Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular visa iniciar o aluno nos conteúdos da Liderança de Equipas de Trabalho e nas Organizações, nomeadamente as diversas abordagens e teorias da liderança, compreendendo a sua relevância para a eficácia das equipas de trabalho e das organizações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 - Descrever a natureza da Liderança nas Equipas de Trabalho e nas Organizações; OA2 - Identificar e contrastar as principais abordagens teóricas sobre Liderança e o seu impacto no contexto e dinâmica organizacional; OA3 - Analisar os processos individuais e contextuais subjacentes à Liderança nas Equipas de Trabalho e nas Organizações e identificar as metodologias de análise e intervenção organizacional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Introdução ao estudo da liderança: definições de liderança e taxonomia clássica das teorias da liderança: (1) Abordagens dos Traços e das Competências, (2) Abordagens Situacionais e Contingenciais CP2 ? Perspetivas de liderança: (3) Teoria da Troca Líder-Membro, (4) Liderança Transformacional e Carisma, (5) Liderança Ética, Autêntica e de Serviço; (6) Liderança Compassiva e liderança Sustentável; (7) Género e liderança CP3 - Introdução ao estudo das Equipas de Trabalho: definições e modelos de eficácia; Desenvolvimento temporal CP4 ? (1) Liderança de equipas ? perspetiva funcional e dinâmica; (2) Liderança de equipas virtuais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1: OA1 e OA2 CP2: OA1 e OA2 CP3: OA3 CP4: OA1, OA2 e OA3
Avaliação / Assessment
A avaliação tem 2 componentes: (1) Trabalho de grupo (40%) obrigatório para todos. O trabalho inclui apresentação oral (10%) e relatório escrito (30%); (2) Teste individual (60%) sobre todos os conteúdos programáticos. A aprovação é obtida com média ponderada das 2 componentes igual ou superior a 9,5 e igual ou superior a 8 valores em cada componente de avaliação. Nos exames de 2.ª época e de época especial existirá apenas um instrumento de avaliação (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas teórico-práticas desta unidade recorrem a: metodologia expositiva (apresentação das perspetivas teóricas) e metodologias participativa e ativa (exercícios em pequenos grupos, apresentações orais e discussão de casos).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias expositivas: Todos os OA Metodologias participativas: OA3 Metodologias ativas: Todos os OA
Observações / Observations
No observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Morgeson, F. P., DeRue, S. D., & Karam, E. P. (2010). Leadership in teams: A functional approach to understanding leadership structures and processes. Journal of Management, 36, 5-39. Northhouse, P. G. (2016). Leadership: Theory and Practice (7th Ed). Thousand Oaks: Sage.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
*Whenever needed, suplementar references and other support materials will be provided to the students and made available in the e-learning platform at https://moodle22.iscte-iul.pt/login/index.php * Referências adicionais e outros materiais de apoios serão sugeridos ao longo das aulas e sempre que possível, disponibilizados na plataforma e-learning em https://moodle22.iscte-iul.pt/login/index.php Tepper, B. J. (2000). Consequences of Abusive Supervision. Academy of Management Journal, 43(2), 178-190. http://doi.org/10.5465/1556375 Zhang, Y., & Bednall, T. C. (2015). Antecedents of Abusive Supervision: a Meta-analytic Review. Journal of Business Ethics, 139(3), 455-471. http://doi.org/10.1007/s10551-015-2657-6 Hartog, Den, D. N. (2015). Ethical Leadership. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 2(1), 409-434. http://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-032414-111237 Brown, M. E., Treviño, L. K., & Harrison, D. A. (2005). Ethical leadership: A social learning perspective for construct development and testing. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 97(2), 117-134. http://doi.org/10.1016/j.obhdp.2005.03.002 Brett, J., & Thompson, L. (2016). Negotiation. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 136, 68-79. http://doi.org/10.1016/j.obhdp.2016.06.003 Robbins, S. P. & Judge, T. A: (2017). Organizational behavior. Harlow: Pearson Education (Chapter 14) Griffin, R. W. & Moorhead, G. (2014). Organizational behavior: Managing people and organizations. Mason: Cengage Learning (Chapter 8) Santos, C.M., Passos, A.M., Uitdewilligen, S., & Nübold, A. (2016). Shared temporal cognitions as substitute for temporal leadership: An analysis of their effects on temporal conflict and team performance. The Leadership Quarterly, 27, 574-587. Ceri-Booms, M., Curşeu, P.L., Oerlemans, L.A.G. (2017). Task and person-focused leadership behaviors and team performance: A meta-analysis. Human Resource Management Review, 27, 178-192. Kozlowski , S.W.J., Mak, S., & Chao, G.T. (2016). Team-centric leadership: An integrative review. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 3, 21-54. Zaccaro, S.J., Rittman, A.L., & Marks, M.A. (2001). Team Leadership. The Leadership Quarterly, 12, 451- 483. Ilgen, D.R., Hollenbeck, J.R., Johnson, M. & Jundt, D. (2005). Teams in organizations: From input-process-output models to IMOI models. Annual Review of Psychology, 56, 517-543. Salas, E., Goodwin, G.F., & Burke C.S. (2009). Team effectiveness in complex organizations: Cross-disciplinary perspective and approaches. New York: Routledge, Taylor & Francis Group. Thompson, L. L. (2004). Making the team: A guide for managers (2nd edition). New Jersey: Prentice Hall. Hackman, J.R. (1987). The design of work teams. In J.W. Lorsch (Ed.). Handbook of organizational behavior (pp. 315-342). New York: Prentice Hall. Yammarino, F. (2013). Leadership: Past, present, and future. Journal of Leadership & Organizational Studies, 20, 149-155. Banks, G.C., McCauley, K.D., Gardner, W.L., & Guler, C.E. (2016). A meta-analytic review of authentic and transformational leadership: A test for redundancy. The Leadership Quarterly, 27, 634-652. Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001). A temporally based framework and taxonomy of team processes. Academy of Management Review, 26, 356-376. Banks, G.C., Engemann, K.N., Williams, C.E., Gooty, J., McCauley, K.D., & Medaugh, M.R. (in press). A meta-analytic review and future research agenda of charismatic leadership. The Leadership Quarterly. Advanced online publication. Lewin, K., Lipitt, R., & White, R. K. (1939). Patterns of aggressive behavior in experimentally created "social climates". Journal of Social Psychology, 10, 271-299. Judge, T.A., Piccolo, R.F., & Kosalka, T. (2009). The bright and dark sides of leader traits: A review and theoretical extension of the leader trait paradigm. The Leadership Quarterly, 855-875. Jago, A.G. (1982). Leadership: Perspectives in theory and research. Management Science, 28, 315-336.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-06-11