Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Ter concluido pelo menos 3 semestres da licenciatura
Objetivos Gerais / Objectives
O Estágio em Sociologia tem como objetivos gerais proporcionar aos alunos que frequentam a licenciatura em sociologia um contacto direto com a prática profissional dos sociólogos, na diversidade de contextos onde estes possam exercer a sua atividade, e permitir o treino de competências teóricas e metodológicas adquiridas através da sua aplicação no âmbito do trabalho dos sociólogos e das equipas pluridisciplinares em que estes se integrem e que vierem a acolher o aluno. O Estágio em Sociologia visa também contribuir para o alargamento das áreas de integração profissional dos diplomados em Sociologia.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos que realizarem Estágio em Sociologia estarão em condições de: OA1- conhecer setores do mercado de trabalho onde os/as sociólogos/as atuam OA2- conhecer práticas profissionais dos/as sociólogos/as, respetivos problemas e soluções mobilizadas no exercício das suas atividades profissionais OA3- desenvolver capacidades de utilização das teorias e metodologias da sociologia no âmbito da atividade científica ou técnica realizada pelo/a sociólogo/a OA4- aplicar princípios deontológicos da sociologia e reconhecer as implicações éticas e cívicas da atividade profissional do/a sociólogo/a OA5- evidenciar competências gerais de pesquisa, trabalho em equipa e resolução de problemas
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Organização do processo de colocação dos/as alunos em estágio; CP2. Definição do local de estágio e do seu período de realização; CP3. Formalização do estágio: elaboração de protocolo, identificação do orientador externo, elaboração do plano de trabalho em conjunto com a instituição, definição dos objetivos gerais do estágio; CP4. Preparação para integrar o local de estágio: sessões de orientação; CP5. Integração nas atividades regulares da organização/instituição, no âmbito das respetivas valências e equipas; CP6. Relatório de estágio sobre o trabalho realizado e que inclua a caracterização da organização onde decorreu o estágio; CP7. Exposição seminarial sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio e balanço crítico.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP1; CP2 OA2: CP3; CP4 OA3: CP4; CP5; CP6; CP7 OA4: CP5; CP7 OA5: CP5; CP7
Avaliação / Assessment
Realização de relatório de estágio (10-15pp) c/os seguintes elementos: Caracterização do contexto institucional (história, organização, missão e serviços, estrutura orgânica e modo de funcionamento);Enquadramento do departamento/serviço onde decorre o estágio;Descrição das atividades desenvolvidas(funções, responsabilidades, agentes, processos de trabalho, metodologias utilizadas);Contributos do conhecimento sociológico mobilizado na realização dessas atividades;Balanço crítico;Bibliografia
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino-aprendizagem assentam na articulação entre formação científica e formação aplicada em contexto profissional de trabalho. O relatório de estágio deverá centrar-se sobre o trabalho desenvolvido e na explicitação dos contributos sociológicos mobilizados na realização das tarefas. No final o orientador de estágio da entidade de acolhimento preenche formulário em que avalia o trabalho desenvolvido pelo estagiário e refere as aprendizagens adquiridas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As atividades de estagio têm início com a manifestação de interesse por parte do/a aluno/a, identificação da organização de acolhimento e definição do plano de trabalho com o/a orientador/a de estagio. Segue-se a preparação de protocolo e definição do respetivo programa de trabalho. Em sessão tutorial são dadas indicações sobre a estrutura e tópicos que o relatório final de estágio deve conter. O programa de trabalho a realizar é acompanhado pelo docente responsável, que recebe relatório intercalar do aluno, assinado pelo aluno e pelo orientador após estarem decorridas 60 a 80 horas de estágio. No final do estágio o/a aluno/a elabora relatório final de estágio - dando conta das atividades realizadas, dos conhecimentos sociológicos mobilizados e das aprendizagens alcançadas -, e faz a sua apresentação e debate em sessão seminarial.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Costa, A. F. (2004), "Será a sociologia profissionalizável?", em Gonçalves M.C. e outros (org.), Sociologia no Ensino Superior: Conteúdos, Práticas Pedagógicas e Investigação, Porto, FLUP. Carreiras, H., F. Freitas e I. Valente (org.)(1999), Profissão Sociólogo, Oeiras, Celta Editora. Capucha, Luís (2008), Planeamento e avaliação de projetos. Guião prático. Lisboa, ME/DGIDC Associação Portuguesa de Sociologia, Código Deontológico.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Valente, I., F.L. Machado e A. F. Costa (orgs.) (1995), Experiências e Papéis Profissionais de Sociólogos, Lisboa, Associação Portuguesa de Sociologia. Machado, F.L. (2009), "Meio século de investigação sociológica em Portugal: uma interpretação empiricamente informada", Sociologia, 19, pp. 283-343.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16