Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02406
Acrónimo :
02406
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


Preparar os alunos para a elaboração da tese ou projecto de mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os participantes devem: 1. Identificar o tópico a investigar na tese ou projecto final. 2. Distinguir as diferentes fases de um projecto de investigação e os problemas mais frequentes associados a cada uma.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Utilização de bases online, como Proquest e outras. 2. Metodologias adequadas para projectos finais e dissertações. 3. Fases de um projecto de investigação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta 'demonstração de coerência' decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP3

Avaliação / Assessment


A avaliação é baseada num plano para o projecto final ou tese e na sua apresentação em aula. A assiduidade deve ser no mínimo de 80%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC assenta fundamentalmente em sessões de apresentação e discussão dos planos de investigação apresentados por cada estudante. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação de alguns instrumentos 2. Participativas, com análise e discussão dos projectos apresentados 3. Activas com apresentação individual do projecto de investigação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação de alguns instrumentos -OA1 e OA2 2. Participativas, com análise e discussão dos projectos apresentados - OA1 e OA2 3. Activas, com apresentação individual do projecto de investigação - OA1 e OA2

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rudestam, Kjell Erik and Newton, Rae R. (2007) - Surviving your dissertation: A Comprehensive Guide to Content and Process, Sage Pub.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Examples of thesis from previous years Guidelines for master thesis

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-12