Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa facultar um conhecimento sistemático de conteúdos da Psicologia das Organizações e do Trabalho, nomeadamente os conceitos e modelos de organização, trabalho, estruturas e processos organizacionais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1 - Descrever a natureza das organizações e do trabalho; OA2 - Identificar e contrastar as principais abordagens teóricas sobre a orgânica e funcionamento organizacional; OA3 - Identificar os elementos-chave de uma estrutura organizacional e os factores que os influenciam; OA4 - Analisar os processos organizacionais e identificar as metodologias de análise do trabalho e de intervenção organizacional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. A psicologia organizacional 1.1. Os conceitos de organização, estrutura, trabalho e atividade 1.2. Abordagens teóricas (economicista, humanista, sistémica, política e cultural) CP2. Elementos da estrutura e do funcionamento organizacional 2.1. Estruturar atividades e responsabilidades na organização: as configurações estruturais 2.2. Fatores de diferenciação da estrutura: Cultura, Poder, Tecnologia, Atividade, Produção CP3. A psicologia do trabalho 3.1. A emergência da psicologia do trabalho 3.2. Princípios teóricos e conceitos básicos CP4. Processos básicos nas organizações e abordagens metodológicas: 4.1. Análise de funções, análise de competências e análise da atividade 4.2. O processo de intervenção ergonómica
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos estão vinculados aos objetivos de aprendizagem de tal forma que: 1) o primeiro conteúdo programático facilita a compreensão da natureza das organizações (OA1) e principais abordagens teóricas (OA2) ; 2) o segundo conteúdo programático visa facilitar a análise da orgânica e funcionamento (OA2) junto com a identificação dos elementos estruturais (OA3); 3) o terceiro conteúdo programático visa facilitar a descrição da natureza do trabalho (OA1); 4) o quarto conteúdo programático visa capacitar para a análise dos processos de trabalho (OA4).
Avaliação / Assessment
A avaliação ao longo do semestre tem duas componentes: 1) trabalho de grupo (50%) e 2) teste escrito individual (50%). A nota do trabalho de grupo resulta da média de uma apresentação oral (50%) e um relatório escrito (50%). A avaliação ao longo do semestre implica uma presença não inferior a 2/3 do número de aulas. A aprovação implica um mínimo de 8 valores em ambos os instrumentos de avaliação e uma média final não inferior a 10. A avaliação final é realizada por meio de um único instrumento: exame escrito individual (100%). A aprovação na UC é concedida com pelo menos 10 valores neste instrumento.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência). - Metodologia participativa (e.g. exercícios de grupo ou individuais em aula, discussão de casos). - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalhos de grupo e individuais). - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia para os exercícios / participação em aula, escrita relativamente a exercícios individuais, pesquisa para o trabalho de grupo, elaboração do relatório escrito e apresentação oral).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Cada metodologia de ensino está relacionada com os objetivos de aprendizagem: - Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência): todos os objetivos. - Metodologia participativa (e.g. exercícios de grupo ou individuais em aula, discussão de casos): todos os objetivos. - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalhos de grupo e individuais): OA1 e OA2 - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia para os exercícios/participação em aula, escrita relativamente a exercícios individuais, pesquisa para o trabalho de grupo, elaboração do relatório escrito e apresentação oral): todos os objetivos.
Observações / Observations
Nada a observar.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Caetano, A., Neves, J. & Ferreira, J.M.C. (2020). Psicossociologia das Organizações: fundamentos e aplicações Lisboa: Sílabo Editora. Mintzberg, H. (2023). Understanding organizations... Finally!: Structuring in sevens. Berret- Koehler Pubs. Salvendy, G. & Karwowski, W. (2021). Handbook of Human Factors and Ergonomics, Wiley.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
É identificada bibliografia complementar para cada conteúdo programático no plano de aulas disponibilizado no início das aulas. / A specific set of complementary references will be identified in the class plan made available at the beginning of the classes.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25