Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2014/2015
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
Elaborar um projecto de intervenção em contexto organizacional aplicando os conhecimentos teóricos de forma integrada e atendendo às necessidades específicas das organizações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Diagnosticar as envolventes organizacionais interna e externa que enquadrem uma intervenção de gestão; Conduzir uma revisão de literatura que suporte a elaboração de um projecto aplicado; Definir as fases de um projecto de intervenção; Definir as forma de acompanhamento e avaliação de projectos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Diagnóstico sumário da organização Diagnóstico específico da envolvente e de um problema organizacional Revisão de literatura aplicada Análise de custos/benefícios do projeto para as organizações Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
De forma a que os alunos possam desenvolver as suas competências de diagnóstico da envolvente externa e interna (OA1) os estudantes deverão efectuar um diagnóstico geral de uma organização (P1) e de um problema específico que exija uma intervenção (P2) Para sistematizarem os conhecimentos teóricos (OA2) os estudantes deverão elaborar uma revisão de literatura adequada ao problema diagnosticado (P3) A capacidade de definição das fases de um projecto de intervenção (OA3) deverá ser expressa através da definição de tarefas, orçamentos e cronogramas adequados aos objectivos de intervenção (P4, P5) Para que os estudantes desenvolvam a sua capacidade crítica de avaliação dos possíveis impactos dos projectos e das formas como estes podem ser acompanhados (OA4), os estudantes deverão sistematizar as possíveis consequências destes, riscos associados e formas de acompanhamento (P6)
Avaliação / Assessment
- Apresentação escrita de um projecto - Apresentação oral da síntese do projecto e posterior discussão pública perante um júri
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma a desenvolver as competências de diagnóstico e definição de projectos utilizar-se-ão as seguintes metodologias - Estudo acompanhado - Sessões tutoriais - Análise documental - Aplicação de grelhas de análise - Focus grupos e entrevistas em ambiente organizacional
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
De forma a que os alunos possam desenvolver as suas competências de diagnóstico (OA1) os estudantes poderão utilizar grelhas de análise (eg. SWOT), recolha documental e técnicas de entrevista e de focus grupo, correspondente tratamento de dados e discussão em sessões tutoriais. Para sistematizarem os conhecimentos teóricos de forma sintética (OA2) os estudantes deverão elaborar uma revisão de literatura que será discutida em sessões de tutoria A competência de definição das fases de um projecto de intervenção e a avaliação de impactos (OA3, OA4) será desenvolvida através do uso aplicações informáticas e posteriormente discutidas em sessões de tutoria
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Meredith, J. R. & Mantel, S. J., Project Management: A managerial approach, 2006, New Jersey: John Wiley Kerkner, H., Project Management: A systems approach to planning, schedulling, and controlling, 2006, New Jersey: John Wiley
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Pidd, M., Tools for thinking: Modelling in Management Science, 2003, West Sussex: Wiley Pinto, J. K., Project Management Handbook, 1998, San Francisco: Jossey-Bass. Phillips, J. J., Bothell, T. W. & Snead, G. L., The project management scorecard: Measuring the success of project management solutions, 2002, Wolburn: Butterworth Heinemann Kilmann, R. H et al, Producing useful knowledge for organizations, 1994, San Francisco: Jossey-Bass Burton, C. & Michael, N., A pratical guide to project management, 1993, London: Kogan Page.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16