Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02420
Acrónimo :
02420
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2014/2015

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular centra-se na história, nos conceitos e nos princípios deontológicos das práticas profissionais do jornalismo internacional e o conhecimento da origem e situação das principais agências internacionais: Reuters, Associated Press, France Press e, também, Agências nacionais e as suas especializações nos seus objectivos, nas suas abordagens informacionais, estrutura de negócios e organograma. A UC propõe-se estudar o jornalismo numa agência de notícias e a sua evolução em resposta às mudanças em curso nos meios de comunicação. Abordam-se a teoria e prática da construção da notícia, no contexto de produção de conteúdos internacionais. É igualmente abordado o jornalismo de proximidade a comunidades específicas e a cobertura jornalística em áreas geográficas de conflito e instabilidade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: OA1 | identificar o conceito de notícia e a origem das agências noticiosas OA2 | perceber a publicidade enquanto modelo de negócio ligado ao jornalismo OA3 | identificar as principais agências noticiosas a nível mundial OA4 | conhecer o papel da Unesco e do relatório Macbride para uma nova ordem internacional da informação OA5 | identificar o modelo de negócio, estrutura e práticas redatoriais das agências OA6| identificar as principais regras profissionais e deontologia OA7 | conhecer os fenómenos de globalização e localização OA8| identificar a importância da geopolítica para a informação jornalística OA9| identificar o jornalismo em áreas de conflito OA10| identificar as ameaças da internet e da especialização jornalismo

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. As agências noticiosas 1.1 O “nascimento” do conceito de notícia 1.2 O modelo de negócio da Publicidade 1.3 A origem das agências noticiosas 1.4 As “cinco irmãs”: Associated Press, France Presse, United Press International, Reuters e Tass 2. Paradigmas informativos 2.1 A Nova Ordem Internacional da Informação, a Unesco e o relatório MacBride 2.2 As agências nacionais de informação 2.3 Modelo de negócio, estrutura, e práticas redatoriais das agências 2.4 Regras profissionais e deontologia 3. Jornalismo Internacional 3.1 Globalização e localização 3.2 Geopolítica na informação jornalística 3.3 Jornalismo em áreas de conflito 3.4 A ameaça da Internet e da especialização do jornalismo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP 1.1 OA2 | CP 1.2 OA3 | CP 1.3, 1.4 OA4 | 2.1 OA5 | 2.2, 2.3 OA6| 2.4 OA7| 3.1 OA8| 3.2 OA9| 3.3 OA10| 3.4

Avaliação / Assessment


A avaliação tem 2 momentos:1)Período letivo: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80% e participação oral ativa (10%); 2)Trabalho escrito individual. O tempo para o trabalho é de cerca de 20h de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final representa 70% da nota. A originalidade e a inovação na investigação para a redação do artigo contribui para a avaliação com 20%.São aprovados os alunos com notas superiores a 9,5 valores nas 2 avaliações (admitidas 2 faltas).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na UC existem 2 tipos de aulas: Teórico-práticas: Apresentação de conceitos, perspetivas teóricas de forma expositiva e introdução expositiva alternada com exercícios/experiência simulada em subgrupos. Apresentação e discussão dos exercícios de grupo. Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo. As 128 horas de trabalho de campo e autónomo asseguram a leitura da bibliografia base, os exercícios e o trabalho individual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Press, Minneapolis Mattelart, A. (2000) Networking the World 1794–2000. University of Minnesota Hannerz, U. (1996) Transnational Connections: Culture, People, Places. Routledge, London Gramling, O.(1940) AP: The Story of the News. Farrar and Rinehart, Inc., New York Frédérix, P. (1959) Un siècle de chasse aux nouvelles: de l’agence d’information Havas à l’Agence France-Presse. Flammarion, Paris Chalaby, J.K. (1998) The Invention of Journalism. Macmillan Press, Basingstoke Castells, M. (1989) The Informational City. Information Technology, Economic Restructuring, and the Urban-Regional Process. Blackwell, Oxford Boyd-Barrett, O. (1998) “Global” news agencies: Trends and issues over 150 years.In Boyd-Barrett, O. and Rantanen, T. (eds) The Globalization of News. Sage, London, 19–34. Boyd-Barrett, O. (1980) The International News Agencies. Constable. London Beck, U. (2000) What is Globalization? Polity Press, Cambridge

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16