Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2014/2015
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta Unidade Curricular (UC) tem como objetivo principal proporcionar uma experiência de atuação profissional e de aplicação prática dos conhecimentos e competências adquiridos, em particular do estudo das transformações em curso nos media, na comunicação e na sociedade em diversos áreas do sector e indústrias da informação, comunicação e cultura. Deste modo, a UC visa preparar, acompanhar e avaliar os alunos no contacto direto com práticas profissionais relacionadas com as competências em jornalismo desenvolvidas ao longo da pós-graduação. São objetivos da UC transmitir e consolidar um conjunto de conhecimentos e competências relacionadas com a prática profissional ou a investigação nas áreas científicas da pós-graduação, bem como desenvolver competências teórico-práticas, no domínio da utilização de instrumentos técnicos e metodológicos adequados à área de jornalismo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC o estudante deverá: OA1 | Descrever as melhores formas de prática jornalística OA2 | Identificar as fontes corretas para a produção de cada peça jornalística OA3 | Aplicar as técnicas jornalísticas corretas em cada situação prática OA4 | Construir peças jornalísticas aplicando os conhecimentos adquiridos na pós-graduação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Organização do processo de colocação dos alunos em estágio; 2. Informar e esclarecer os alunos sobre as áreas de estágio; 3. Definição do local de estágio e do seu período de realização; 4. Preparação para integrar o local de estágio; 5. Formalização do estágio: elaboração do protocolo, identificação do orientador externo responsável, elaboração, em conjunto com a LUSA, do plano de trabalho, definição dos objetivos gerais do estágio; 6. Integração nas atividades regulares da organização/instituição, no âmbito das respetivas valências do jornalismo; 7. Pré-relatório de estágio com a caraterização da área da organização onde decorre o estágio; 8. Exposição na aula das atividades desenvolvidas no âmbito do estágio e balanço crítico; 9. Orientação do relatório de estágio; 10. Elaboração do relatório final de estágio.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP6 OA2 | CP6 OA3 | CP6 OA4 | CP6
Avaliação / Assessment
A avaliação é feita pelo Professor responsável pela UC e pelo Orientador de Estágio, segundo os seguintes critérios: i)Pré-relatório de estágio: ponderação de 10%; ii)Relatório individual de estágio: ponderação de 50%; iii)Exposição na aula: ponderação de 10%; iv)Avaliação do orientador de acolhimento: ponderação de 30%. Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas avaliações.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem baseia-se essencialmente na participação nas atividades desenvolvidas no local de estágio e nas sessões de orientação previstas na UC. O docente acompanhará regularmente o estagiário e o aluno elaborará ao longo do estágio um pré-relatório e apresentará o trabalho desenvolvido aos colegas e docente da UC. No final do estágio o aluno deverá apresentar um relatório individual.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
QUIVY, R., L. CHAMPENHOUD. 2003. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa. Gradiva. PORTA, Donatella Della, KEATING Michael (eds.). 2008. Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge. Cambridge University Press. PIMENTEL Duarte. 2011. Sociologia da Empresa e das Organizações. Uma breve introdução a problemas e perspectivas. Lisboa. Escolar Editora. NEVES José G., GARRIDO Margarida, SIMÕES Eduardo. 2008. Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática. Lisboa. Editora SÍLABO.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16