Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02399
Acrónimo :
02399
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa facultar um conhecimento sistemático de conteúdos da Psicologia das Organizações e do Trabalho, nomeadamente os conceitos e modelos de organização, trabalho, estruturas e processos organizacionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1 - Descrever a natureza das organizações e do trabalho; OA2 - Identificar e contrastar as principais abordagens teóricas sobre a orgânica e funcionamento organizacional; OA3 - Identificar os elementos-chave de uma estrutura organizacional e os factores que os influenciam; OA4 - Analisar os processos organizacionais e identificar as metodologias de análise do trabalho e de intervenção organizacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. A psicologia organizacional 1.1. Os conceitos de organização, estrutura, trabalho e atividade 1.2. Abordagens teóricas (economicista, humanista, sistémica, política e cultural) CP2. Elementos da estrutura e do funcionamento organizacional 2.1. Estruturar atividades e responsabilidades na organização: as configurações estruturais 2.2. Fatores de diferenciação da estrutura: Cultura, Poder, Tecnologia, Atividade, Produção CP3. A psicologia do trabalho 3.1. A emergência da psicologia do trabalho 3.2. Princípios teóricos e conceitos básicos CP4. Processos básicos nas organizações e abordagens metodológicas: 4.1. Análise de funções, análise de competências e análise da atividade 4.2. O processo de intervenção ergonómica

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos estão vinculados aos objetivos de aprendizagem de tal forma que: 1) o primeiro conteúdo programático facilita a compreensão da natureza das organizações (OA1) e principais abordagens teóricas (OA2) ; 2) o segundo conteúdo programático visa facilitar a análise da orgânica e funcionamento (OA2) junto com a identificação dos elementos estruturais (OA3); 3) o terceiro conteúdo programático visa facilitar a descrição da natureza do trabalho (OA1); 4) o quarto conteúdo programático visa capacitar para a análise dos processos de trabalho (OA4).

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre tem duas componentes: 1) trabalho de grupo (50%) e 2) teste escrito individual (50%). A nota do trabalho de grupo resulta da média de uma apresentação oral (50%) e um relatório escrito (50%). A avaliação ao longo do semestre implica uma presença não inferior a 2/3 do número de aulas. A aprovação implica um mínimo de 8 valores em ambos os instrumentos de avaliação e uma média final não inferior a 10. A avaliação final é realizada por meio de um único instrumento: exame escrito individual (100%). A aprovação na UC é concedida com pelo menos 10 valores neste instrumento.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência). - Metodologia participativa (e.g. exercícios de grupo ou individuais em aula, discussão de casos). - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalhos de grupo e individuais). - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia para os exercícios / participação em aula, escrita relativamente a exercícios individuais, pesquisa para o trabalho de grupo, elaboração do relatório escrito e apresentação oral).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Cada metodologia de ensino está relacionada com os objetivos de aprendizagem: - Metodologia expositiva (e.g. apresentação de conceitos, modelos teóricos de referência): todos os objetivos. - Metodologia participativa (e.g. exercícios de grupo ou individuais em aula, discussão de casos): todos os objetivos. - Metodologia Ativa (e.g. realização de trabalhos de grupo e individuais): OA1 e OA2 - Estudo autónomo (e.g. pesquisa e leitura da bibliografia para os exercícios/participação em aula, escrita relativamente a exercícios individuais, pesquisa para o trabalho de grupo, elaboração do relatório escrito e apresentação oral): todos os objetivos.

Observações / Observations


Nada a observar.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Caetano, A., Neves, J. & Ferreira, J.M.C. (2020). Psicossociologia das Organizações: fundamentos e aplicações Lisboa: Sílabo Editora. Mintzberg, H. (2023). Understanding organizations... Finally!: Structuring in sevens. Berret- Koehler Pubs. Salvendy, G. & Karwowski, W. (2021). Handbook of Human Factors and Ergonomics, Wiley.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


É identificada bibliografia complementar para cada conteúdo programático no plano de aulas disponibilizado no início das aulas. / A specific set of complementary references will be identified in the class plan made available at the beginning of the classes.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25