Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02398
Acrónimo :
02398
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História de Arte

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2014/2015

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


No fim do curso os alunos deverão ser capazes de: analisar criticamente obras de arte de diferentes períodos históricos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1 = perceber as diferentes metodologias existentes para analisar obras de arte OA2 = perceber as diferentes teorias existentes para analisar obras de arte OA3 = aplicar as metodologias e teorias mais adequadas à análise de obras de arte

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A história da história da arte 2. Metodologias da história da arte 3. Teorias da história da arte 4. Análise de obras de arte: estudos de caso

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: 1-2. OA2 - Pontos do programa: 1, 3. OA3 – Ponto do programa: 4.

Avaliação / Assessment


Ao longo do período lectivo, será utilizada um instrumento de avaliação (classificação de 0 a 20 valores Com um peso de 100% na classificação final da UC): - Ensaio Esta avaliação pressupõe que a o aluno assegura uma assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%. A nota do trabalho deve ser no mínimo de 9,5 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas, análise de casos de estudo (objetos artísticos específicos).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas, Objectivos de aprendizagem (OA): Todos Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): análise de casos de estudo (objetos artísticos específicos) Objectivos de aprendizagem (OA): Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


WARBURG, Aby M., Images from the Region of the Pueblo Indians of North America (1923), trad. e estudo de Michael P. Steinberg, Cornell University Press, 1995. SPROCATTI, S. (dir.), Guia de História de Arte, Editorial Presença, Lisboa, (1994). _________, A Trans-.Memória das Imagens. Estudos iconológicos de pintura portuguesa, Cosmos, Lisboa, 2007. SERRÃO, Vitor, A Cripto-História da Arte. Análise de Obras de Arte Inexistentes, Horizonte, Lisboa, 2001. PEREIRA, Paulo, (coord.), História da Arte Portuguesa, 3 vols., Círculo de Leitores, 1995. MONCADA, Miguel Cabral. Peritagem e identificação de Obras de Arte. Porto: Civilização, 2006. DANTO, Arthur C., After the End of Art. Contemporary art and the Pale of History, Princeton University, 1987. CALABRESE, Omar, Como ler uma obra de arte, trad. port., Ed. 70, Lisboa, 1999. ADAMS, Laurie Schneider, The Methodologies of Art. An Introduction, Colorado, Westview Press, 1996.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Outros textos fornecidos pelo docente.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16