Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02406
Acrónimo :
02406
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


Preparar os alunos para a elaboração da tese ou projecto de mestrado.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os participantes devem: 1. Identificar o tópico a investigar na tese ou projecto final. 2. Distinguir as diferentes fases de um projecto de investigação e os problemas mais frequentes associados a cada uma.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Utilização de bases online, como Proquest e outras. 2. Metodologias adequadas para projectos finais e dissertações. 3. Fases de um projecto de investigação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta 'demonstração de coerência' decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP3

Avaliação / Assessment


A avaliação é baseada num plano para o projecto final ou tese e na sua apresentação em aula. A assiduidade deve ser no mínimo de 80%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC assenta fundamentalmente em sessões de apresentação e discussão dos planos de investigação apresentados por cada estudante. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação de alguns instrumentos 2. Participativas, com análise e discussão dos projectos apresentados 3. Activas com apresentação individual do projecto de investigação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação de alguns instrumentos -OA1 e OA2 2. Participativas, com análise e discussão dos projectos apresentados - OA1 e OA2 3. Activas, com apresentação individual do projecto de investigação - OA1 e OA2

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Rudestam, Kjell Erik and Newton, Rae R. (2007) - Surviving your dissertation: A Comprehensive Guide to Content and Process, Sage Pub.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Examples of thesis from previous years Guidelines for master thesis

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-12