Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular pretende preparar profissionais e académicos para trabalhar como ?jornalistas empreendedores? em ambientes de tecnologia digital, como a Internet e os telemóveis, e/ou desenvolver atividades académicas relacionadas com o impacto dessas tecnologias no jornalismo e com a necessidade de inovação no jornalismo. O principal foco da UC será o processo de criação de empreendimentos jornalísticos inovadores para o ecossistema de média emergente criado pela Revolução Digital. Serão abordados o impacto das tecnologias digitais na indústria jornalística, tanto no lado da produção quanto no lado do consumo. Especial atenção será dada às mudanças nos modelos de negócio e de distribuição. Através de estudo de casos mais relevantes, serão dissecadas iniciativas jornalísticas digitais inovadoras.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o estudante deverá: OA1 | identificar o que é o jornalismo empreendedor OA2 | descrever os problemas do jornalismo atual OA3 | explicar o novo ecossistema dos média OA4 | avaliar o empreendedorismo no jornalismo OA5 | avaliar a inovação de um projeto jornalístico OA6| desenvolver um projeto jornalístico OA7 |desenvolver a apresentação de um projeto OA8| identificar os princípios do Design Thinking OA9| desenvolver canvas para modelos de negócio
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O novo ecossistema dos média na Era Pós-Industrial A rutura dos modelos de média da Era Industrial O jornalista empreendedor: reinventar o jornalismo A cultura das startup tecnológicas e sua importância para o jornalismo Da ideia inicial à startup: o desenvolvimento de um projeto Elevator pitch: como apresentar um projeto Sete passos para o jornalismo empreendedor segundo Jeremy Caplan Princípios do Design Thinking: inspiração, ideation e implementação Business Model Generation: a elaboração de canvas para modelos de negócio
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP 3 OA2 | CP 2 OA3 | CP 1 OA4 | CP 4 OA5 | CP 7 OA6 | CP 5 OA7 | CP 6 OA8 | CP 8 OA9 | CP 9
Avaliação / Assessment
A avaliação tem 2 momentos:1)Período letivo: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80% e participação oral ativa (10%); 2)Trabalho escrito individual. O tempo para o trabalho é de cerca de 20h de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final representa 70% da nota. A originalidade e a inovação na investigação para a redação do artigo contribui para a avaliação com 20%.São aprovados os alunos com notas superiores a 9,5 valores nas 2 avaliações (admitidas 2 faltas).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Na UC existem 2 tipos de aulas: Teórico-práticas: Apresentação de conceitos, perspetivas teóricas de forma expositiva e introdução expositiva alternada com exercícios/experiência simulada em subgrupos. Apresentação e discussão dos exercícios de grupo. Orientação tutorial: Orientação e resolução de problemas individualmente ou em grupo. As 128 horas de trabalho de campo e autónomo asseguram a leitura da bibliografia base, os exercícios e o trabalho individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ries, Eric. The Lean Startup. Crown Business, New York, NY. 2011. Osterwalder, Alexander and Pigneur, Yves. Business Model Generation. John Wiley and Sons Inc., Hoboken, NJ 2010. Christensen, Clayton M.; Skok, David; Allworth, James. Be the Disruptor, in Nieman Reports, Fall 2012, Vol. 66, No. 3, The Nieman Foundation for Journalism at Harvard University. disponível online. Briggs, Mark. Entrepreneurial Journalism: How to Build What?s Next for News. CQ Press, Thousand Oaks, CA, 2012. Anderson, C.W.; Bell, Emily; and Sharky, Clay. Post-Industrial Journalism: Adapting to the Present. Columbia Journalism School, Tow Center, 2012. disponível online
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16