Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História de Arte
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2014/2015
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
No fim do curso os alunos deverão ser capazes de: analisar criticamente obras de arte de diferentes períodos históricos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1 = perceber as diferentes metodologias existentes para analisar obras de arte OA2 = perceber as diferentes teorias existentes para analisar obras de arte OA3 = aplicar as metodologias e teorias mais adequadas à análise de obras de arte
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A história da história da arte 2. Metodologias da história da arte 3. Teorias da história da arte 4. Análise de obras de arte: estudos de caso
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: 1-2. OA2 - Pontos do programa: 1, 3. OA3 – Ponto do programa: 4.
Avaliação / Assessment
Ao longo do período lectivo, será utilizada um instrumento de avaliação (classificação de 0 a 20 valores Com um peso de 100% na classificação final da UC): - Ensaio Esta avaliação pressupõe que a o aluno assegura uma assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%. A nota do trabalho deve ser no mínimo de 9,5 valores
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas, análise de casos de estudo (objetos artísticos específicos).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas, Objectivos de aprendizagem (OA): Todos Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): análise de casos de estudo (objetos artísticos específicos) Objectivos de aprendizagem (OA): Todos
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
WARBURG, Aby M., Images from the Region of the Pueblo Indians of North America (1923), trad. e estudo de Michael P. Steinberg, Cornell University Press, 1995. SPROCATTI, S. (dir.), Guia de História de Arte, Editorial Presença, Lisboa, (1994). _________, A Trans-.Memória das Imagens. Estudos iconológicos de pintura portuguesa, Cosmos, Lisboa, 2007. SERRÃO, Vitor, A Cripto-História da Arte. Análise de Obras de Arte Inexistentes, Horizonte, Lisboa, 2001. PEREIRA, Paulo, (coord.), História da Arte Portuguesa, 3 vols., Círculo de Leitores, 1995. MONCADA, Miguel Cabral. Peritagem e identificação de Obras de Arte. Porto: Civilização, 2006. DANTO, Arthur C., After the End of Art. Contemporary art and the Pale of History, Princeton University, 1987. CALABRESE, Omar, Como ler uma obra de arte, trad. port., Ed. 70, Lisboa, 1999. ADAMS, Laurie Schneider, The Methodologies of Art. An Introduction, Colorado, Westview Press, 1996.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Outros textos fornecidos pelo docente.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16