Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2014/2015
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
1. Definir um problema científico e a sua pertinência 2. Definir objectivos de investigação e possíveis hipóteses de investigação 3. Conduzir uma revisão de literatura que suporte ao problema definido na dissertação ; 4. Aplicar metodologias adequadas à recolha e análise de dados; 5. Refletir de forma crítica sustentada no enquadramento teórico e resultados empíricos;
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Definir um problema científico e a sua pertinência 2. Definir objectivos de investigação e possíveis hipóteses de investigação 3. Conduzir uma revisão de literatura que suporte ao problema definido na dissertação ; 4. Aplicar metodologias adequadas à recolha e análise de dados; 5. Refletir de forma crítica sustentada no enquadramento teórico e resultados empíricos;
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Escrita de introdução e abstract 2. Definição de um problema de investigação 3. Definição de objectivos de pesquisa 4. Revisão de literatura 5. Definição de hipóteses 6. Técnicas de recolha de dados 7. Técnicas de análise de dados 8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa futura
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
De forma a desenvolver as competências de definição de problemas de investigação e respectivos objectivos (OA1, OA2) os estudantes deverão refletir criticamente sobre a literatura existente, sintetizar os aspectos mais relevantes da investigação e determinar quais as perguntas especificas (P1, P2, P3) Para sistematizarem os conhecimentos teóricos de forma sintética e definirem hipóteses de investigação (OA3, OA4) os estudantes elaborarão uma revisão de literatura adequada ao problema de investigação e hipóteses específicas (P4,P5) A capacidade de recolha e análise de dados (OA4) deverá ser desenvolvida pela concretização de uma investigação empírica que responda aos objectivos de investigação definidos, recolhendo e tratando os dados necessários (P6, P7) Para que os estudantes desenvolvam a sua capacidade crítica de reflexão teórica e avaliação de resultados (OA5), os estudantes deverão escrever as conclusões dos seus estudos e explicitar possibilidades de investigação futura (P8)
Avaliação / Assessment
Avaliação - Apresentação escrita da dissertação - Apresentação oral da síntese da dissertação e posterior discussão pública perante um júri
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma a desenvolver as competências de investigação e reflexão crítica utilizar-se-ão as seguintes metodologias - Estudo acompanhado - Sessões tutoriais - Aplicação de metodologias de recolha e tratamento de dados
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
De forma a desenvolver as competências de definição de problemas de investigação e respectivos objectivos (OA1, OA2) os estudantes efectuarão uma proposta escrita que será discutida em sessões tutoriais. Para sistematizarem os conhecimentos teóricos de forma sintética e definirem hipóteses de investigação (OA3, OA4) os estudantes deverão elaborar uma revisão de literatura que será discutida em sessões tutoriais. A capacidade de recolha e análise de dados (OA4) deverá ser desenvolvida pela aplicação de metodologias de recolha e tratamento de dados Para que os estudantes desenvolvam a sua capacidade crítica de reflexão teórica e avaliação de resultados (OA5), deverão escrever as conclusões dos seus estudos e discuti-las em sessões tutoriais
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Pidd, M. (2003). Tools for thinking: Modelling in Mangement Science. West Sussex: Wiley. - Gummesson, E. (1991). Qualitative Methods in Management Research. London: Sage Publications. - Ellet, W. (2007). The case study handbook. USA: Harvard Business Press. - Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students. Essex: Prentice Hall - Bryman, A. (2003). Business Research Methods. Oxford: Oxford University Press
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16