Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
Preparar os alunos para a elaboração da tese ou projecto de mestrado.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os participantes devem: 1. Identificar o tópico a investigar na tese ou projecto final. 2. Distinguir as diferentes fases de um projecto de investigação e os problemas mais frequentes associados a cada uma.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Utilização de bases online, como Proquest e outras. 2. Metodologias adequadas para projectos finais e dissertações. 3. Fases de um projecto de investigação
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta 'demonstração de coerência' decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2 OA2 - CP3
Avaliação / Assessment
A avaliação é baseada num plano para o projecto final ou tese e na sua apresentação em aula. A assiduidade deve ser no mínimo de 80%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC assenta fundamentalmente em sessões de apresentação e discussão dos planos de investigação apresentados por cada estudante. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação de alguns instrumentos 2. Participativas, com análise e discussão dos projectos apresentados 3. Activas com apresentação individual do projecto de investigação
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação de alguns instrumentos -OA1 e OA2 2. Participativas, com análise e discussão dos projectos apresentados - OA1 e OA2 3. Activas, com apresentação individual do projecto de investigação - OA1 e OA2
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Rudestam, Kjell Erik and Newton, Rae R. (2007) - Surviving your dissertation: A Comprehensive Guide to Content and Process, Sage Pub.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Examples of thesis from previous years Guidelines for master thesis
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-12