Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão compreender a importância e o papel da comunicação na organização enquanto sistema e conceber estratégias que contribuem para o sucesso organizacional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A realização bem-sucedida desta UC possibilitará ao aluno(a): OA1 - Compreender a comunicação como um elemento constitutivo das organizações, bem como reconhecer o seu papel para o sucesso organizacional; OA2 - Contrastar as principais tendências teóricas em comunicação nas organizações; OA3 - Avaliar o papel dos departamentos de comunicação na estrutura organizacional, bem como avaliar as grandes questões envolvidas na interação com a gestão de Recursos Humanos; OA4 – Desenvolver propostas de comunicação estratégicas baseados nas boas práticas, técnicas e instrumentos da comunicação com colaboradores
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A "comunicação" como constitutiva das organizações 1.1. O conceito de comunicação 1.2. A comunicação nas organizações 2. "Comunicação organizacional": um conceito à procura de definição 2.1. Da "Comunicação Organizacional" à comunicação com os colaboradores 2.2. A função de comunicação com os colaboradores 3. Como comunicar de modo eficiente com os colaboradores 3.1. A "comunicação" na estrutura organizacional 3.2. Interacção da Comunicação com colaboradores com a Gestão de Recursos Humanos durante o employee life cycle 3.3. Auditoria de Comunicação 4. Tendências e boas práticas em Comunicação com os colaboradores: análise de estudos de caso 4.1. Boas práticas na comunicação com os colaboradores 4.2. O papel da liderança na comunicação interna 4.3. O papel da comunicação na gestão da mudança 4.4. Como comunicar benefícios 4.5. Employer Branding, Employee Engagement and Employee Experience 4.6. O futuro da Comunicação com os colaboradores
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O OA1 incide na compreensão da comunicação como um elemento constitutivo das organizações e no reconhecimento do seu papel no desempenho organizacional. Em particular o CP1, mas também o CP3, contribuem diretamente para atingir este objetivo. O OA2 implica contrastar as principais tendências teóricas em comunicação considerando comunicação interna. Os CP2, CP3 e CP4, estando o primeiro focado na fundamentação teórica da comunicação organizacional, o segundo na comunicação eficaz com os colaboradores, contribuindo para o OA2. O CP4 foca-se na prática da comunicação com os colaboradores. Estes CP contribuem para a consecução do OA3, centrado na inserção da comunicação nos elementos estruturais das organizações, considerando a trajetória dos colaboradores. O OA4 implica que estudantes desenvolvam planos de comunicação estratégica baseados nas boas práticas, técnicas e instrumentos da comunicação com colaboradores e o CP4 foca-se totalmente na análise destas mesmas práticas.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: a presença em sala igual ou superior a 80% e classificação igual ou superior a 7,5 valores nos três momentos abaixo referidos -Teste individual escrito em sala - 60% -Trabalho em grupo (escrito e oral) - 20% - Trabalho em grupo em aula (escrito) – 20% Os estudantes que não cumpram os requisitos atrás enunciados poderão realizar a UC por exame final (exercício escrito individual em sala, sem consulta, com uma valoração de 100%) cio escrito individual em sala, sem consulta, com uma valoração de 100%)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta UC faz uso de abordagens pedagógicas diferenciadas, combinando metodologias expositivas, participativas e, sobretudo, ativas. Para além da apresentação de elementos conceptuais centrais, faz-se recurso a estudos de caso e exercícios de aplicação que possam permitir a integração os conhecimentos. O primeiro trabalho de grupo implica a análise crítica a discussão sobre um tema relevante na comunicação com os colaborares. O segundo trabalho de grupo visa promover a reflexão e aplicação prática sobre diferentes questões que são exploradas em aula, culminando na identificação de um problema organizacional (ou uma oportunidade de desenvolvimento de uma área organizacional específica) e consequente definição de uma intervenção no domínio da comunicação com os colaboradores. Esta abordagem destina-se a promover o trabalho autónomo e a capacidade de análise e de crítica por parte dos estudantes, bem assim como a combinação entre o conhecimento científico e o aplicado.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Para todos os objetivos de aprendizagem os estudantes deverão realizar, de forma autónoma, a leitura de artigos ou capítulos (presentes na bibliografia). Atendendo a que todos objetivo de aprendizagem se baseiam em conhecimento teórico e respetiva evidência empírica, apelando à competência de compreensão, todas as aulas envolvem uma componente expositiva. Os objetivos de aprendizagem 1, 2 e 3, orientados para o desenvolvimento de competências de compreensão, enquanto base, mas também de avaliação, recorrem, sobretudo a metodologias participativas. O OA4 visa o desenvolvimento de competências de tipo criação, pelo que, para além de metodologias participativas, faz-se recurso a metodologias ativas, baseadas em trabalhos de grupo centrados em projeto, em estudos de caso reais e exercícios de aplicação. Para a consecução deste OA, concorrem em especial os trabalhos de grupo que requerem o envolvimento dos estudantes na interpretarem das situações apresentadas com base nos modelos estudados e a criação de uma conclusão integradora.
Observações / Observations
Horário de atendimento por marcação. Se necessário, será sugerida literatura adicional ao longo das aulas e, sempre que possível, disponibilizada na plataforma de e-learning, em https://e-learning.iscte.pt/ O recurso a instrumentos baseados em inteligência artificial é permitido desde que o seu uso, incluindo prompts, seja explicitado. Revistas recomendadas Management Communication Quarterly
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Barton, P. (2016). Maximizing internal communication: Strategies to turn heads, win hearts, engage employees and get results (1st Ed). Aviva Publishers. Dollins, M. and Stemmle, J. (2022). Engaging employees through strategic communication: Skills, strategies and tactics (1st Ed). Routledge. Men, L.R and Vercic, A. (2021) (Eds). Current trends in internal communication: Theory and practice (1st Ed). Palgrave Macmillan.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
FitzPatrick, L. and Valskov, K. (2014). Internal communication: A manual for practitioners. 1st Ed. Kogan Page. Littlejohn, S., Foss, K., Oetzel, J. (2017). Theories of human communication (11th Ed.). Waveland Press Inc. Ruck, K. (2015). Ed. Exploring internal communication: Towards informed employee voice (3rd Ed). Gower. Wolton, D. (2022). Um brinde à Incomunicação: Reflexões a partir da Europa. PAULUS Editora.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-14