Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02399
Acrónimo :
02399
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa iniciar os alunos nos conteúdos da Psicologia das Organizações e do Trabalho, nomeadamente os conceitos de organização, trabalho, estruturas e processos organizacionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os alunos que concluam com sucesso em unidade curricular serão capazes de: OA1 - Descrever a natureza das organizações e do trabalho; OA2 - Identificar e contrastar as principais abordagens teóricas sobre a orgânica e funcionamento organizacional; OA3 - Identificar os elementos-chave de uma estrutura organizacional e os factores que os influenciam; OA4 - Analisar os processos organizacionais e identificar as metodologias de análise do trabalho e de intervenção organizacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. A psicologia organizacional 1.1. Os conceitos de organização, estrutura, trabalho e atividade 1.2. Abordagens teóricas (clássicas, relações humanas, sociotécnica, contingencial) CP2. Elementos da estrutura e do funcionamento organizacional 2.1. Estruturar atividades e responsabilidades na organização: as configurações estruturais 2.2. Fatores de diferenciação da estrutura: Cultura, Poder, Tecnologia, Atividade, Produção CP3. A psicologia do trabalho 3.1. A emergência da psicologia do trabalho 3.2. Princípios teóricos e conceitos básicos CP4. Processos básicos nas organizações e abordagens metodológicas: 4.1. Análise de funções, análise de competências e análise da atividade 4.2. O processo de intervenção ergonómica

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


CP1 - OA1 e OA2 CP2 - OA2 e OA3 CP3 - OA1 e OA4 CP4 - OA4

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica tem duas componentes: 1) trabalho de grupo (50%) e 2) teste individual (50%). A nota do trabalho de grupo resulta da média de uma apresentação oral (50%) e um relatório escrito (50%). A avaliação periódica implica uma presença não inferior a 2/3 do número de aulas. A aprovação implica um mínimo de 8 valores em ambos os instrumentos de avaliação e uma média final não inferior a 10. A avaliação final é realizada por meio de um único instrumento: exame individual (100%). A aprovação na UC é concedida com pelo menos 10 valores neste instrumento.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Haverá sessões de exposição teórica (metodologias expositivas, sessões teórico-práticas com exercícios e discussão de casos e temas (metodologias participativas). Estão igualmente previstas metodologias ativas com a realização do trabalho de grupo, que pressupõe contacto com contextos organizacionais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Met. Expositivas - Todos os OA Met. Participativas - OA2 a OA4 Met. Ativas - Todos os OA

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Mintzberg, H. (1995). Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa: Publicações D. Quixote. Leplat, J. & Cuny, X. (1983). Introdução à psicologia do trabalho. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Guérin, F., Laville, A., Daniellou, F., Duraffourg, J. & Kerguelen, A. (2006). Compreender o trabalho para transformá-lo: a prática da ergonomia. São Paulo: Edgard Blücher. Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C. & Cardoso, C.C. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: Editora RH. Caetano, A., Neves, J. & Ferreira, J.M.C. (2020). Psicossociologia das Organizações: fundamentos e aplicações Lisboa: Sílabo Editora.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Shippmann, J.S., Ash, R.A., Battista, M., Carr, L., Eyde, L.D., et al. (2000). The practice of competency modeling. Personnel Psychology, 53, 703-740. Robbins, S.P. & Judge, T.A. (2017). Organizational Behavior (17th ed). New Jersey: Pearson Education, Inc. Peiró, J.M., & Prieto, F. (Eds.). (1996). Tratado de psicologia del trabajo (Vol.I e II). Madrid: Síntesis. Neves, J. G. (2000). Clima organizacional, cultura organizacional e gestão de recursos humanos. Lisboa, RH Editora. Neves, J. (2014). Psicologia organizacional: indivíduo, trabalho e organização. In, S.P. Gonçalves (Coord.), Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e Práticas. Lisboa: Pactor. Landy, F.J. & Conte, J.M. (2017). Work in the 21st century : an introduction to industrial and organizational psychology (5th ed). Hoboken: John Wiley. Castillo, J. & Villena, J. (Org.). (2005). Ergonomia - conceitos e métodos. Lisboa: Dinalivro. Almeida, F. (2015). A Análise do Trabalho. In A.I. Ferreira, L.F. Martinez, F.G. Nunes, & H. Duarte (Eds), Gestão de recursos humanos para gestores. Lisboa: Editora RH.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16