Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2014/2015
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular centra-se na história, nos conceitos e nos princípios deontológicos das práticas profissionais do jornalismo internacional e o conhecimento da origem e situação das principais agências internacionais: Reuters, Associated Press, France Press e, também, Agências nacionais e as suas especializações nos seus objectivos, nas suas abordagens informacionais, estrutura de negócios e organograma. A UC propõe-se estudar o jornalismo numa agência de notícias e a sua evolução em resposta às mudanças em curso nos meios de comunicação. Abordam-se a teoria e prática da construção da notícia, no contexto de produção de conteúdos internacionais. É igualmente abordado o jornalismo de proximidade a comunidades específicas e a cobertura jornalística em áreas geográficas de conflito e instabilidade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o estudante deverá: OA1 | identificar o conceito de notícia e a origem das agências noticiosas OA2 | perceber a publicidade enquanto modelo de negócio ligado ao jornalismo OA3 | identificar as principais agências noticiosas a nível mundial OA4 | conhecer o papel da Unesco e do relatório Macbride para uma nova ordem internacional da informação OA5 | identificar o modelo de negócio, estrutura e práticas redatoriais das agências OA6| identificar as principais regras profissionais e deontologia OA7 | conhecer os fenómenos de globalização e localização OA8| identificar a importância da geopolítica para a informação jornalística OA9| identificar o jornalismo em áreas de conflito OA10| identificar as ameaças da internet e da especialização jornalismo
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. As agências noticiosas 1.1 O “nascimento” do conceito de notícia 1.2 O modelo de negócio da Publicidade 1.3 A origem das agências noticiosas 1.4 As “cinco irmãs”: Associated Press, France Presse, United Press International, Reuters e Tass 2. Paradigmas informativos 2.1 A Nova Ordem Internacional da Informação, a Unesco e o relatório MacBride 2.2 As agências nacionais de informação 2.3 Modelo de negócio, estrutura, e práticas redatoriais das agências 2.4 Regras profissionais e deontologia 3. Jornalismo Internacional 3.1 Globalização e localização 3.2 Geopolítica na informação jornalística 3.3 Jornalismo em áreas de conflito 3.4 A ameaça da Internet e da especialização do jornalismo
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP 1.1 OA2 | CP 1.2 OA3 | CP 1.3, 1.4 OA4 | 2.1 OA5 | 2.2, 2.3 OA6| 2.4 OA7| 3.1 OA8| 3.2 OA9| 3.3 OA10| 3.4
Avaliação / Assessment
A avaliação tem 2 momentos:1)Período letivo: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80% e participação oral ativa (10%); 2)Trabalho escrito individual. O tempo para o trabalho é de cerca de 20h de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final representa 70% da nota. A originalidade e a inovação na investigação para a redação do artigo contribui para a avaliação com 20%.São aprovados os alunos com notas superiores a 9,5 valores nas 2 avaliações (admitidas 2 faltas).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Na UC existem 2 tipos de aulas: Teórico-práticas: Apresentação de conceitos, perspetivas teóricas de forma expositiva e introdução expositiva alternada com exercícios/experiência simulada em subgrupos. Apresentação e discussão dos exercícios de grupo. Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo. As 128 horas de trabalho de campo e autónomo asseguram a leitura da bibliografia base, os exercícios e o trabalho individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Press, Minneapolis Mattelart, A. (2000) Networking the World 1794–2000. University of Minnesota Hannerz, U. (1996) Transnational Connections: Culture, People, Places. Routledge, London Gramling, O.(1940) AP: The Story of the News. Farrar and Rinehart, Inc., New York Frédérix, P. (1959) Un siècle de chasse aux nouvelles: de l’agence d’information Havas à l’Agence France-Presse. Flammarion, Paris Chalaby, J.K. (1998) The Invention of Journalism. Macmillan Press, Basingstoke Castells, M. (1989) The Informational City. Information Technology, Economic Restructuring, and the Urban-Regional Process. Blackwell, Oxford Boyd-Barrett, O. (1998) “Global” news agencies: Trends and issues over 150 years.In Boyd-Barrett, O. and Rantanen, T. (eds) The Globalization of News. Sage, London, 19–34. Boyd-Barrett, O. (1980) The International News Agencies. Constable. London Beck, U. (2000) What is Globalization? Polity Press, Cambridge
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16