Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02421
Acrónimo :
02421
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
8.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2014/2015

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo geral desta Unidade Curricular (UC) é introduzir a teoria e a prática do processo de geração de informação no contexto de uma agência de notícias. Da seleção e identificação de fontes ao compor a liderança, a sequência e divulgação de notícias e exploração jornalística feita com o uso adequado de géneros narrativos e formatos disponíveis para o jornalista de agência. Esta UC concentra-se no texto como um dos pilares deste canal de notícias e a sua função nuclear para a produção de obras audiovisuais e de enriquecimento de outras. A UC aborda igualmente os principais aspetos do jornalismo de agência: nacional, internacional, economia, desporto, cultura, etc.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: OA1 | identificar e seguir os processos de planeamento editorial em agências OA2 | saber pesquisar fontes de informação OA3 | aplicar as técnicas do jornalismo interpretativo OA4 | aplicar as técnicas de escrita para agência OA5 | compreender e utilizar os critérios de seleção e hierarquia da informação OA6| identificar e aplicar as técnicas de edição para agência OA7 | identificar a aplicar as regras e processos da edição multimédia para agência OA8| conhecer as áreas de especialização e o tratamento de informação em agência

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Planeamento editorial em agência 1.1 Estratégias editoriais 1.2 Agenda e planificação 2. Investigação e análise de dados 2.1 Pesquisa e fontes de informação 2.2 Jornalismo interpretativo 3. Escrita e edição 3.1 Técnicas de escrita para agência 3.2 Critérios de seleção e hierarquia de informação 3.3 Técnicas de edição para agência 4. Edição multimédia 4.1 Conteúdos jornalísticos audiovisuais para agência 4.2 Conteúdos digitais para agência 4.3 Grafismo digital 5. Jornalismo especializado em agência 5.1 Áreas de especialização e tratamento de informação 5.2 Texto interpretativo e especialização temática e geográfica

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1 OA2 | CP 2, 2.1 OA3 | CP 2.2 OA4 | CP 3.1 OA5 | CP 3.2 OA6 | CP3.3 OA7 | CP 4 OA8 | CP 5

Avaliação / Assessment


A avaliação tem 2 momentos:1)Período letivo: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80% e participação oral ativa (10%);2)Trabalho escrito individual. O tempo para o trabalho é de cerca de 20h de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final representa 70% da nota. A originalidade e a inovação na investigação para a redação do artigo contribui para a avaliação com 20%.São aprovados os alunos com notas superiores a 9,5 valores nas 2 avaliações (admitidas 2 faltas).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na UC existem 2 tipos de aulas: Teórico-práticas: Apresentação de conceitos, perspetivas teóricas de forma expositiva e introdução expositiva alternada com exercícios/experiência simulada em subgrupos. Apresentação e discussão dos exercícios de grupo. Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo. As 128 horas de trabalho de campo e autónomo asseguram a leitura da bibliografia base, os exercícios e o trabalho individual.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Schudson, M. (1995) The Power of News. Harvard University Press, Cambridge, MA. Rodriguez, P. (1994) Periodismo de investigación: técnicas y estrategias, Barcelona: Paidós Comunicación Mouriquand, J. (2002) O jornalismo de investigação, Lisboa, Editorial Inquérito Marcet, J. (1997) Periodismo de investigación. Teoria y práctica, Madrid: Sintesis Mesquita, M. (1998) O jornalismo em análise, Minerva Hargreaves, I. and Thomas, J. (2002) New News, Old News. Broadcasting Standards Commission, London Godinho, J. (2009) As Origens da Reportagem - Imprensa, Lisboa: Livros Horizonte Fortes, L. (2008). Os segredos das redações – O que os jornalistas só descobrem no dia-a-dia. São Paulo: Contexto Gans, H. (1979) Deciding What’s News. Pantheon, New York

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16