Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02400
Acrónimo :
02400
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular visa iniciar o aluno nos conteúdos da Liderança de Equipas de Trabalho e nas Organizações, nomeadamente as diversas abordagens e teorias da liderança, compreendendo a sua relevância para a eficácia das equipas de trabalho e das organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Descrever a natureza da Liderança nas Equipas de Trabalho e nas Organizações; OA2 - Identificar e contrastar as principais abordagens teóricas sobre Liderança e o seu impacto no contexto e dinâmica organizacional; OA3 - Analisar os processos individuais e contextuais subjacentes à Liderança nas Equipas de Trabalho e nas Organizações e identificar as metodologias de análise e intervenção organizacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Introdução ao estudo da liderança: definições de liderança e taxonomia clássica das teorias da liderança: (1) Abordagens dos Traços e das Competências, (2) Abordagens Situacionais e Contingenciais CP2 - Perspetivas de liderança: (3) Teoria da Troca Líder-Membro, (4) Liderança Transformacional e Carisma, (5) Liderança Ética, e de Serviço; (6) Liderança Sustentáve e baseada no propósitol; (7) Liderança paradoxal; (8) Género e liderança; (9) Auto-liderança; CP3 - Introdução ao estudo das Equipas de Trabalho: definições e modelos de eficácia; Desenvolvimento temporal CP4 - (1) Liderança de equipas. Perspetiva funcional e dinâmica; (2) Liderança emergente; (3) Liderança de equipas virtuais; (4) Desenvolvimento da liderança

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos 1, 2 e 4 alinham-se com o OA1 e OA2, que consiste na descrição da liderança em contexto de trabalho e nas equipas e na identificação das principais abordagens teóricas sobre a liderança e a compreensão do seu impacto nas dinâmicas organizacionais e de equipa. O conteúdo programático 3 e 4 respondem ao OA3, na medida em que se centram em aspetos de grupo/contextuais (vs individuais) relevantes para a liderança de equipas. Finalmente, o conteúdo pedagógico na sua totalidade dá também resposta ao OA3, sendo que nas diversas formas de olhar para a liderança nas organizações serão abordadas metodologias de análise e avaliação da liderança, bem como abordados aspetos de intervenção organizacional.

Avaliação / Assessment


A avaliação ao longo do semestre tem 2 componentes: (1) Trabalho de grupo (40%) obrigatório para todos. O trabalho inclui apresentação oral (10%) e relatório escrito (30%); (2) Teste individual (60%) sobre todos os conteúdos programáticos. A aprovação é obtida com média ponderada das 2 componentes igual ou superior a 9,5 e igual ou superior a 8 valores em cada componente de avaliação. A avaliação por exame inclui apenas um instrumento de avaliação, exame (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teórico-práticas desta unidade recorrem a: metodologia expositiva (apresentação das perspetivas teóricas) e metodologias participativa e ativa (exercícios em pequenos grupos, apresentações orais e discussão de casos). Espera-se que o trabalho autónomo dos alunos seja centrado na laitura da bibliografia recomendada e no trabalho de casos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias expositivas relacionam-se com todos os OA da UC, na medida em que será transmitido conhecimento teórico e conceptual aos alunos. As metodologias participativas e ativas dão resposta ao OA3, uma vez que requerem a discussão e análise de casos por parte dos alunos, bem com o desenho de potenciais intervenções para situações específicas.

Observações / Observations


No observations

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Northhouse, P. G. (2021). Leadership: Theory and Practice (9th Ed). Thousand Oaks: Sage. Morgeson, F. P., DeRue, S. D., & Karam, E. P. (2010). Leadership in teams: A functional approach to understanding leadership structures and processes. Journal of Management, 36, 5-39.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Badura, K. L., Galvin, B. M., & Lee, M. Y. (2022). Leadership emergence: An integrative review. Journal of Applied Psychology, 107(11), 2069. Banks, G. C., Fischer, T., Gooty, J., & Stock, G. (2021). Ethical leadership: Mapping the terrain for concept cleanup and a future research agenda. The Leadership Quarterly, 32(2), 101471. Banks, G.C., Engemann, K.N., Williams, C.E., Gooty, J., McCauley, K.D., & Medaugh, M.R. (2017). A meta-analytic review and future research agenda of charismatic leadership. The Leadership Quarterly. 28(4), 508-529 Banks, G.C., McCauley, K.D., Gardner, W.L., & Guler, C.E. (2016). A meta-analytic review of authentic and transformational leadership: A test for redundancy. The Leadership Quarterly, 27, 634-652. Ceri-Booms, M., Curçeu, P.L., Oerlemans, L.A.G. (2017). Task and person-focused leadership behaviors and team performance: A meta-analysis. Human Resource Management Review, 27, 178-192. Day, D. V., Riggio, R. E., Tan, S. J., & Conger, J. A. (2021). Advancing the science of 21st-century leadership development: Theory, research, and practice. The Leadership Quarterly, 32(5), 101557. Frémeaux, S., & Pavageau, B. (2022). Meaningful leadership: how can leaders contribute to meaningful work?. Journal of Management Inquiry, 31(1), 54-66. Hanna, A. A., Smith, T. A., Kirkman, B. L., & Griffin, R. W. (2021). The emergence of emergent leadership: A comprehensive framework and directions for future research. Journal of Management, 47(1), 76-104 Harari, M. B., Williams, E. A., Castro, S. L., & Brant, K. K. (2021). Self‐leadership: A meta‐analysis of over two decades of research. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 94(4), 890-923. Hartog, Den, D. N. (2015). Ethical Leadership. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 2(1), 409-434. http://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-032414-111237 Ilgen, D.R., Hollenbeck, J.R., Johnson, M. & Jundt, D. (2005). Teams in organizations: From input-process-output models to IMOI models. Annual Review of Psychology, 56, 517-543. Jago, A.G. (1982). Leadership: Perspectives in theory and research. Management Science, 28, 315-336. Knotts, K., Houghton, J. D., Pearce, C. L., Chen, H., Stewart, G. L., & Manz, C. C. (2022). Leading from the inside out: a meta-analysis of how, when, and why self-leadership affects individual outcomes. European Journal of Work and Organizational Psychology, 31(2), 273-291. Kozlowski , S.W.J., Mak, S., & Chao, G.T. (2016). Team-centric leadership: An integrative review. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 3, 21-54. Langhof, J. G., & Güldenberg, S. (2020). Servant Leadership: A systematic literature review—toward a model of antecedents and outcomes. German Journal of Human Resource Management, 34(1), 32-68. Lewin, K., Lipitt, R., & White, R. K. (1939). Patterns of aggressive behavior in experimentally created "social climates". Journal of Social Psychology, 10, 271-299. Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A temporally based framework and taxonomy of team processes. Academy of Management Review, 26, 356-376. Siangchokyoo, N., Klinger, R. L., & Campion, E. D. (2020). Follower transformation as the linchpin of transformational leadership theory: A systematic review and future research agenda. The Leadership Quarterly, 31(1), 101341. van Knippenberg, D. (2020). Meaning-based leadership. Organizational Psychology Review, 10(1), 6-28. Zaccaro, S.J., Rittman, A.L., & Marks, M.A. (2001). Team Leadership. The Leadership Quarterly, 12, 451- 483. Zhang, M. J., Zhang, Y., & Law, K. S. (2022). Paradoxical leadership and innovation in work teams: The multilevel mediating role of ambidexterity and leader vision as a boundary condition. Academy of Management Journal, 65(5), 1652-1679.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-19