Qualidade. Uso. Época (originais, réplicas e revivalismos). II. Peritagem de obras de arte. Especialistas e peritos. III. Avaliação de obras de arte. Avaliadores. IV. Ciências auxiliares.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: I. OA2 - Pontos do programa: II. OA3 ? Pontos do programa: III-IV.

Avaliação / Assessment


Ao longo do período lectivo, será utilizada um instrumento de avaliação (classificação de 0 a 20 valores Com um peso de 100% na classificação final da UC): - Ensaio Esta avaliação pressupõe que a/o aluno assegura uma assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%. A nota do trabalho deve ser no mínimo de 9,5 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas, análise de casos de estudo (objetos artísticos específicos).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas, Objectivos de aprendizagem (OA): Todos Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): análise de casos de estudo (objetos artísticos específicos) Objectivos de aprendizagem (OA): Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


MONCADA, Miguel Cabral - Peritagem e identificação de Obras de Arte. Porto: Civilização, 2006. Marché de l?Art, l?Expert dans tous ses états ? Actes du colloque. Paris: Syndicat Français des Experts Professionnels en ?uvres d?Art et Objets de Collection, Groupe d?Études et de Recherches sur les Organisations Culturelles, Gestion des Institutions Culturelles Affaires Internationales, Université Paris-Dauphine, 2004. FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís Urbano ? Os Leilões e o Mercado da Arte em Portugal. Estrutura, história, tendências. Lisboa: Scribe, 2012. BOLL, Dirk ? Art for Sale ? A Candid View of the Art Market. Ostfildern: Hatje Cantz Verlag, 2011.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Outros textos fornecidos pelo docente.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16